Submissions
Submission Preparation Checklist
All submissions must meet the following requirements.
- The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
- The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
- Where available, URLs for the references have been provided.
- The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
- The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.
Articles
Os artigos devem ser acompanhados de um resumo com cerca de 150 palavras, um na língua do artigo e outro em inglês e de quatro a seis palavras-chave, igualmente nas duas línguas. Deve ser ainda acompanhado de um ficheiro com a identificação do autor: nome, afiliação, categoria, áreas de especialização e e-mail.
Copyright Notice
CÓDIGO DE ÉTICA
O código de ética da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro define e esclarece um conjunto de princípios e orientações de conduta na publicação de trabalhos científicos. Este código baseia-se nas orientações estabelecidas pelo Commitee on Publication Ethics (COPE https://publicationethics.org/core-practices).
DEVERES E RESPONSABILIDADES
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro observa escrupulosamente os critérios de transparência e integridade, regendo-se por estritos princípios éticos, que a norteiam e são transversais a todos os artigos publicados na Estes princípios éticos abrangem todos os que participam na edição da mesma, designadamente Comissão Executiva Editorial, Conselho Científico, Autores, Árbitros, Stakeholders e demais participantes.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro defende a liberdade de expressão e o respeito pela diversidade, dignidade e direitos humanos.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro não publica conteúdos e linguagens discriminatórias.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro não aceita qualquer pagamento dos autores que submetam ou que vejam os seus artigos aceites.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro não oferece retribuição financeira aos autores que tenham os seus artigos publicados quaisquer direitos de autor.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro dispõe de mecanismos para gerir conflitos de interesses, nomeadamente próprios, como os dos funcionários, autores, revisores e membros da Comissão Executiva Editorial.
INFORMAÇÃO PARA OS AUTORES
1. O plágio é fortemente combatido pela Comissão Executiva Editorial, como uma falta grave:
1.1. Todos os textos citados o devem ser enquanto tal;
1.2. Quando se cita um texto deve ser indicada a sua autoria;
1.3. As citações de fontes alheias têm de respeitar a legislação em vigor relativa aos direitos de autor;
1.4. O autor deve ter os direitos das imagens utilizadas;
1.5. Não poderão ser publicadas imagens protegidas por direitos de autor, salvo com a respetiva autorização;
1.6. A Comissão Executiva Editorial está atenta a questões de propriedade intelectual de forma a lidar com potenciais violações das leis que as regem.
INFORMAÇÃO SOBRE OS REVISORES
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro tem um processo de revisão por pares definido e publicado, que é avaliado anualmente em reunião da Comissão Executiva e Editorial.
- Os textos submetidos são alvo de uma primeira análise por um dos editores que os podem remeter para arbitragem cega por dois pares (double blind peer review).
- Não são aceites artigos de árbitros, nos números em que estes tiverem intervenção enquanto tal.
- A Comissão Executiva Editorial disponibiliza um guia aos revisores contendo indicações sobre o que é esperado do seu trabalho, bem como sobre a necessidade de manter o sigilo em relação ao material submetido.
- A Comissão Executiva Editorial deve ser informada pelos árbitros relativamente à existência de potenciais conflitos de interesses, antes de ser estabelecido o acordo para a revisão de um artigo.
- A Comissão Executiva e Editorial assegura que são selecionados revisores adequados aos conteúdos em avaliação, ou seja, peritos independentes, não abrangidos por quaisquer conflitos de interesses.
- A Comissão Executiva Editorial assegura a proteção da identidade dos árbitros.
- A Comissão Executiva Editorial garante que a revisão por pares é justa, imparcial e oportuna.
SOBRE A POLÍTICA EDITORIAL DA REVISTA
- Os membros da Comissão Executiva e Editorial, os membros do Conselho Científico, os membros da gestão editorial, enquanto integrarem ou desempenharem cargos na revista, não podem submeter artigos para publicação.
- A Comissão Executiva Editorial garante que o material enviado para a sua revista permanece confidencial até à sua publicação.
- A Comissão Executiva Editorial combate e desencoraja as más práticas na investigação e na publicação.
- A Comissão Executiva Editorial agirá caso suspeite, ou haja indicação, de má conduta, tanto em trabalhos já publicados, como nos não publicados.
- A Comissão Executiva Editorial não rejeita documentos que levantem questões de possível má conduta, uma vez que está eticamente obrigada a investigar os casos denunciados.
- A Comissão Executiva Editorial assegura que é feita uma investigação adequada sobre a alegada má conduta, bem como a persistência na resolução do problema.
- A RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro tem uma norma para retificação de artigos, caso sejam detetadas incorreções após a publicação: a publicação de um erratum (ou corrigendum), e/ ou a publicação de uma retratação, processo iniciado pela Comissão Executiva Editorial e que segue as indicações do Guia para o registro e publicação de errata, retratações e manifestações de preocupação, da SciELO (http://books.scielo.org/guia-para-o-registro-e-publicacao-de-errata-retratacoes-e-manifestacoes-de-preocupacao-para-livros/).
- A Comissão Executiva Editorial garante o respeito à privacidade dos investigadores, dos autores e dos revisores.
- A Comissão Executiva Editorial garante a propriedade intelectual e direitos de autor.
- A Comissão Executiva Editorial segue os procedimentos estabelecidos pelo Commitee on Publication Ethics (COPE) em situações de má conduta, quando aplicáveis.
- A Comissão Executiva Editorial incentiva e observa as críticas oportunas e convincentes aos trabalhos publicados na revista.
- A Comissão Executiva Editorial garante aos autores a oportunidade de responder às críticas.
- A Comissão Executiva Editorial garante que artigos que desafiem ou discordem de publicações anteriores não serão, por tal, excluídos.
- A Comissão Executiva Editorial responderá prontamente a reclamações e garante que as queixas serão devidamente encaminhadas. Qualquer reclamação deve ser remetida para a Comissão Executiva Editorial que a analisará em reunião, deliberando sobre a mesma, podendo depois e de acordo com a gravidade, remeter a reclamação para as devidas instâncias académicas ou judiciárias. Haverá sempre uma resposta às reclamações.
- A Comissão Executiva Editorial, em caso de reclamação, segue os procedimentos previstos nos procedimentos estabelecidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) sobre como responder a desvios à ética e boa conduta editoriais.
Bibliografia:
COPE Council. COPE Guidelines: A Short Guide to Ethical Editing for New Editors. Committee on Publication Ethics, 2019. DOI https://doi.org/10.24318/cope.2019.1.8 ; acedido em 2020, novembro, 18.
Código de ética: Guia de boas práticas para editores. Coimbra : Universidade de Coimbra, s. d. Disponível em https://www.uc.pt/imprensa_uc/imprensa/images/codigo_de_etica ; acedido em 2020, outubro, 14.
“Código de Ética.” Finisterra: Revista Portuguesa de Geografia, n. d., https://revistas.rcaap.pt/finisterra/codigoetica. Acesso 04 Nov. 2020.
Committee on Publication Ethics - Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing. Hampshire : Committee on Publication Ethics. Disponível em https://publicationethics.org/resources/guidelines-new/principles-transparency-and-best-practice-scholarly-publishing ; acedido em 2020, outubro, 14
Committee on Publication Ethics - Guidelines. Hampshire : Committee on Publication Ethics. Disponível em https://publicationethics.org/guidance/Guidelines ; acedido em 2020, outubro, 14.
Guia para o registro e publicação de errata, retratações e manifestações de preocupação. Scientific Electronic Library Online (SciELO). Disponível em from: http://www.scielo.org/php/level.php?lang=pt&component=56&item=53 ; acedido em 2020, outubro, 14.
Privacy Statement
The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.