Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Instruções para Autores

Os autores devem seguir as instruções que se apresentam e que estão publicadas na última página da versão impressa da revista.

A submissão de artigos à RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro implica a compreensão e aceitação destas normas.

A - A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro aceita a submissão de artigos relativos aos temas da Revista. Todos os artigos são alvo de arbitragem científica externa rigorosa (double blind peer review).

B - Os artigos são submetidos online em submissões.

C - Os artigos submetidos a apreciação têm que ser originais e inéditos.

D - A submissão implica o envio de dois ficheiros:

  1. O ficheiro de identificação, onde deve constar o nome, contacto de e-mail, áreas de especialização e afiliação do autor, título do artigo, resumo e abstract (até 150 palavras), palavras-chave e keywords (entre quatro a seis palavras);
  2. O ficheiro principal, sem identificação de autoria, com o artigo, devidamente acompanhado do título, resumo e palavras-chave.

E - Uma vez submetidos os artigos ao pro­cesso de avaliação da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro não poderão ser submetidos, simultaneamente, a outras revistas.

F - Os textos têm de ser obrigatoriamente apresentados em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

G - Os artigos submetidos devem ter a seguinte formatação:

  1. Dimensão: Os artigos submetidos devem ter um total de 20000 a 70000 caracteres incluindo espaços, notas de rodapé, bibliografia e quadros;
  2. Página: A4 vertical
  3. Texto: Texto principal, Resumo, Abstract, Palavras-chave e Bibliografia - Times New Roman 12, alinhamento – Justificado, espaçamento entre linhas - 1,5 linhas; Título do artigo - Times New Roman 14 bold,  alinhamento – ao centro; Subtítulos do artigo - Times New Roman 12 bold, alinhamento – à esquerda; Notas de rodapé - Times New Roman 10, alinhamento – Justificado.
  4. Formato de Imagens: Fotografias – JPEG. Outras imagens – JPEG ou PNG. Resolução mínima– 300dpi.
  5. A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro segue as normas de referenciação bibliográfica Sistema Autor-Data (Chicago B Style). Assim as re­ferências bibliográficas dos textos deverão ser inseridas no final do texto, respeitando as normas de citação.

H - As citações de fontes alheias têm de respeitar a legislação em vigor relativa aos direitos de autor.

I - Processo de Arbitragem: Os textos submetidos serão alvo de uma primeira análise por um dos editores que o pode remeter para arbitragem cega por dois pares (double blind peer review) ou, caso o mesmo levante dúvidas, levar o artigo ao conselho de editores para decidir rejeição liminar ou submissão a arbitragem. No processo de arbitragem dois pares produzirão um relatório onde avaliam e emitem parecer sobre:

  1. Ajustamento do texto à política editorial da revista;
  2. Linguagem especializada, competente e adequada aos problemas em foco;
  3. Qualidade científica e metodológica na investigação;
  4. Originalidade do objeto da investigação e da reflexão;
  5. Contribuição para o desenvolvimento e abertura de novas perspetivas no âmbito das artes performativas e do cinema;
  6. Competência argumentativa e aprofundamento crítico;
  7. Cumprimento das normas de referência bibliográfica e das “normas e publicação”.

Esta avaliação e parecer levam às seguintes propostas possíveis:

- Aprovado

- Aprovado com Alterações

- A carecer de revisão profunda e nova submissão

- Rejeitado

A decisão final sobre a publicação do artigo proposto, num dos números da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, será tornada pela Comissão Executiva Editorial, considerando os pareceres dos árbitros.

Nos artigos que são alvo de nova submissão a Comissão Executiva Editorial definirá se o artigo deve ser avaliado pelos mesmos revisores ou outros.

J - Datas para submissão de artigos e publicação:

A revista publica dois números anuais.

Data de entrega de artigos: janeiro, junho

Data de publicação: maio, novembro

L - Processo de revisão de provas:

A revisão de provas deve servir apenas para correção de erros ortográficos e de pontuação; na revisão deverá ser evitado introduzir quaisquer alterações no texto.

M - Os membros da Comissão Executiva e Editorial, os membros do Conselho Científico, os membros da gestão editorial, enquanto integrarem ou desempenharem cargos na revista, não poderão submeter artigos para publicação

N - A revista será disponibilizada em regime open access na plataforma https://journals.ipl.pt/rhinocervs.

O - Todos os artigos têm um número DOI (Digital Object Identifier) atribuído.

Normas para a realização de citações e referências bibliográficas, segundo The Chicago Manual of Style (17th ed.), sistema autor-data (Chicago B Style)

Livro impresso

O nome do autor/pessoa é indicado de forma invertida (Apelido, nome), o nome do autor/coletividade é mencionado de forma direta.

Exemplo:

Referência

Rigby, Jonathan. 2000. English Gothic: A Century of Horror Cinema. Richmond: Reynolds & Hearn.

No texto

(apelido do autor ano, página/páginas) (Rigby 2000, 12).

Se a publicação tiver dois ou três autores, estes são referenciados seguindo a ordem que aparecem no documento, embora o primeiro autor seja mencionado na forma invertida, os outros autores são mencionados de forma direta.

