Vol. 14 N.º 27 (2019): Número com dossiê temático

					Ver Vol. 14 N.º 27 (2019): Número com dossiê temático

DOSSIÊ TEMÁTICO

Desinformação, Jornalismo e Modelos de Negócio

Disinformation, Journalism and Business Models

EDITORES

Suzana Cavaco, CITCEM -Faculdade de Economia da Universidade do Porto

 

O cidadão, para atuar em democracia, precisa de ter acesso a informação relevante, verídica e plural. A responsabilidade social da imprensa – um conceito introduzido em 1947 pela Comissão Hutchins – assenta no direito fundamental a informar e a ser informado. O jornalista desempenha um papel socialmente reconhecido de construção da realidade. Trata-se de um “poder simbólico”: um poder “invisível”, “quase mágico”, “de fazer ver e fazer crer, de confirmar ou de transformar a visão do mundo e, deste modo, a ação sobre o mundo, portanto o mundo” (Bourdieu, 1989). Nos anos 90, Bourdieu (1997) criticava os jornalistas por deterem o monopólio de facto dos instrumentos de difusão da informação a grande escala, contra o qual se defrontavam os produtores culturais…

Publicado: 2019-12-15