A promoção da saúde através das redes sociais

uma análise de boas práticas

Autores

  • Paulo Ribeiro Cardoso Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa; Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa
  • Gloria Jólluskin Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa
  • Isabel Silva Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.12268

Palavras-chave:

redes sociais, promoção da saúde, literacia em saúde, marketing digital

Resumo

A crise no âmbito sanitário, social e económico, instalada pela COVID-19, veio demonstrar a importância da promoção da saúde. As organizações governamentais e não governamentais assumem um papel importante neste contexto, utilizando vários canais de comunicação para a concretização dos seus objetivos, entre os quais as redes sociais. Muitas destas organizações produzem os seus próprios manuais de conduta, com um conjunto de princípios para a gestão de redes sociais. Assim, a análise destes materiais pode proporcionar a sistematização de conceitos e técnicas que podem ser úteis no momento de usar as redes sociais para a promoção da saúde. Neste contexto, o presente trabalho analisa estas ferramentas de modo a sistematizar as principais regras para a gestão de redes sociais na promoção da saúde. Foi realizada uma análise de conteúdo, de carácter qualitativo, de uma amostra de toolkits de organizações de saúde com orientações sobre a gestão de redes sociais. O corpus de análise foi constituído por 12 manuais práticos, tendo sido possível identificar seis dimensões temáticas, com um total de 32 categoriais que traçam, de um modo geral, um mapa de boas práticas.

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Biografias do Autor

  • Paulo Ribeiro Cardoso, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa; Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa

    Doutorado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona. Docente na Universidade Lusíada do Porto e na Universidade Fernando Pessoa, nas áreas do Marketing e da Comunicação. Enquanto investigador tem publicado e divulgado os seus trabalhos em revistas científicas e em congressos nacionais e internacionais. Enquanto consultor tem trabalhado na área do comportamento do consumidor, da identidade da marca e do planeamento de comunicação.

     

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais,
    Universidade Fernando Pessoa;
    Faculdade de Ciências da Economia e da Empresa,
    Universidade Lusíada do Porto
    Praça 9 de Abril, 349,
    4249-004 Porto

  • Gloria Jólluskin, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Fernando Pessoa

    Doutorada em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Professora Auxiliar da Universidade Fernando Pessoa (UFP). Membro do Laboratório de Psicometria da UFP. Possui título de especialista em Psicologia Social e em Psicologia da Justiça atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    Faculdade de Ciências Humanas e Sociais,
    Universidade Fernando Pessoa
    Praça 9 de Abril, 349,
    4249-004 Porto

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Publicado

2021-07-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens

Como Citar

A promoção da saúde através das redes sociais: uma análise de boas práticas. (2021). Comunicação Pública, 16(30). https://doi.org/10.4000/cp.12268