A influência do Instagram nas escolhas alimentares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica810

Palavras-chave:

alimentação, Instagram, escolhas alimentares, influência

Resumo

As publicações sobre alimentação estão entre as mais frequentes no Instagram. Esta tendência pode ter influência no comportamento e nas escolhas alimentares dos utilizadores. Neste sentido, este trabalho procurou compreender se as publicações sobre alimentação no Instagram têm influência sobre as escolhas alimentares dos utilizadores e, se sim, de que forma e quais os fatores e características que contribuem para esta influência. Adotou-se uma abordagem quantitativa com aplicação de um inquérito por questionário. A amostra foi constituída de 1022 indivíduos, utilizadores da rede social Instagram que seguiam contas que publicavam conteúdos sobre alimentação. Concluiu-se que as publicações sobre alimentação têm muita influência nas escolhas alimentares, nomeadamente alimentar-se de forma mais saudável, cozinhar mais e experimentar alimentos diferentes do habitual. Os tipos de conta que mais influenciam os utilizadores são os dos nutricionistas, dos amigos e dos chefs de culinária. As características das publicações que mais influenciam os consumidores são a credibilidade do autor, a aparência dos alimentos e o equilíbrio nutricional. Podemos concluir também que os utilizadores que seguem mais nutricionistas têm tendência a ter uma alimentação mais saudável. Este estudo procurou preencher uma lacuna de conhecimento importante sobre o papel do Instagram na formação das escolhas alimentares, podendo dar algumas diretrizes na formulação de estratégias de comunicação e educação alimentar mais eficazes. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ana Silva, Escola Superior de Comunicação Social - IPL

    Mestre em Publicidade e Marketing, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Pós-graduação em Marketing Digital pelo Instituto Português de Marketing e Administração. Licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra. É Brand Manager na Danone Nutricia.

  • Carla Medeiros, Escola Superior de Comunicação Social - IPL

    Doutorada  em  Comunicacion Social  pela Universidade Complutence de Madrid,  mestre  em  Comunicação,  Cultura  e  Tecnologias  da  Informação  pelo  ISCTE-Instituto  Universitário  de  Lisboa  e  licenciada  em  Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto de Novas Profissões. É professora adjunta na Escola Superior de Comunicação Social onde leciona Linguagens Visuais e Linguagem Publicitária. Publicou diversos artigos em livros tais como, A Publicidade, O Estado da Arte em Portugal, Media and Body Cult e Medios de Comunicacion y Culto al Cuerpo.

     

Referências

Abbar, S., Mejova, Y. & Weber, I. (2015). You tweet what you eat: Studying food consumption through Twitter [apresentação em conferência]. ACM CHI Conference on Human Fators in Computing Systems (CHI).

Alexandrino J. (2019). Percepção do conceito de alimentação saudável entre usuários de uma rede social online. Dissertação de Mestrado Universidade de São Paulo.

Alvarenga, M. et al. (2015). Nutrição comportamental. Editora Manole.

Andredhetto, A. (2019). A procura por informação sobre alimentação saudável nos media digitais. Dissertação de Mestrado Universidade Europeia Lisboa.

Aprilia, M. P., & M. A., I. (2017). Enjoying food with eyes: Visual hunger concept on gastronomy lovers [apresentação em conferência]. The 4th Conference on Communication, Culture and Media Studies.

Atanasova, A. (2016). The psychology of foodstagramming. Social media today. https://www.socialmediatoday.com/social-networks/psychology-foodstagramming.

Bandura, A. (1971). Social learning theory. General Learning Press.

Barklamb et al. (2020). Learning the language of social media: A comparison of engagement metrics and social media strategies used by food and nutrition-related social media accounts.

Basirico, M. (2019). Phone eats first: An investigation of femininity represented in Instagram posts of food [dissertação de mestrado].

Baumeister, R. F. & Hutton, D. G. (1987). Self-presentation theory: Self-construction and audience pleasing. In Theories of group behavior (pp. 71–87). Springer New York.

Bevelander, K. E. et al. (2011) Social modeling of food purchases at supermarkets in teenage girls. Appetite, 57(1), 99–104.

Bisogni et al. (2002). Who we are and how we eat: A qualitative study of identities in food choice. J Nutr Educ Behav, 34, p. 128–139.

Bouvier, E. (2018). Breaking bread online: Social media, photography and the virtual experience of food. In R. Fisher, Who Decides?.

Calefato, P. (2016). Food-ography: Food and new media. Semiotica, 371–388. https://doi.org/10.1515/sem-2016-0087.

Choy, S. M. & Rifon, J. N. (2002). Antecedents and consequences of web advertising credibility: A study of consumer response to banner ads. Journal of Interactive Advertising 3(1). https://doi.org/10.1080/15252019.2002.10722064.

