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Chamadas de Trabalhos

A revista Comunicação Pública aceita submissões de trabalhos em permanência, bem como trabalhos para Dossiês Temáticos.

Aceitam-se artigos em inglês, espanhol ou português. Os textos submetidos à Comunicação Pública devem ser enviados no Modelo pré-formatado que integra: dados de identificação do(s) autor(es) (instituição, correio eletrónico e ORCID), nota biográfica do(s) autor(es), um resumo em português e em inglês; até 5 palavras-chave em português e em inglês. Os textos completos dos artigos e ensaios, com bibliografias, anexos e referências não devem exceder 50.000 caracteres, incluindo espaços, notas, bibliografia, quadros, imagens, e outros dados; as recensões não deverão ultrapassar os 15.000 caracteres.

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  • CALL FOR PAPERS: DOSSIÊ TEMÁTICO: Serviço Público de Média e Inovação

    2025-02-13

    Abstract


    Refletir analiticamente sobre os Serviços Públicos de Média a partir da perspetiva do campo multidimensional da inovação é o principal objetivo deste Dossiê. A inovação de que falamos é aquela que deve ser percebida como um “fenómeno social” (Rossetti, 2013) por englobar não apenas questões “tecnológicas”, mas também “simbólicas”. Portanto, interessa-nos compreender como os Serviços Públicos de Média (em alguns contextos denominados como Serviço de Radiodifusão Pública), em diferentes territórios, estão a inovar, podem/devem inovar ou enfrentam desafios para inovar (na programação, gestão, participação social, financiamento, regulação), sobretudo diante de cenários políticos, económicos e socioculturais em que uma série de tecnologias emergentes e disruptivas, como as ferramentas de inteligência artificial, estão a impactar, de maneira crescente, tanto na governação do Setor Público quanto na “atualidade mediática” (Martino, 2009), marcada por fenómenos como a desinformação, os discursos de ódio e os diversos populismos, cada vez mais presentes – no âmbito de uma “sociedade da plataforma” (Van Dijck, Poell & Wall, 2018) – e que colocam sob tensão a democracia e a cidadania.

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  • CALL FOR PAPERS: DOSSIÊ TEMÁTICO: Humor e Comunicação

    2024-09-11

    Abstract

    Perante cenários de incerteza global e de transformações geopolíticas, económicas, sociais e culturais, o humor surge cada vez mais presente em diferentes contextos de Comunicação. Do discurso das marcas ao próprio jornalismo, as narrativas humorísticas marcam um espaço mediático híbrido e plural, obrigando a uma abordagem transdisciplinar. Deste modo, propõe-se explorar o humor enquanto recurso discursivo no espaço dos media. Centrando a análise nesse contexto específico, procura-se articular reflexões sobre a relação entre humor e comunicação, nos seus diferentes domínios.

     

    Call for papers para Comunicação Pública n.º 38 (junho de 2025)

     

    Dossiê temático: Humor e Comunicação

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