Retórica da Publicidade Pandémica

Autores

  • Samuel Mateus Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.12260

Palavras-chave:

publicidade, retórica, discurso publicitário, invenção, identidade de marca, COVID-19, discurso mediático

Resumo

Ao mesmo tempo que o mundo foi assolado pelo confinamento global e pela devastação causada pela epidemia de COVID-19, também a indústria da publicidade sofreu um substancial abalo, o qual lhe coloca enormes desafios.
Este artigo investiga as estratégias discursivas de adaptação que o discurso publicitário pandémico regista e, particularmente, identifica as principais mensagens veiculadas. Embora possa pautar-se por ser um espaço de evasão e entretenimento, no caso da pandemia de COVID-19, a publicidade analisada reflete as transformações sociais experienciadas pelos indivíduos e coloca-se como uma voz responsável que não só assume os deveres de distanciamento social, como dá o exemplo a seguir. Assim, as marcas, através da publicidade, assumem-se como protagonistas e agentes relevantes dos comportamentos responsáveis, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento da imagem de marca.
Adotando um ponto de vista retórico, é examinada a construção das mensagens a partir da sua Invenção, Disposição, Elocução e Ação. Conclui-se que existe uma enorme uniformidade na construção retórica da publicidade pandémica, em que a Invenção se concentra na tese “separados mas juntos” e se desdobra em duas subteses: “vamos conseguir ultrapassar isto juntos”; e “sempre estivemos presentes e sempre estaremos”.

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Biografia do Autor

  • Samuel Mateus, Universidade da Madeira

    Professor Auxiliar na Universidade da Madeira, onde ensina “Estudos de Comunicação” e “Análise do Discurso Mediático”. É autor do ebook Discurso Mediático (Labcom,2021) e organizador do número temático da revista Rhétoriké dedicado à “Retórica da Publicidade”.

    Universidade da Madeira; Labcom
    Campus Universitário da Penteada
    9020-105 Funchal

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Publicado

2021-07-06

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Publicidade em tempos de pandemia: novos desafios e abordagens

Como Citar

Retórica da Publicidade Pandémica. (2021). Comunicação Pública, 16(30). https://doi.org/10.4000/cp.12260