Clark et al. (2021). Weight stigma and social media: Evidence and public health solutions. Frontier Publisher.

Cruwys T, Bevelander KE, Hermans RC. Social modeling of eating: a review of when and why social influence affects food intake and choice. Appetite. 2015 Mar;86:3-18. https://doi.org/10.1016/j.appet.2014.08.035. Epub 2014 Aug 28. PMID: 25174571.

Drobes et al. (2001). Food deprivation and emotional reactions to food cues: Implications for eating disorders. Biological Psychology, 57, 153–177.

Erragcha, N. & Romdhane, R. (2014). Social networks as marketing tools. Journal of Internet Banking and Commerce, 19(1), 1–13.

Feeney, E. et al. (2010). Genetic variation in taste perception: does it have a role in healthy eating? Proc Nutr Soc Feb;70(1), 135–43.

Fernandes, V. (2017). Credibilidade, Confiança e Intenção comportamental em blogs de nutricionistas [dissertação de mestrado Universidade de Lisboa].

Finol, J. & Pérez, B. (2016). Semiotic food, semiotic cooking: The ritual of preparation and consumption of hallacas in Venezuela. Semiotica, 211, 271–291.

Fogg et al. (2001). What makes web sites credible?: a report on a large quantitative study. Anais da SIGCHI conference on Human fators in computing systems, Seattle, WA, USA, 61–68. https://doi.org/10.1145/365024.365037

Global Burden of Disease. (2019). Health research. https://www.healthdata.org/researchanalysis/health-by-location/profiles/portugal.

Goffman, E. (1978). The presentation of self in everyday life — Volume 21. Anchor.

Greenberg, S., Yaari, E. & Bar-Ilan, J. (2013). Perceived credibility of blogs on the internet—the influence of age on the extent of criticism. Aslib Proceedings, 65(1), 4–18.

Hajli, M. N. (2014). A study on the impact of social media on consumers. International Journal of Market Research, 56(3), 387–404. https://pdfs.semanticscholar.org/b311/27c1dbfc90fe5430d3c57dcf445343614de4.pdf.

Harrar, V., Piqueras-Fiszman, B. & Spence, C. (2011). There's more to taste in a coloured bowl. Perception, 40(7). 880–882.

Hartman Group. (2012). The impact of social technology on food culture.

Hartman Group e Publicis Consultants. (2012). Clicks & Cravings — The impact of social technology on food culture.

Hermans, R. et al. (2011). How much should I eat? Situational norms affect young women's food intake during meal time. Cambridge University Press.

Ho, H. & Chang Chien, P. (2010). Influence of message trust in online word-of-mouth on consumer behavior — by the example of food blog [apresentação em conferência]. International Conference on Electronics and Information Engineering, Quioto, Japão. https://doi.org/10.1109/ICEIE.2010.5559850.

Holland, G. & Tiggemann, M. (2016). A systematic review of the impact of the use of social networking sites on body image and disordered eating outcomes. Body Image, 17, 100–110.

Holmberg, C. et al. (2016). Adolescents' presentation of food in social media: an explorative study. Appetite, 99(19), 121–129.

Hoogstins, E. S. (2017). Modelling on social media: Influencing young adults’ food choices [dissertação de mestrado].

Hovland et al. (1953). Communication and persuasion. Yale University Press.

Hussain, A. (2020). Dear stomach, you're excited, not hungry: An explorative investigation of celebrities' Instagram profiles influence on food choices of young adults in England. https://doi.org/10.13140/RG.2.2.11360.51207.

Instituto de Marketing Research. (2019a). Alimentação saudável: Uma tendência em crescimento.

Instituto de Marketing Research. (2019b). Que influência têm as redes sociais no consumo alimentar? https://www.imr.pt/pt/noticias/que-influencia-tem-as-redes-sociais-no-consumo-alimentar.

Kemp. (2024). Digital global report. https://datareportal.com/reports/digital-2024-global-overview-report

Kotler et al. (2017). Marketing 4.0: Mudança do tradicional para o digital. (P. E. Duarte, Trad.) (1.ª Ed.).

Leary, M. R. (2019). Self-Presentation: Impression management and interpersonal behavior. Routledge.

Lee K. & Tao C. (2021) Secretless pastry chefs on Instagram: the disclosure of culinary secrets on social media. International Journal of Contemporary Hospitality Management .

Liu et al. (2015). Identifying effective influencers based on trust for electronic word-of-mouth marketing: A domain-aware approach. Information Sciences, 306, 34–52.

