Do impresso ao digital
o processo de transição do New York Times
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.5048Palavras-chave:
jornalismo, New York Times, paradigma de negócios digital, Web 2.0Resumo
Este artigo procurou analisar o processo de transição do New York Times para o paradigma de negócios digital, processo que possui características específicas, responsáveis por tornar a sua adaptação à Web 2.0 possível e, além disso, lucrativa. Tal estudo se justifica devido à própria tradição do periódico, já que ele está presente desde 1851, tendo sido fundado por Henry R. Raymond. Atualmente, o NYT dá um passo à frente, procurando se destacar também na produção de conteúdo online e, consequentemente, atrair mais assinantes digitais. Nesse sentido, este artigo procura entender quais estratégias têm sido adotadas pelo jornal para enfrentar a crise vivenciada pelo jornalismo mundialmente e, assim, se reinventar em um cenário digital.
Downloads
Referências
Costa, C. T. (2014). Um modelo de negócio para o jornalismo digital. Disponível em: http://www.omercadodenoticias.com.br/wp-content/uploads/um-modelo-de-negocio-para-jornalismo-digital_caio_tulio_costa.pdf. [Consult. em: 4 de setembro de 2018].
Costa, C. T. (2015). 6 pillars of a revenue-generating business model for digital journalism. Disponível em: https://www.inma.org/blogs/keynote/post.cfm/6-pillars-of-a-revenue-generating-business-model-for-digital-journalism#ixzz3avNd1NIp[Consult. em 29 de agosto de 2018].
Fechine, Y. & Figueirôa, A. (2011). Transmidiação: explorações conceituais a partir da telenovela brasileira. In: LOPES, Maria Immacolata Vassalo de (Org.). Ficção televisiva transmidiática no Brasil: plataforma, convergências, comunidades virtuais. Porto Alegre, Brasil: Sulinasm p.17-59.
Grueskin, B., Seave, A & Graves, L. (2011). Chapter four: The new media. Disponível em: https://archives.cjr.org/the_business_of_digital_journalism/chapter_four_the_new_new_media.php[Consult. em 29 de agosto de 2018].
Jenkins, J. (2014). The prosumption presumption. Disponível em: http://henryjenkins.org/2014/01/the-prosumption-presumption.html [Consult. em 30 de agosto de 2018].
Molina, M. (2008). Os melhores jornais do mundo - uma visão da imprensa internacional. São Paulo, Brasil: Globo.
Munday, R. (2018). New York Times: Conception Series. Disponível em: https://www.shortoftheweek.com/news/new-york-times-conception-series/ [Consult. em 29 de agosto de 2018].
NYTCO. (2006). 2005 annual Report. Disponível em: http://www.nytco.com/investors/financials/annual_reports _2005.html [Consult. em 29 de agosto de 2018].
NYTCO. (2005). 2004 annual report. Disponível em: http://www.nytco.com/investors/financials/annual_reports_2004.html [Consult. em 29 de agosto de 2018].
NYTCO. (2017). The New York Times company 2017 annual report. Disponível em: http://www.annualreports.com/HostedData/AnnualReportArchive/n/NYSE_NYT_2017.pdf [Consult. em 20 de agosto de 2019].
NYTCO. (2018). 2018 Diversity and inclusion report. Disponível em: https://www.nytco.com/company/diversity-and-inclusion/2018-diversity-inclusion-report/ [Consult. em 13 de agosto de 2019].
NYTCO. (2018). The year in numbers: 2018. Disponível em: https://www.nytco.com/the-year-in-numbers-2018/ [Consult. em 13 de agosto de 2019].
Saliba, R. (2016). A construção do jornalismo audiovisual na web: um olhar sobre o New York Times e o Buzzfeed. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5443 [Consult. em 29 de agosto de 2019].
Talese, G. (2000). O reino e o poder: uma história do New York Times. São Paulo, Brasil: Companhia das Letras.
Thubron, R. (2018). New York Times CEO says print edition of paper could end in ten years. Disponível em: https://www.techspot.com/news/73274-new-york-times-ceo-print-edition-paper-could.html [Consult. em 30 de agosto de 2019].
Watté, B. (2003). O modelo de negócios do The New York Times na era da internet: uma referência para a indústria de jornais / Bruno Henriques Watté. Belo Horizonte, Brasil: 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.