Techvolution

exploring the nexus of new technologies, consumers, and marketing

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica830

Keywords:

Marketing, Consumer, Digital Technology, Innovation

Abstract

This thematic dossier aims to stimulate academic discussion on the symbiotic relationship between technology, consumers, and marketing. To this end, it gathers studies that investigate how the digital revolution is shaping consumer behavior and marketing strategies. Based on different study objectives, approaches, and perspectives, the presented articles provide a comprehensive analysis of the technological impact on consumer behavior dynamics and marketing, highlighting three main thematic areas.: the importance of digital influencers and social networks, the consumption of digital content, and technological innovations in marketing. 

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Author Biographies

  • Ana Teresa Machado, Escola Superior de Comunicação Social - IPL , LIACOM - ESCS

    Ana Teresa Machado é doutorada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (UL), com especialização em Marketing, com ênfase em Marketing Digital. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Politécnico de Lisboa (IPL), coordenadora do curso de mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS. É membro colaborador do centro de investigação CiTUR Estoril, acreditado pela FCT. A sua investigação centra-se principalmente no marketing digital, marketing nas redes sociais e comportamento do consumidor. Tem publicado vários artigos, participado em projectos de investigação em Marketing e Turismo. Colabora ativamente em várias revistas científicas, participando em comissões editoriais e científicas, e desempenha também um papel na organização e participação nas comissões de conferências científicas.

  • Zélia Raposo santos, Escola Superior de Comunicação Social - IPL , LIACOM - ESCS

    Zélia Raposo Santos é doutorada em Gestão da Informação pela Information Management School (Nova IMS), Universidade Nova de Lisboa (UNL), com especialização em Estudos de Mercado com ênfase em Marketing. É Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Politécnico de Lisboa (IPL), subcoordenadora do curso de mestrado em Publicidade e Marketing na ESCS, e Professora Associada Convidada na Nova IMS, UNL. A sua investigação centra-se principalmente no marketing em social media e no comportamento do consumidor. Publicou vários artigos em revistas de topo, participou em projectos de investigação em Marketing, Turismo e Jornalismo, e colabora como revisora em várias revistas científicas.  Os seus interesses de investigação centram-se no comportamento do consumidor, no marketing e na comunicação em redes sociais e na modelação de equações estruturais.

     

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Published

2024-06-28

Issue

Section

Special Issue - Techvolution: Exploring the nexus of new technologies, consumers and marketing

How to Cite

Techvolution: exploring the nexus of new technologies, consumers, and marketing. (2024). Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica830