A performatividade do traje: um ensaio a partir do Afoxé filhos de Gandhy
DOI:
https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp172-190Palavras-chave:
Traje de cena, Performatividade, Afoxé Filhos de Gandhy, Traje de folguedo, FigurinoResumo
Este ensaio trata da performatividade do traje e surge a partir de uma reflexão iniciada na edição de 2020 do Critical Costume, encontro internacional sobre traje de cena. Questiono se a performatividade do traje não começa antes mesmo de ele ser criado, por meio de valores materiais e imateriais, com base em reflexões propostas por Ligiéro (2011) e Viana e Bassi (2014). O estudo de caso a ser analisado é o do bloco Afoxé Filhos de Gandhy, de Salvador, Bahia.
Downloads
Referências
Adeílson, J.. 2012. “História do Afoxé Filhos de Gandhy”. Repertório 19: 215-220. Diponível em https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/13648/1/JJJJJJJJJJJJJJJJJJJJ.pdf.
Barbosa Junior, Ademir. 2016. Dicionário de Umbanda. São Paulo: Anúbis.
Fernandes, Sílvia. 2011. “Teatralidade e Performatividade na Cena Contemporânea”. Repertório 16: 11-23. Disponível em http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2021/03/Linha-2.pdf.
Ligiéro, Zeca. 2011. Corpo a Corpo: Estudo das Performances Brasileiras. Rio de Janeiro: Garamond.
Lopes, Nei. 2004. Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana. São Paulo: Selo Negro.
McNamara, Brooks, e Barbara Kirshenblatt-Gimblett. 1985. “Processional Performance: an Introduction.” The Drama Review: TDR 29 (3): 2-5. http://www.jstor.org/stable/1145648.
Silva, Vagner Gonçalves. 2005. Candomblé e Umbanda: Caminhos da Devoção Brasileira. São Paulo: Selo Negro.
Trinchão, Gláucia Maria Costa (org.). 2015. Desenho, Moda & Cultura. Salvador: EUFBA.
Viana, Fausto, e Maria Cecília Amaral. 2020. “Entrevista com Vera Cristina Athayde, Pesquisadora e Professora da Oca Escola Cultural”. In Dos Bastidores eu Vejo o Mundo: Cenografia, Figurino, Maquiagem e Mais Vol. IV (Edição Especial de Folguedos), org. de Fausto Viana e Carolina Bassi de Moura, 288-311. São Paulo: ECA-USP.
Viana, Fausto, e Carolina Bassi de Moura (orgs.). 2014. Traje de Cena, Traje de Folguedo. São Paulo: Estação das Letras e Cores.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos da revista RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro estão licenciados conforme a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação. Os artigos estão licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho, com reconhecimento da sua autoria e da sua publicação nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicado na RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, sem custos, e em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicados (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), ou que sejam submetidos durante o processo editorial, a outras revistas ou publicações. Após publicação do artigo, este não pode ser submetido a outra revista, quer em versão parcial, quer em versão integral, sem autorização da coordenação editorial da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro.