Profissionais especializados e receptores-fontes

a fotografia no contexto da ‘pós-verdade’

Autores

  • Luiz Antonio Feliciano Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Karol Natasha Lourenço Castanheira Jornalismo, Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Priscila Kalinke da Silva Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7096

Palavras-chave:

fotojornalismo, pós-verdade, verdade, fotografias falsas

Resumo

As tecnologias digitais ofereceram subsídio técnico-estrutural para mudanças nas formas de comunicabilidade e quebraram o monopólio da informação jornalística, enquanto ordenadora de sentido do mundo social. Este artigo não parte do pressuposto do fim do jornalismo, mas traz em evidência o agenciamento dos receptores como produtores de informação – pelo que os que iremos denominar por receptores-fontes – e de profissionais em Big Data para a manipulação da informação em larga escala e de forma especializada. A partir deste cenário, objetiva-se investigar a manipulação fotográfica no trato da informação a fim de instigar a reflexão e os desafios da multiplicidade de olhares em um contexto em que a verdade vem se desvinculando da sua posição cartesiana da idade moderna e revelando suas combinações, contradições, afetos e imaginação e mostrando-se como instrumento político de reforço às crenças pessoais.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Luiz Antonio Feliciano, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutorado em Educação pela UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas, sob orientação da Prof.ª Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan. Mestre em Multimeios pela UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas, sob orientação do Prof. Etienne G. Samain. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela UNITAU-Universidade de Taubaté (2000). Professor efetivo da UEMG-Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal, nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Membro do grupo e-PUBLICC-Pesquisa em Publicização, Cultura e Comunicação, da UEMG-Frutal. Membro do GEA-Grupo de Estudos em Audiovisual, da UNESP-Bauru. Desenvolve pesquisa sobre fotografia, juventude e cidade. Atua como fotógrafo profissional desde 1994.

  • Karol Natasha Lourenço Castanheira, Jornalismo, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente efetiva na Uemg-Frutal e coordenadora do Curso de Jornalismo. Atua principalmente nas áreas de comunicação política, comunicação pública e comunicação digital.

  • Priscila Kalinke da Silva, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Maringá e em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Leciona disciplinas na área de Comunicação, Mídia e Mercadologia no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Frutal. Desenvolve pesquisas a partir da interface Comunicação, Cultura e Tecnologia, com foco principal nos estudos de mediações culturais e processos de publicização.

Referências

Barthes, R. (1984a). A câmara clara. São Paulo: Nova Fronteira.

Barthes, R. (1984b). A mensagem fotográfica. In R. Barthes, O óbvio e o obtuso: Ensaios críticos III. Lisboa: Edições 70.

Benedetti, M., & Gadret, D. (2017). O ethos do repórter de TV da Rede Globo. Intexto, 39, 60-79.

Benjamin, W. (1994). Pequena história da fotografia. In W. Benjamin, Magia e técnica, arte e politica: Ensaios sobre literatura e história da cultura (S. P. Rouanet, Trad.) (7ª ed.). São Paulo: Brasiliense. (Texto originalmente publicado em 1931)

Benjamin, W. (2012). Experiência e pobreza. In J. Barrento (Ed.), O anjo da história (J. Barrento, Trad.) (pp. 85-90). Belo Horizonte: Autêntica. (Texto originalmente publicado em 1933)

Benjamin, W. (2018). O contador de histórias: Reflexões sobre a obra de Nikolai Leskov. In J. Barrento (Ed.), Linguagem, tradução, literatura; Filosofia, teoria e crítica (J. Barrento, Trad.) (pp. 147-178). Belo Horizonte: Autêntica. (Texto originalmente publicado em 1936)

Charaudeau, P. (2009). Discurso das mídias. São Paulo: Contexto.

Chartier, R (2012, 22 julho). O todo e a parte (Entrevistado por Amarilis Lage para a Valor Econômico). Disponível em https://valor.globo.com/eu-e/noticia/2012/04/13/o-todo-e-a-parte.ghtml

Deleuze, G. (1976). Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Sociedade Cultural.

Dubois, P. (1993). O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus.

Festinger, L. (1957). A theory of cognitive dissonance. Stanford: Stanford University Press.

Feyerabend, P. (2007). Contra o método. São Paulo: UNESP.

Flusser, V. (1985). Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec.

Foucault, M. (1999a). A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970 (L.F.A. Sampaio, Trad.) (5ª. ed.). São Paulo: Loyola. (Livro originalmente publicado em 1971)

Foucault, M. (1999b). As palavras e as coisas (S.T. Muchail, Trad.) (8ª ed.). São Paulo: Martins Fontes. (Livro originalmente publicado em 1966)

Gomes, I. (2007). Questões de método na análise do telejornalismo: Premissas, conceitos, operadores de análise. E-Compós, 8. https://doi.org/10.30962/ec.126

Haddad, G. (2013). Ethos prévio e ethos discursivo: O exemplo de Romain Rolland. In R. Amossy (Org.), Imagens de si no discurso: A construção do ethos (pp. 145-166). São Paulo: Contexto.

Hall, S., Chrichter, C., Jefferson, T., Clarke, J., & Roberts, B. (1993). A produção social das notícias: o mugging nos media. In N. Traquina (Org.), Jornalismo: Questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega.

Kossoy, B. (2001). Fotografia e história (2ª ed.). São Paulo: Ateliê Editorial.

Lima, I. (1988). A fotografia é a sua linguagem. Rio de Janeiro: Editora Espaço Tempo.

Machado, A. (1984). A ilusão especular: Introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense.

Maingueneau, D. (2005). Ethos, cenografia, incorporação. In R. Amossy (Org.), Imagens de si no discurso: A construção do ethos (pp. 69-91). São Paulo: Contexto.

Mello, P. (2018, 18 outubro). Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/10/empresarios-bancam-campanha-contra-o-pt-pelo-whatsapp.shtml

Neto, L.F. (2018). Fotografia e pós-fotografia: do controle ao descontrole. Revista Observatório, 4, 220-250.

Nietzsche, F. (1999). Genealogia da moral: Uma polêmica (P.C. Souza, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.(Livro originalmente publicado em 1887)

Penna, T. (2009). A nova barbárie segundo Benjamin. Anais do IV Colóquio Internacional Cidadania Cultural: Diálogos de gerações. Campina Grande: Editora EDUEPB.

Santaella, L. (2018) A pós-verdade é verdadeira ou falsa?. São Paulo: Estação das Letras e Cores.

Thierry, D. (2011). Fotojornalismo e imagens locais: Dois pontos de vista, duas profissões?. Brazilian Journalism Research, 7(1), 69-89. DOI : 10.25200/BJR.v7n1.2011.286

Traquina, N.(2004). Teorias do jornalismo. Florianópolis: Insular.

Downloads

Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Notícias e públicos na era dos novos media

Como Citar

Profissionais especializados e receptores-fontes: a fotografia no contexto da ‘pós-verdade’. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7096