Relações Públicas

O que lhes chamam as Agências de Comunicação em Portugal?

Autores

  • Kelly Gomes Pereira Escola Superior de Comunicação Social (IPL)

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.150

Palavras-chave:

relações públicas, desempenho das relações públicas, Acordos de Estocolmo, comunicação, consultoria e relações públicas em Portugal

Resumo

O presente trabalho tem por objectivo estudar o desempenho actual da profissão de Relações Públicas em Portugal. Frequentemente associadas a actividades pouco relevantes ou vistas como um mero conjunto de técnicas executantes, assume-se neste trabalho uma visão de Relações Públicas como um elemento estratégico e fundamental à gestão organizacional. Assume-se aqui as RP como um acelerador de estratégia.
As Relações Públicas, tal como as conhecemos hoje, são extremamente jovens e embora exista uma grande panóplia de definições e conceitos a si associados, estamos longe de chegar a um consenso e a uma definição institucionalizada sobre a profissão.
Relações Públicas: desconhecimento do conceito ou não reconhecimento da actividade? É a esta questão que se procura responder através desta investigação. Deste modo, tendo como ponto de partida os Acordos de Estocolmo pretende-se perceber se o sector das Agências e Consultoras, em Portugal, pratica as actividades descritas neste documento como sendo as práticas das RP e, assim, perceber se a noção de Relações Públicas em Portugal está de acordo com a visão global e hoje consensual das RP. Pretende ainda, em última instância, analisar o desempenho da profissão em Portugal.

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

Relações Públicas: O que lhes chamam as Agências de Comunicação em Portugal?. (2021). Comunicação Pública, 7(12). https://doi.org/10.4000/cp.150