Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste

Autores

  • Joana Raquel Fernandes Pinto Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa
  • Isabel Soares CAPP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7298

Palavras-chave:

comunicação omnicanal, enoturismo, imagem, visual, ponto de venda

Resumo

Este artigo aborda a comunicação visual em unidades de enoturismo da Região Oeste de Portugal. As Ciências da Comunicação consagraram a comunicação integrada, adotaram a perspetiva omnicanal e têm dado atenção crescente à comunicação não verbal. O estudo do turismo tem beneficiado de artigos sobre comunicação digital, comunicação interpessoal e atendimento. Porém, a parte visual da comunicação turística não tem sido ainda consistentemente investigada em Portugal. Os objetivos de investigação são: a) caracterizar elementos de comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste; b) avaliar a coerência dos elementos de comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste; e c) refletir sobre o alinhamento entre os conteúdos online e a comunicação offline na comunicação visual em unidades de enoturismo da Região do Oeste. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, incluindo a observação direta e entrevistas a profissionais de comunicação. Apurou-se existirem diferenças acentuadas entre os espaços no que respeita à comunicação no ponto de venda, ao vestuário e aos acessórios dos funcionários. Foi possível concluir que, para os profissionais entrevistados, a integração dos vários elementos da comunicação visual é necessária e preponderante na imagem que o consumidor tem da unidade de enoturismo e também no seu sucesso.

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Biografias do Autor

  • Joana Raquel Fernandes Pinto, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

    Estudante do 3.º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa. Tem experiência profissional em turismo e a sua investigação debruça-se sobre o atendimento, a comunicação interpessoal e a comunicação turística.

  • Isabel Soares, CAPP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

    Doutora em Estudos Anglo-Portugueses e Professora Associada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa, onde coordena a Escola de Línguas e Linguagens e é, atualmente, vice-presidente com o pelouro da Qualidade e das Unidades de Missão. Foi membro fundador da Association for Literary Journalism Studies, à qual presidiu entre 2016 e 2018. É pesquisadora integrada do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) e investigadora do Centro de Estudos Africanos. As suas áreas de interesse incluem: jornalismo literário, estudos linguísticos e culturais e imperialismo.

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Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: A comunicação omnicanal em turismo

Como Citar

Comunicação visual integrada em unidades de enoturismo da Região Oeste. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7298