A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra

Autores

  • Mariana Neto Carmo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7548

Palavras-chave:

comunicação omnicanal, hotelaria, comunicação não verbal, turismo, atendimento

Resumo

Este artigo pretende acrescentar conhecimento sobre a comunicação não verbal (CNV) e a sua influência no turismo, utilizando o estudo de caso de um hotel de cinco estrelas em Sintra. Estudos mostram a necessidade da aplicação de uma correta comunicação para obter os melhores resultados ao nível de hospitalidade, no entanto, as referências e as fundamentações sobre a CNV são pouco aprofundadas. Os objetivos são perceber de que modo são aplicados os elementos da CNV no atendimento feito no Front Office (FO); se existe e qual a formação no hotel sobre a CNV; e qual a perceção que tanto os colaboradores como as chefias têm sobre a utilização dos elementos da CNV. A investigação tem um caráter qualitativo. A recolha de informação baseou-se em dados bibliográficos e informações recolhidas no hotel. Os resultados apresentados são baseados na observação direta feita no FO, assim como nas respostas obtidas em entrevistas semiestruturadas. Aferiu-se que os colaboradores, apesar de terem uma formação de curta duração para a interação direta com o hóspede/cliente, se empenham em aplicar a CNV, recorrendo a um sorriso profissional e ao contacto visual.

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Biografia do Autor

  • Mariana Neto Carmo, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

    Licenciada em Ciências da Comunicação pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, trabalha neste momento como Assessora de Comunicação na Multipessoal, empresa de recursos humanos. Continua a estudar escrita criativa e copywriting.

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Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: A comunicação omnicanal em turismo

Como Citar

A Comunicação Não Verbal no Turismo. Caso de um hotel 5* em Sintra . (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7548