Exemplo:

Referência

Faro, Antonio José, e Luiz Paulo Sampaio. 1989. Dicionário de Balé e Dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

No texto

(Faro e Sampaio 1989, 47)

Se a publicação tiver mais de três autores, apenas o primeiro autor é mencionado seguido da abreviatura “et al.” (et alii).

Exemplo:

Referência

Nattiez, Jean-Jacques, et al. 1986. Semiologia da Música. Lisboa: Veja.

No texto

(Nattiez et al. 1986, 27)

Para autor editor usa-se a abreviatura “ed.”.

Exemplo:

Referência

Bremser, Martha, ed. 1993. International Dictionary of Ballet. Detroit and London: St. James Press.

No texto

(Bremser 1993, 200)

Livros impressos traduzidos

Exemplo:

Referência

Goldberg, RoseLee. 2007. A Arte da Performance: do Futurismo ao Presente. Tradução Jefferson Luiz Camargo. Lisboa: Orfeu Negro.

No texto

(Goldberg 2007, 74)

Capítulos ou partes de livros impressos

Exemplo:

Referência

Júdice, Nuno. 2020. “Uma Poesia Próxima da Vida.” In Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis, edição de José Bogalheiro e Manuel Guerra, 67-79. Lisboa: Documenta.

No texto

(Júdice 2020, 74)

Abreviaturas

As seguintes abreviaturas são usadas para informação desconhecida:

n.p. no publisher given Ex: n.p., 2006.

n.d. no date of publication given Ex: Vega, n.d.

E-book

Para livros consultados online, inclui-se o URL ou o nome da base de dados na referência bibliográfica. Para outros tipos de e-books, designe o formato. Se não existir nenhum número fixo de página, cite o título de uma seção, ou capítulo, ou outro número no texto, se houver.

Exemplos:

Referência

Almeida Garrett, João Batista da Silva Leitão de. 1875. Romanceiro I: Romances da Renascença. Lisboa: Imprensa Nacional. Disponível em https://www.gutenberg.org/ebooks/63438.

No texto

(Almeida Garrett 1875, 25)

 

Referência

Kurland, Philip B., and Ralph Lerner, eds. 1987. The Founders’ Constitution. Chicago: University of Chicago Press. Disponível em http://press-pubs.uchicago.edu/founders/.

No texto

(Kurland and Lerner 1987, chap. 10, doc. 19)

Artigo de jornal

Na referência bibliográfica, deve-se mencionar as páginas de todo o artigo. No texto, citam-se os números das páginas específicas. Para artigos consultados online, inclui-se o URL, ou o nome da base de dados. Muitos artigos de periódicos têm um DOI (Digital Object Identifier). O DOI forma um URL permanente que começa com https://doi.org/. Este URL é preferível ao URL que aparece na barra de endereço do browser.

Exemplo:

Referência

MacDonald, Laura. 2020. “Seasons of Love." Performance Research 25, no. 1: 112-120. https://doi.org/10.1080/13528165.2020.1747260.

No texto

(MacDonald 2020, 113)

Artigo de jornal ou de revista

Artigos de jornais ou sites de notícias, revistas, blogs e similares são citados de forma semelhante. Na referência bibliográfica, pode ser útil repetir o ano e mencionar o mês e dia. Os números das páginas, se houver, podem ser citados no texto, mas são omitidos na referência. Se consultou o artigo online, inclua um URL ou o nome da base de dados.

Exemplo:

Referência

Manjoo, Farhad. 2017. “Snap Makes a Bet on the Cultural Supremacy of the Camera.” New York Times, March 8. Disponível em https://www.nytimes.com/2017/03/08/technology/snap-makes-a-bet-on-the-cultural-supremacy-of-the-camera.html.

No texto

(Manjoo 2017)

Teses ou dissertações

Exemplo:

Referência

Bastos, Glória. 2002. “Múltipla Vozes: Sobre a Construção do Individual e do Social no Teatro para Crianças.” Diss., Universidade Aberta.

No texto

(Bastos 2002, 60)

Websites

Exemplo:

Referência

Azevedo, Sérgio. 2011. “Bergerettes I” Portfólios. Acedido Nov. 20, 2021. Disponível em https://portfolios.esml.ipl.pt/obras/bergerettes-i/

No texto

(Azevedo 2011)

Para uma fonte que não tenha a data de publicação ou revisão deve-se usar n.d. (no date) no lugar do ano e incluir a data de acesso.

Exemplo:

Referência

Silva, Andreia Brito. n.d. “Conservatório Nacional.” Teatro em Portugal: Instituições. Acedido Out. 15, 2020. Disponível em http://cvc.instituto-camoes.pt/teatro-em-portugal-instituicoes/conservatorio-nacional-dp17.html.

No texto

(Silva, n.d.)

 Para mais informações consulte https://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide/citation-guide-2.html e https://www.chicagomanualofstyle.org/home.html

Condições para Submissão

Todas as submissões devem cumprir os seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, devem ser fornecidos os URLs para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Artigos

Os artigos devem ser acompanhados de um resumo com cerca de 150 palavras, um na língua do artigo e outro em inglês e de quatro a seis palavras-chave, igualmente nas duas línguas. Deve ser ainda acompanhado de um ficheiro com a identificação do autor: nome, afiliação, categoria, áreas de especialização e e-mail.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.