Submissions

Login or Register to make a submission.

Author Guidelines

Os autores devem seguir as instruções que se apresentam e que estão publicadas na última página da versão impressa da revista.

A submissão de artigos à RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro implica a compreensão e aceitação destas normas.

A - A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro aceita a submissão de artigos relativos aos temas da Revista. Todos os artigos são alvo de arbitragem científica externa rigorosa (double blind peer review).

B - Os artigos são submetidos online em submissões.

C - Os artigos submetidos a apreciação têm que ser originais e inéditos.

D - A submissão implica o envio de dois ficheiros:

  1. O ficheiro de identificação, onde deve constar o nome, contacto de e-mail, áreas de especialização e afiliação do autor, título do artigo, resumo e abstract (até 150 palavras), palavras-chave e keywords (entre quatro a seis palavras);
  2. O ficheiro principal, sem identificação de autoria, com o artigo, devidamente acompanhado do título, resumo e palavras-chave.

E - Uma vez submetidos os artigos ao pro­cesso de avaliação da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro não poderão ser submetidos, simultaneamente, a outras revistas.

F - Os textos têm de ser obrigatoriamente apresentados em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

G - Os artigos submetidos devem ter a seguinte formatação:

  1. Dimensão: Os artigos submetidos devem ter um total de 20000 a 70000 caracteres incluindo espaços, notas de rodapé, bibliografia e quadros;
  2. Página: A4 vertical
  3. Texto: Texto principal, Resumo, Abstract, Palavras-chave e Bibliografia - Times New Roman 12, alinhamento – Justificado, espaçamento entre linhas - 1,5 linhas; Título do artigo - Times New Roman 14 bold,  alinhamento – ao centro; Subtítulos do artigo - Times New Roman 12 bold, alinhamento – à esquerda; Notas de rodapé - Times New Roman 10, alinhamento – Justificado.
  4. Formato de Imagens: Fotografias – JPEG. Outras imagens – JPEG ou PNG. Resolução mínima– 300dpi.
  5. A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro segue as normas de referenciação bibliográfica Sistema Autor-Data (Chicago B Style). Assim as re­ferências bibliográficas dos textos deverão ser inseridas no final do texto, respeitando as normas de citação.

H - As citações de fontes alheias têm de respeitar a legislação em vigor relativa aos direitos de autor.

I - Processo de Arbitragem: Os textos submetidos serão alvo de uma primeira análise por um dos editores que o pode remeter para arbitragem cega por dois pares (double blind peer review) ou, caso o mesmo levante dúvidas, levar o artigo ao conselho de editores para decidir rejeição liminar ou submissão a arbitragem. No processo de arbitragem dois pares produzirão um relatório onde avaliam e emitem parecer sobre:

  1. Ajustamento do texto à política editorial da revista;
  2. Linguagem especializada, competente e adequada aos problemas em foco;
  3. Qualidade científica e metodológica na investigação;
  4. Originalidade do objeto da investigação e da reflexão;
  5. Contribuição para o desenvolvimento e abertura de novas perspetivas no âmbito das artes performativas e do cinema;
  6. Competência argumentativa e aprofundamento crítico;
  7. Cumprimento das normas de referência bibliográfica e das “normas e publicação”.

Esta avaliação e parecer levam às seguintes propostas possíveis:

- Aprovado

- Aprovado com Alterações

- A carecer de revisão profunda e nova submissão

- Rejeitado

A decisão final sobre a publicação do artigo proposto, num dos números da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, será tornada pela Comissão Executiva Editorial, considerando os pareceres dos árbitros.

Nos artigos que são alvo de nova submissão a Comissão Executiva Editorial definirá se o artigo deve ser avaliado pelos mesmos revisores ou outros.

J - Datas para submissão de artigos e publicação:

A revista publica dois números anuais.

Data de entrega de artigos: janeiro, junho

Data de publicação: maio, novembro

L - Processo de revisão de provas:

A revisão de provas deve servir apenas para correção de erros ortográficos e de pontuação; na revisão deverá ser evitado introduzir quaisquer alterações no texto.

M - Os membros da Comissão Executiva e Editorial, os membros do Conselho Científico, os membros da gestão editorial, enquanto integrarem ou desempenharem cargos na revista, não poderão submeter artigos para publicação

N - A revista será disponibilizada em regime open access na plataforma https://journals.ipl.pt/rhinocervs.

O - Todos os artigos têm um número DOI (Digital Object Identifier) atribuído.

Normas para a realização de citações e referências bibliográficas, segundo The Chicago Manual of Style (17th ed.), sistema autor-data (Chicago B Style)

Livro impresso

O nome do autor/pessoa é indicado de forma invertida (Apelido, nome), o nome do autor/coletividade é mencionado de forma direta.

Exemplo:

Referência

Rigby, Jonathan. 2000. English Gothic: A Century of Horror Cinema. Richmond: Reynolds & Hearn.

No texto

(apelido do autor ano, página/páginas) (Rigby 2000, 12).

Se a publicação tiver dois ou três autores, estes são referenciados seguindo a ordem que aparecem no documento, embora o primeiro autor seja mencionado na forma invertida, os outros autores são mencionados de forma direta.

