Vol. 16 N.º 30 (2021): Número com dossiê temático
DOSSIÊ TEMÁTICO
Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens
Advertising in times of the pandemic: new challenges and approaches
EDITORES
Elsa Simões, Universidade Fernando Pessoa
Sandra Tuna, Universidade Fernando Pessoa
A publicidade é, e tem sido desde sempre, um importante indicador de mudanças sociais, em todas as áreas. Mesmo quando confrontada com situações extremas, tais como a que vivemos presentemente, as sociedades ocidentais contemporâneas mantêm a necessidade de prosseguir com os seus processos, na medida em que as rodas da economia das quais dependemos têm de continuar a girar, independentemente dos percalços que ameaçam bloquear o sistema. A publicidade tem, portanto, de se adaptar de forma rápida e eficaz à alteração profunda de paradigma que a pandemia provocou: ao mesmo tempo que as novas mensagens publicitárias enfatizam a necessidade de manter vivo o processo de consumo, têm necessidade de acentuar visivelmente o facto de haver consonância total de interesses entre anunciante e consumidor.