Submissão e Arbitragem
Processo de Arbitragem
Os textos submetidos são alvo de uma revisão preliminar por parte do(s) editor(es) de secção. Caso se adequem às temáticas e objetivos da revista, estejam anonimizados e possuam qualidade e rigor académicos, são enviados para arbitragem cega por dois pares externos (double blind peer review) especialistas nas questões e áreas de estudo do texto. Se o texto levantar dúvidas, pode ser levado ao corpo editorial antes de, eventualmente, se proceder à sua rejeição liminar.
Os textos que não cumpram, parcial ou integralmente, os requisitos de qualidade e adequação e os artigos que não assegurem o anonimato do(s) autor(es) serão recusados. A decisão preliminar será comunicada ao(s) autor(es) no prazo de um mês.
Todo o processo de arbitragem, tal como a submissão por parte do(s) autor(es), decorre online através da plataforma da revista. Para esse efeito, tanto os autores como os revisores designados têm de criar antecipadamente um perfil na plataforma.
No processo de arbitragem os dois pares externos redigem um relatório num formulário online produzido automaticamente pela plataforma da Rhinocervs no qual avaliam e emitem um parecer sobre:
- Ajustamento do texto à política editorial da revista;
- Originalidade do objeto da investigação e da reflexão;
- Contribuição para o desenvolvimento e abertura de novas perspetivas no âmbito das artes;
- Competência argumentativa e aprofundamento crítico;
- Qualidade científica e metodológica da investigação;
- Linguagem especializada, competente e adequada aos problemas em foco.
Esta avaliação e parecer levam às seguintes propostas possíveis:
- Aceite tal como Submetido;
- Pode ser Publicado com Revisões;
- Rejeitado.
Em caso de necessidade ou dúvida, o corpo editorial reserva-se o direito de solicitar uma terceira revisão cega por um par externo.
A decisão final sobre a publicação do artigo proposto, nos números da Rhinocervs – Cinema, Dança, Música, Teatro, é tomada pelo Corpo Editorial, após considerar os pareceres dos revisores externos.
Nos artigos que são alvo de nova submissão o Corpo Editorial define se o artigo deve ser avaliado pelos mesmos revisores ou por outros.
Condições de Submissão
A - A Rhinocervs – Cinema, Dança, Música, Teatro aceita a submissão de textos relativos aos temas da revista. Todos os textos são alvo de arbitragem científica externa por revisores especializados e em regime de revisão cega por pares (double blind peer review), com exceção das secções de Entrevistas e Recensões Críticas.
B - Os artigos, entrevistas e recensões são submetidos na página da revista em “Submissão e Arbitragem”.
C - Os textos podem ser escritos em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa.
D - Os textos submetidos a apreciação têm de ser originais e inéditos, não podendo encontrar-se sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, os autores devem justificar essa situação na caixa de Comentários para o Editor, que consta da página de Submissão.
E - A submissão de textos implica o envio de dois ficheiros, em formato Microsoft Word.
- O ficheiro de identificação, onde deve constar o nome do autor ou autores; contacto de e-mail; filiação do(s) autor(es); título do artigo (na língua original e em inglês), resumo e abstract (entre 50 e 120 palavras, dependendo da secção a que o texto é submetido), palavras-chave e keywords (cinco palavras); identificador Orcid, em cuja plataforma é preciso fazer um registo prévio; e áreas de especialização do(s) autor(es). No caso de a língua original do texto ser inglês, o resumo e as palavras-chave devem surgir também em português.
- O ficheiro principal com o texto, devidamente acompanhado do título (na língua original e em inglês), resumo e palavras-chave (na língua original e em inglês). No caso de a língua original do artigo ser inglês, o resumo e as palavras-chave devem surgir também em português. No caso de o texto ser um artigo é obrigatório que o mesmo esteja anonimizado.
F - Os textos submetidos devem ter a seguinte formatação:
Dimensão:
Artigos entre 5.000 e 9.000 palavras (para secções Dossiê Temático e Vária), Entrevistas entre 3.000 e 8.000 palavras, Recensões Críticas entre 1.500 e 3.000 palavras. As notas de rodapé, referências finais, tabelas e imagens com legenda e indicação de autoria e fonte – independentemente do tipo de texto – não entram nesta contabilização.
Página: A4 vertical.
Texto:
Texto principal, Resumo / Abstract, Palavras-chave / Keywords e Referências Finais — Times New Roman 12, alinhamento – Justificado, espaçamento entre linhas — 1,5 linhas; um tab na primeira linha.
Título e subtítulo do artigo: Times New Roman 14 bold; alinhamento – ao centro (na língua original seguida de inglês em itálico).
Notas de rodapé: Times New Roman 10; alinhamento – Justificado.
Formato de Imagens:
Fotografias – JPEG. Outras imagens – JPEG. Resolução mínima – 300dpi; só podem ser utilizadas imagens de que o(s) autor(es) do texto detenham os direitos de utilização para efeito de publicação académica neste caso específico. As tabelas e figuras são inseridas no decurso do texto e não no final, devendo ter legenda do conteúdo e identificação da fonte.
Sistema de referenciação
A Rhinocervs – Cinema, Dança, Música, Teatro segue as normas de referenciação do Sistema de Chicago, 17ª edição, na variante de Autor-Data (in-text citation). Assim as referências, de todos os tipos (bibliografa, filmes, obras artísticas). deverão ser inseridas no final do texto, numa lista única, respeitando as normas de citação e referenciação tal como indicadas em “Normas de Referenciação”.
G - As citações de fontes alheias têm de respeitar a legislação em vigor relativa aos direitos de autor.
H – Sempre que, a pedido dos revisores externos ou do Corpo Editorial, o(s) autor(es) procedam a rescritas do seu texto, a nova versão deve ser guardada num outro ficheiro com indicação do número da versão e data (ex: título_versao2_31março) e carregada, em formato Word, na página da submissão já efetuada, clicando na caixa “upload ficheiro”. Em circunstância alguma deve ser feita uma nova submissão, o que pode implicar a eliminação do texto. I – Os contactos do(s) autor(es) com os revisores e com o Corpo Editorial da Rhinocervs, bem como destes com os autores, decorre apenas na plataforma da revista. Em caso de dúvida, o(s) autores devem enviar um e-mail para o endereço eletrónico da mesma.
J - A revisão de provas deve servir apenas para correção de erros ortográficos e de pontuação, devendo evitar-se a introdução de quaisquer alterações de conteúdo no texto.
K - Os membros do Corpo Editorial e os membros da Gestão Editorial, não podem submeter artigos para publicação na revista enquanto integrarem ou desempenharem cargos diretivos ou administrativos na mesma, com exceção dos editoriais e da Introdução de um número temático especial (agindo como editores convidados).
L - A revista é disponibilizada em acesso aberto (open access) na plataforma https://journals.ipl.pt/rhinocervs
M – A todos os textos é atribuído um número DOI (Digital Object Identifier).
