Submissões
Condições para Submissão
Todas as submissões devem cumprir os seguintes requisitos.
- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Quando disponíveis, devem ser fornecidos os URLs para as referências.
- O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
Artigos
Os artigos devem ser acompanhados de um resumo com cerca de 150 palavras, um na língua do artigo e outro em inglês e de quatro a seis palavras-chave, igualmente nas duas línguas. Deve ser ainda acompanhado de um ficheiro com a identificação do autor: nome, afiliação, categoria, áreas de especialização e e-mail.
Declaração de Direitos de Autor
CÓDIGO DE ÉTICA
O código de ética da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro define e esclarece um conjunto de princípios e orientações de conduta na publicação de trabalhos científicos. Este código baseia-se nas orientações estabelecidas pelo Commitee on Publication Ethics (COPE https://publicationethics.org/core-practices).
DEVERES E RESPONSABILIDADES
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro observa escrupulosamente os critérios de transparência e integridade, regendo-se por estritos princípios éticos, que a norteiam e são transversais a todos os artigos publicados na Estes princípios éticos abrangem todos os que participam na edição da mesma, designadamente Comissão Executiva Editorial, Conselho Científico, Autores, Árbitros, Stakeholders e demais participantes.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro defende a liberdade de expressão e o respeito pela diversidade, dignidade e direitos humanos.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro não publica conteúdos e linguagens discriminatórias.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro não aceita qualquer pagamento dos autores que submetam ou que vejam os seus artigos aceites.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro não oferece retribuição financeira aos autores que tenham os seus artigos publicados quaisquer direitos de autor.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro dispõe de mecanismos para gerir conflitos de interesses, nomeadamente próprios, como os dos funcionários, autores, revisores e membros da Comissão Executiva Editorial.
INFORMAÇÃO PARA OS AUTORES
1. O plágio é fortemente combatido pela Comissão Executiva Editorial, como uma falta grave:
1.1. Todos os textos citados o devem ser enquanto tal;
1.2. Quando se cita um texto deve ser indicada a sua autoria;
1.3. As citações de fontes alheias têm de respeitar a legislação em vigor relativa aos direitos de autor;
1.4. O autor deve ter os direitos das imagens utilizadas;
1.5. Não poderão ser publicadas imagens protegidas por direitos de autor, salvo com a respetiva autorização;
1.6. A Comissão Executiva Editorial está atenta a questões de propriedade intelectual de forma a lidar com potenciais violações das leis que as regem.
INFORMAÇÃO SOBRE OS REVISORES
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro tem um processo de revisão por pares definido e publicado, que é avaliado anualmente em reunião da Comissão Executiva e Editorial.
- Os textos submetidos são alvo de uma primeira análise por um dos editores que os podem remeter para arbitragem cega por dois pares (double blind peer review).
- Não são aceites artigos de árbitros, nos números em que estes tiverem intervenção enquanto tal.
- A Comissão Executiva Editorial disponibiliza um guia aos revisores contendo indicações sobre o que é esperado do seu trabalho, bem como sobre a necessidade de manter o sigilo em relação ao material submetido.
- A Comissão Executiva Editorial deve ser informada pelos árbitros relativamente à existência de potenciais conflitos de interesses, antes de ser estabelecido o acordo para a revisão de um artigo.
- A Comissão Executiva e Editorial assegura que são selecionados revisores adequados aos conteúdos em avaliação, ou seja, peritos independentes, não abrangidos por quaisquer conflitos de interesses.
- A Comissão Executiva Editorial assegura a proteção da identidade dos árbitros.
- A Comissão Executiva Editorial garante que a revisão por pares é justa, imparcial e oportuna.
SOBRE A POLÍTICA EDITORIAL DA REVISTA
- Os membros da Comissão Executiva e Editorial, os membros do Conselho Científico, os membros da gestão editorial, enquanto integrarem ou desempenharem cargos na revista, não podem submeter artigos para publicação.
- A Comissão Executiva Editorial garante que o material enviado para a sua revista permanece confidencial até à sua publicação.
- A Comissão Executiva Editorial combate e desencoraja as más práticas na investigação e na publicação.
- A Comissão Executiva Editorial agirá caso suspeite, ou haja indicação, de má conduta, tanto em trabalhos já publicados, como nos não publicados.
- A Comissão Executiva Editorial não rejeita documentos que levantem questões de possível má conduta, uma vez que está eticamente obrigada a investigar os casos denunciados.
- A Comissão Executiva Editorial assegura que é feita uma investigação adequada sobre a alegada má conduta, bem como a persistência na resolução do problema.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro tem uma norma para retificação de artigos, caso sejam detetadas incorreções após a publicação: a publicação de um erratum (ou corrigendum), e/ ou a publicação de uma retratação, processo iniciado pela Comissão Executiva Editorial e que segue as indicações do Guia para o registro e publicação de errata, retratações e manifestações de preocupação, da SciELO (http://books.scielo.org/guia-para-o-registro-e-publicacao-de-errata-retratacoes-e-manifestacoes-de-preocupacao-para-livros/).
- A Comissão Executiva Editorial garante o respeito à privacidade dos investigadores, dos autores e dos revisores.
- A Comissão Executiva Editorial garante a propriedade intelectual e direitos de autor.
- A Comissão Executiva Editorial segue os procedimentos estabelecidos pelo Commitee on Publication Ethics (COPE) em situações de má conduta, quando aplicáveis.
- A Comissão Executiva Editorial incentiva e observa as críticas oportunas e convincentes aos trabalhos publicados na revista.
- A Comissão Executiva Editorial garante aos autores a oportunidade de responder às críticas.
- A Comissão Executiva Editorial garante que artigos que desafiem ou discordem de publicações anteriores não serão, por tal, excluídos.
- A Comissão Executiva Editorial responderá prontamente a reclamações e garante que as queixas serão devidamente encaminhadas. Qualquer reclamação deve ser remetida para a Comissão Executiva Editorial que a analisará em reunião, deliberando sobre a mesma, podendo depois e de acordo com a gravidade, remeter a reclamação para as devidas instâncias académicas ou judiciárias. Haverá sempre uma resposta às reclamações.
- A Comissão Executiva Editorial, em caso de reclamação, segue os procedimentos previstos nos procedimentos estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) sobre como responder a desvios à ética e boa conduta editoriais.
Bibliografia:
COPE Council. COPE Guidelines: A Short Guide to Ethical Editing for New Editors. Committee on Publication Ethics, 2019. DOI https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.8 ; acedido em 2020, novembro, 18.
Código de ética: Guia de boas práticas para editores. Coimbra : Universidade de Coimbra, s. d. Disponível em https://www.uc.pt/imprensa_uc/imprensa/images/codigo_de_etica ; acedido em 2020, outubro, 14.
“Código de Ética.” Finisterra: Revista Portuguesa de Geografia, n. d., https://revistas.rcaap.pt/finisterra/codigoetica. Acesso 04 Nov. 2020.
Committee on Publication Ethics - Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing. Hampshire : Committee on Publication Ethics. Disponível em https://publicationethics.org/resources/guidelines-new/principles-transparency-and-best-practice-scholarly-publishing ; acedido em 2020, outubro, 14
Committee on Publication Ethics - Guidelines. Hampshire : Committee on Publication Ethics. Disponível em https://publicationethics.org/guidance/Guidelines ; acedido em 2020, outubro, 14.
Guia para o registro e publicação de errata, retratações e manifestações de preocupação. Scientific Electronic Library Online (SciELO). Disponível em from: http://www.scielo.org/php/level.php?lang=pt&component=56&item=53 ; acedido em 2020, outubro, 14.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.