Profissionais especializados e receptores-fontes
a fotografia no contexto da ‘pós-verdade’
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.7096Palavras-chave:
fotojornalismo, pós-verdade, verdade, fotografias falsasResumo
As tecnologias digitais ofereceram subsídio técnico-estrutural para mudanças nas formas de comunicabilidade e quebraram o monopólio da informação jornalística, enquanto ordenadora de sentido do mundo social. Este artigo não parte do pressuposto do fim do jornalismo, mas traz em evidência o agenciamento dos receptores como produtores de informação – pelo que os que iremos denominar por receptores-fontes – e de profissionais em Big Data para a manipulação da informação em larga escala e de forma especializada. A partir deste cenário, objetiva-se investigar a manipulação fotográfica no trato da informação a fim de instigar a reflexão e os desafios da multiplicidade de olhares em um contexto em que a verdade vem se desvinculando da sua posição cartesiana da idade moderna e revelando suas combinações, contradições, afetos e imaginação e mostrando-se como instrumento político de reforço às crenças pessoais.
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