Publicidade social transversal e pós-fotografia na cidade de Itaboraí das artes

um projeto de transformação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.359

Palavras-chave:

publicidade social transversal, pós-fotografia, Itaboraí das Artes, pesquisa-ação, convergência digital

Resumo

O presente artigo pretende refletir criticamente sobre os resultados obtidos na oficina de fotografia do projecto “Itaboraí das Artes", implementado na cidade de Itaboraí-RJ entre 2020 e 2021. Com o objetivo de capacitar um grupo de artistas locais (oleiros e artesãs) com técnicas de comunicação publicitária para fomentar a participação cidadã na solução de problemas ligados à sustentabilidade local, fundamentámos o planejamento didático nas teorias contemporâneas sobre convergência digital e pós-fotografia. O intuito foi estimular a emancipação do target para divulgar e incrementar a comercialização de suas produções. A metodologia, com as devidas adaptações ao cenário da pandemia, foi a pesquisa-ação (Thiollent, 2003), que prevê a inserção e a intervenção do pesquisador nas atividades e está diretamente ligada à práxis da Publicidade Social Transversal.

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Biografias do Autor

  • Patrícia Saldanha, Universidade Federal Fluminense

    Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora e Professora do Curso de Comunicação Social e Publicidade e Propaganda(UFF). Doutora e mestre em Comunicação e Cultura e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora e vice-coordenadora do GT de Cidadania da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC). Coordenadora do Intercom Jr. Cidadania (2016-2018). Fundadora e Coordenadora geral do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (Laccops)”. Pesquisadora com ênfase em: Publicidade social, Publicidade sensorial, midiatização, hegemonia e contra-hegemonia, comunicação comunitária.

  • Rômulo Corrêa, Universidade Federal Fluminense

    Professor Adjunto do Curso de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Psicologia Social pela Universidade Gama Filho (UGF). Doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Coordenador do Núcleo de Imagens do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (Laccops). Fotógrafo e jornalista.

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Publicado

2022-06-30

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO Publicidade: novos formatos, novos conteúdos

Como Citar

Publicidade social transversal e pós-fotografia na cidade de Itaboraí das artes: um projeto de transformação social . (2022). Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.359