Manuel de Sá Couto, o “Lagoncinha” (1768-1837), expoente da organaria histórica portuguesa

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DOI:

https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp87-102

Palavras-chave:

Manuel de Sá Couto, Lagoncinha, Órgão português, Organaria histórica, Norte de Portugal

Resumo

O órgão histórico de tipo português foi definido na viragem do século XVIII para o XIX através da atividade exercida na região de Lisboa pelos mestres organeiros António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828) e Joaquim António Peres Fontanes (1750-1818). No norte do país, este modelo orgânico foi ampla e contemporaneamente implementado pelo mestre organeiro Manuel de Sá Couto (1768-1737), formado na escola organeira emanada da oficina vimaranense do mestre galego Francisco Antonio de Solla Filgueira (1731-1794). Pese embora o “Lagoncinha” – alcunha pela qual Sá Couto também ficou conhecido – tenha realizado uma síntese pessoal entre tradição ibérica e portuguesa, manifesta na elevada qualidade técnica e artística das várias dezenas de órgãos que construiu ainda preservados, a sua relevância no contexto da organaria portuguesa oitocentista ainda não foi devidamente legitimada pela historiografia do órgão em Portugal. É precisamente este reconhecimento que o presente artigo vem reivindicar.

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Biografia do Autor

  • Marco Brescia, CESEM / Universidade NOVA de Lisboa

    É investigador integrado ao Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade NOVA de Lisboa. Em 2013, concluiu o seu doutoramento em Musicologia Histórica em regime de cotutela internacional de tese entre as Universidades Paris IV – Sorbonne e NOVA de Lisboa, obtendo a menção máxima, très honorable à l'unanimité. Brescia é também mestre em Interpretação da Música Antiga / Órgão histórico pela Escola Superior de Música de Catalunya / Universitat Autònoma de Barcelona, com obtenção da prestigiante matrícula de honor, mestre em História da Arte pela Universidade Paris IV – Sorbonne e Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apresentou os seus trabalhos nas mais prestigiadas conferências internacionais promovidas pelo IMS, SEdeM, SPIM, Biennial International Conference on Baroque Music, etc. Brescia é frequentemente convidado a atuar como pianista, organista, clavicordista ou cravista nos mais prestigiadas salas e festivais internacionais de música de Itália, Espanha, Portugal, França, Inglaterra, Irlanda do Norte, Suíça, Alemanha, Hungria, Eslováquia, Polônia, Brasil, Peru e Panamá.

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Publicado

2022-07-25

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Secção

Artigos

Como Citar

Manuel de Sá Couto, o “Lagoncinha” (1768-1837), expoente da organaria histórica portuguesa. (2022). RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, 1(1), 87-102. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp87-102