Educação em Relações Públicas
competências valorizadas pelos profissionais em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica793Palavras-chave:
Relações Públicas, competências profissionais, educação em RP, ensino superiorResumo
Tendo em consideração as mudanças potenciadas pela transformação digital e pelas redes sociais, juntamente com as diferenças geracionais na formação pré-universitária, este estudo visa identificar e analisar as competências valorizadas pelos profissionais em Portugal, especificamente as referentes a recém-formados. Através da análise de conteúdo de 87 entrevistas, identificam-se as competências que são predominantemente valorizadas no país, em comparação com as mencionadas na literatura existente. Os resultados enfatizam a predominância de competências de âmbito geral, dando destaque a capacidades comunicacionais e às que se referem a competências relacionadas com conteúdos digitais. Nestes ecoam as reflexões de Margarida Kunsch, Kate Fitch e Jacquie L’Etang, sugerindo que, embora o estudo seja local, os resultados estão alinhados com tendências globais na área. Este quadro de referência pode orientar o desenvolvimento curricular e estimular reflexões sobre a educação em Relações Públicas.
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