Lourenço, J. (2016). O impacto dos conteúdos partilhados no Instagram para alteração do comportamento alimentar do consumidor português. Dissertação de Mestrado IPAM

Martinino et al. (2021). Healthy habits and Instagram: A cross-sectional study. Clin Ter, 172(3), 215–217. https://doi.org/10.7417/CT.2021.2317.

Mesquita, C. (2018). Alimentação saudável: o impacto dos influenciadores na intenção de compra dos seguidores.

Metzger et al. (2003). Credibility for the 21st century: Integrating perspectives on source, message, and media credibility in the contemporary media environment. Communication Yearbook, 27, 293–335.

Mintel. (2014). 29 million Americans have posted a food or drink picture at a restaurant. Mintel Group. Obtido de https://www.mintel.com/press-centre/restaurant-technology-trends/

Momentum. (2018). Who’s really at fault? The Elle Darby influencer marketing debate. https://momentumsocial.com/elle-darby-influencer-marketing-debate/.

Nash & Jones. (2017). Eating Ourselves into Identity? An Investigation into the Relationship between Dining-Out Experiences and Identity production on Instagram amongst Female Young Professionals. Journal of Promotional Communications.

Neely, E., Walton, M. & Stephens, C. (2014). Young people's food practices and social relationships. A thematic synthesis. Appetite, 82, 50–60.

Nielsen. (2015). Geração Global: Estilos de vida. https://www.nielsen.com/wp-content/uploads/sites/3/2019/04/EstudoGlobal-EstilodeVida-nov2015.pdf.

O’Brien, M. C., McConnon, A., Hollywood, L. E., Cuskelly, G. J., Barnett, J., Raats, M. & Dean, M. (2015). Let’s talk about health: shoppers’ discourse regarding health while food shopping. Public Health Nutrition, 18(6), 1001–1010. https://doi.org/10.1017/S1368980014001116.

Peixoto, S. (2020). Redes sociais e escolhas alimentares [dissertação de mestrado]. Universidade do Porto.

Philip, L. (2016). Impact of food blogs on the readers. International Journal of Scientific & Technology Research, 5(6). https://doi.org/10.4172/2165-7912.1000300.

Pliner, P. & Mann, N. (2204) Influence of social norms and palatability on amount consumed and food choice. Appetite, 42(2), 227–237.

Puspita & Hendrayati. (2020). Food blogger review on Instagram as an alternative for helping consumer purchase decision. Advances in Economics, Business and Management Research, 117.

Ramachandran, D. et al. (2018). Food trends and popular nutrition advice online—Implications for public health. Online J Public Health, 10(2)

Randall & Sanjur. (1981). Food preferences—their conceptualization and relationship to consumption. Ecology of Food and Nutrition, 11 (3).

Rodrigues, C. (2018). Fontes de informação na procura de conhecimentos sobre alimentação e nutrição: uso, confiança e credibilidade. Dissertação de Mestrado Universidade do Porto.

Santos, M. (2020). O poder dos healthy food influencers no processo de decisão de compra da Geração Z e no seu consumo de produtos associados a uma alimentação saudável e equilibrada.

Scarff et al. (2017). Orthorexia nervosa: An obsession with healthy eating. Federal Practitioner.

Silva, P. (2016). Have you met the new consumer?. Deloitte.

SS A. et al. (2020). Repercussões das redes sociais na imagem corporal de seus usuários: Revisão integrativa.

The Hartman Group. (2019). The media consumption habits of Gen Z.

Top Hashtags. (2020). https://top-hashtags.com/Instagram/.

Turner & Lefevre (2017). Instagram use is linked to increased symptoms of orthorexia nervosa. Eat Weight Disord, 22, 277–284.

Van der Laan et al. (2011). The first taste is always with the eyes: A meta-analysis on the neural correlates of processing visual food cues. NeuroImage, 55 (1), 296–303.

Vaterlaus J. et al. #Gettinghealthy: The perceived influence of social media on young adult health behaviors. Computers in Human Behavior 45.

Wachyuni, S. S. & Priyambodo, K. T. (2020). The influence of celebrity endorsement in restaurant product purchase decisions making. International Journal of Management, Innovation & Entrepreneurial Research, 6(2), 45–54.

Walker, J. R. (2014). Exploring the hospitality industry. Pearson.

Walsh, S. A. (2020). You are what your insta: Clean eating and the symbolic representation of food. Digital Food Cultures, 54–67.

Walther, J. B. & Whitty, M. T. (2021). Language, psychology, and new new media: The hyperpersonal model of mediated communication at twenty-five years. J. Lang. Soc. Psychol, 40, 120–135.

World Health Organization. (2021). Digital food environments. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/342072/WHO-EURO-2021-2755-42513-59052-eng.pdf?sequence=1.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO - Techvolution: Explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing

Como Citar

A influência do Instagram nas escolhas alimentares. (2024). Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica810