Specialized professionals and source recipients

photography in the context of ‘post-truth’

Authors

  • Luiz Antonio Feliciano Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Karol Natasha Lourenço Castanheira Jornalismo, Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Priscila Kalinke da Silva Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7096

Keywords:

photojournalism, post-truth, truth, fake photographs

Abstract

Digital technologies offered technical-structural support for changes in the forms of communicability and broke the monopoly of journalistic information, as an organizer of meaning in the social world. This article is not based on the assumption of the end of journalism, but highlights the of the receptors as producers of information – because of which we will call them source-receptors – and professionals in Big Data for the manipulation of information on a large scale and in a specialized way. From this scenario, the objective is to investigate photographic manipulation in the treatment of information for the purpose of instigating reflection and the challenges of the multiplicity of views in a context where the truth has been detaching itself from its Cartesian position of the modern age and revealing its combinations, contradictions, affections amd imagination and showing itself as a political instrument to reinforce personal beliefs.

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Author Biographies

  • Luiz Antonio Feliciano, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutorado em Educação pela UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas, sob orientação da Prof.ª Dra. Dirce Djanira Pacheco e Zan. Mestre em Multimeios pela UNICAMP-Universidade Estadual de Campinas, sob orientação do Prof. Etienne G. Samain. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela UNITAU-Universidade de Taubaté (2000). Professor efetivo da UEMG-Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Frutal, nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Membro do grupo e-PUBLICC-Pesquisa em Publicização, Cultura e Comunicação, da UEMG-Frutal. Membro do GEA-Grupo de Estudos em Audiovisual, da UNESP-Bauru. Desenvolve pesquisa sobre fotografia, juventude e cidade. Atua como fotógrafo profissional desde 1994.

  • Karol Natasha Lourenço Castanheira, Jornalismo, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Mestre em Comunicação Midiática pela Unesp. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente efetiva na Uemg-Frutal e coordenadora do Curso de Jornalismo. Atua principalmente nas áreas de comunicação política, comunicação pública e comunicação digital.

  • Priscila Kalinke da Silva, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Maringá e em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Leciona disciplinas na área de Comunicação, Mídia e Mercadologia no curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Frutal. Desenvolve pesquisas a partir da interface Comunicação, Cultura e Tecnologia, com foco principal nos estudos de mediações culturais e processos de publicização.

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Published

2021-09-16

Issue

Section

SPECIAL ISSUE: News and audiences in the age of new media

How to Cite

Specialized professionals and source recipients: photography in the context of ‘post-truth’. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7096