Comunicação da marca em realidade aumentada

aplicações em embalagens e rótulos de produtos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.316

Palavras-chave:

realidade aumentada, publicidade, marcas, conteúdo digital , formatos publicitários

Resumo

O artigo debate potencialidades de comunicação das marcas em cenários de Realidade Aumentada (RA), especificamente com a aplicação dessa tecnologia na superfície de embalagens e rótulos de produtos. São apresentados aspectos conceituais da RA e sua conexão com a publicidade para, então, avançar com uma ação empírica na qual três situações de comunicação das marcas em RA são exploradas (vinho, leite e molho de tomate). A coleta e análise de dados foi realizada de forma qualitativa, a possibilitar o cruzamento dos achados empíricos com elementos teóricos de RA e marcas. Em suma, os resultados são sintetizados em quadros que evidenciam os principais achados e subsidiam uma discussão sobre as visualidades, as sonoridades, as interatividades e as estratégias de comunicação das marcas em RA.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Professor Adjunto do Departamento de Comunicação na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Pós-Doutor em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Doutor e Mestre em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP). Pesquisador no LIMC (PPGCOM/UFRGS), CITI (EP/USP), 4C (ECA/USP), INCRIA (PPGDR/Faccat) e Clepul (UL/Lisboa).

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Publicado

2022-06-30

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO Publicidade: novos formatos, novos conteúdos

Como Citar

Comunicação da marca em realidade aumentada: aplicações em embalagens e rótulos de produtos. (2022). Comunicação Pública, 17(32). https://doi.org/10.34629/cpublica.316