Notícias

CALL FOR PAPERS: DOSSIÊ TEMÁTICO: Cultura digital: mediatização, vigilância e espaço público

2024-02-26

Abstract

As transformações da cultura, promovidas quer pelo digital quer pelo desenvolvimento dos media e dos sistemas de informação e comunicação, representam um dos grandes desafios das sociedades modernas. Entender tais mudanças e os seus impactos, muitas vezes profundos, torna-se parte do quotidiano, não só de profissionais da comunicação, mas de todos nós, cidadãs e cidadãos. Que desafios, riscos e oportunidades afloram? Que novos espaços públicos de interação e socialização estão a ser promovidos? A partir de uma abordagem transdisciplinar, o objetivo deste dossiê é promover a reflexão sobre o impacto dessas novas tecnologias numa sociedade marcada, por um lado, pela abundância de informação e dados e, por outro, por uma profunda e generalizada crise de confiança, com todo o potencial de rutura e instabilidade associado a ela.

 

Call for papers para Comunicação Pública n.º 37 (dezembro de 2024)

Dossiê temático: Cultura digital: mediatização, vigilância e espaço público

Ler mais sobre CALL FOR PAPERS: DOSSIÊ TEMÁTICO: Cultura digital: mediatização, vigilância e espaço público

Número Atual

Vol. 18 N.º 35 (2023): O jornalismo na sociedade contemporânea: 20 anos de O Quarto Equívoco
					Ver Vol. 18 N.º 35 (2023): O jornalismo na sociedade contemporânea:  20 anos de O Quarto Equívoco

DOSSIÊ TEMÁTICO

O jornalismo na sociedade contemporânea:  20 anos de O Quarto Equívoco

 Journalism in contemporary society: 20 years of O Quarto Equívoco

EDITORES

Fátima Lopes Cardoso (Escola Superior de Comunicação Social e ICNOVA-Instituto de Comunicação da Nova)

Pedro Marques Gomes (Escola Superior de Comunicação Social)

 

No ano em que o livro de referência de Mário Mesquita (1950-2022), O quarto equívoco – O poder dos media na sociedade contemporânea (MinervaCoimbra, 2003), completa duas décadas de existência, este dossiê da revista Comunicação Pública reúne estudos que incidem sobre a transversalidade dos temas abordados na obra. Tendo como objetivos principais incentivar a continuidade da problematização e discussão pública de questões para as quais Mário Mesquita deu um contributo fundamental, este número especial revela como o seu pensamento e trabalho de investigador se mantêm atuais e continuam a abrir inúmeras hipóteses de estudo sobre os media e o jornalismo.

Publicado: 2023-12-18
Ver Todos os Números
Do emissor ao recetor, dando atenção aos contextos, o horizonte é a comunicação
 
A revista Comunicação Pública é um projeto editorial de raíz multidisciplinar destinado à publicação de trabalhos de investigação, ensaios teóricos e notas críticas que, independentemente da diversidade de perspetivas, linguagens, contextos e objetivos que os caracterizem, façam das formas de comunicação humana o seu tema de reflexão.