Exemplo:

Referência

Faro, Antonio José, e Luiz Paulo Sampaio. 1989. Dicionário de Balé e Dança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

No texto

(Faro e Sampaio 1989, 47)

Se a publicação tiver mais de três autores, apenas o primeiro autor é mencionado seguido da abreviatura “et al.” (et alii).

Exemplo:

Referência

Nattiez, Jean-Jacques, et al. 1986. Semiologia da Música. Lisboa: Veja.

No texto

(Nattiez et al. 1986, 27)

Para autor editor usa-se a abreviatura “ed.”.

Exemplo:

Referência

Bremser, Martha, ed. 1993. International Dictionary of Ballet. Detroit and London: St. James Press.

No texto

(Bremser 1993, 200)

Livros impressos traduzidos

Exemplo:

Referência

Goldberg, RoseLee. 2007. A Arte da Performance: do Futurismo ao Presente. Tradução Jefferson Luiz Camargo. Lisboa: Orfeu Negro.

No texto

(Goldberg 2007, 74)

Capítulos ou partes de livros impressos

Exemplo:

Referência

Júdice, Nuno. 2020. “Uma Poesia Próxima da Vida.” In Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca: Lições António Reis, edição de José Bogalheiro e Manuel Guerra, 67-79. Lisboa: Documenta.

No texto

(Júdice 2020, 74)

Abreviaturas

As seguintes abreviaturas são usadas para informação desconhecida:

n.p. no publisher given Ex: n.p., 2006.

n.d. no date of publication given Ex: Vega, n.d.

E-book

Para livros consultados online, inclui-se o URL ou o nome da base de dados na referência bibliográfica. Para outros tipos de e-books, designe o formato. Se não existir nenhum número fixo de página, cite o título de uma seção, ou capítulo, ou outro número no texto, se houver.

Exemplos:

Referência

Almeida Garrett, João Batista da Silva Leitão de. 1875. Romanceiro I: Romances da Renascença. Lisboa: Imprensa Nacional. Disponível em https://www.gutenberg.org/ebooks/63438.

No texto

(Almeida Garrett 1875, 25)

 

Referência

Kurland, Philip B., and Ralph Lerner, eds. 1987. The Founders’ Constitution. Chicago: University of Chicago Press. Disponível em http://press-pubs.uchicago.edu/founders/.

No texto

(Kurland and Lerner 1987, chap. 10, doc. 19)

Artigo de periódico

Na referência bibliográfica, deve-se mencionar as páginas de todo o artigo. No texto, citam-se os números das páginas específicas. Para artigos consultados online, inclui-se o URL, ou o nome da base de dados. Muitos artigos de periódicos têm um DOI (Digital Object Identifier). O DOI forma um URL permanente que começa com https://doi.org/. Este URL é preferível ao URL que aparece na barra de endereço do browser.

Exemplo:

Referência

MacDonald, Laura. 2020. “Seasons of Love." Performance Research 25, no. 1: 112-120. https://doi.org/10.1080/13528165.2020.1747260.

No texto

(MacDonald 2020, 113)

Artigo de jornal ou de revista

Artigos de jornais ou sites de notícias, revistas, blogs e similares são citados de forma semelhante. Na referência bibliográfica, pode ser útil repetir o ano e mencionar o mês e dia. Os números das páginas, se houver, podem ser citados no texto, mas são omitidos na referência. Se consultou o artigo online, inclua um URL ou o nome da base de dados.

Exemplo:

Referência

Manjoo, Farhad. 2017. “Snap Makes a Bet on the Cultural Supremacy of the Camera.” New York Times, March 8. Disponível em https://www.nytimes.com/2017/03/08/technology/snap-makes-a-bet-on-the-cultural-supremacy-of-the-camera.html.

No texto

(Manjoo 2017)

Teses ou dissertações

Exemplo:

Referência

Bastos, Glória. 2002. “Múltipla Vozes: Sobre a Construção do Individual e do Social no Teatro para Crianças.” Diss., Universidade Aberta.

No texto

(Bastos 2002, 60)

Websites

Exemplo:

Referência

Azevedo, Sérgio. 2011. “Bergerettes I” Portfólios. Acedido Nov. 20, 2021. Disponível em https://portfolios.esml.ipl.pt/obras/bergerettes-i/

No texto

(Azevedo 2011)

Para uma fonte que não tenha a data de publicação ou revisão deve-se usar n.d. (no date) no lugar do ano e incluir a data de acesso.

Exemplo:

Referência

Silva, Andreia Brito. n.d. “Conservatório Nacional.” Teatro em Portugal: Instituições. Acedido Out. 15, 2020. Disponível em http://cvc.instituto-camoes.pt/teatro-em-portugal-instituicoes/conservatorio-nacional-dp17.html.

No texto

(Silva, n.d.)

 Para mais informações consulte https://www.chicagomanualofstyle.org/tools_citationguide/citation-guide-2.html e https://www.chicagomanualofstyle.org/home.html

Submission Preparation Checklist

All submissions must meet the following requirements.

  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Articles

Os artigos devem ser acompanhados de um resumo com cerca de 150 palavras, um na língua do artigo e outro em inglês e de quatro a seis palavras-chave, igualmente nas duas línguas. Deve ser ainda acompanhado de um ficheiro com a identificação do autor: nome, afiliação, categoria, áreas de especialização e e-mail.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.