Educação em Relações Públicas

competências valorizadas pelos profissionais em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica793

Palavras-chave:

Relações Públicas, competências profissionais, educação em RP, ensino superior

Resumo

Tendo em consideração as mudanças potenciadas pela transformação digital e pelas redes sociais, juntamente com as diferenças geracionais na formação  pré-universitária, este estudo visa identificar e analisar as competências valorizadas pelos profissionais em Portugal, especificamente as referentes a recém-formados. Através da análise de conteúdo de 87 entrevistas, identificam-se as competências que são predominantemente valorizadas no país, em comparação com as mencionadas na literatura existente. Os resultados enfatizam a predominância de competências de âmbito geral, dando destaque a capacidades comunicacionais e às que se referem a competências relacionadas com conteúdos digitais. Nestes ecoam as reflexões de Margarida Kunsch, Kate Fitch e Jacquie L’Etang, sugerindo que, embora o estudo seja local, os resultados estão alinhados com tendências globais na área. Este quadro de referência pode orientar o desenvolvimento curricular e estimular reflexões sobre a educação em Relações Públicas.

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Biografias do Autor

  • Evandro Samuel Oliveira, LabCom, Universidade da Beira Interior e Universidade Autónoma de Lisboa

    Investigador Associado do LabCom, Professor Auxiliar na UAL e Professor Convidado na Universidade de Mannheim (Alemanha). Presidente reeleito da secção de Comunicação Organizacional e Estratégica da ECREA. Doutor em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Leipzig, Alemanha(Dr. rer. pol.); em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal(Dr. phil.); e em Comunicação Estratégica pela Universidade Autónoma de Barcelona, Espanha. Recebeu prémios de Investigação atribuídos pela EUPRERA em 2019 e pela AIRP em 2023. As suas principais áreas de investigação são Comunicação Estratégica, Comunicação de grupos da sociedade civil, Comunicação e Diversidade, e Relações Públicas.

  • Nuno de Correia Brito, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, ICNOVA

    Professor Adjunto na ESECS do Instituto Politécnico de Leiria. Colabora com a UAL, no âmbito do ensino pós-graduado (Autónoma Academy). Concluiu o mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação no ISCTE, em 2011, e o doutoramento em Ciências da Comunicação pela mesma universidade, em 2017. Atua na área das Ciências da Comunicação e desenvolve a sua pesquisa em Comunicação Estratégica, Comunicação Política e Movimentos Sociais. É Investigador Integrado do ICNOVA da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Conta ainda com mais de dez anos de experiência profissional na área da Consultoria de Comunicação e Relações Públicas.

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Publicado

2024-06-28

Como Citar

Educação em Relações Públicas: competências valorizadas pelos profissionais em Portugal. (2024). Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica793