Techvolution

explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing

Autores

  • Ana Teresa Machado Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL), LIACOM - ESCS https://orcid.org/0000-0002-0415-2058
  • Zélia Raposo Santos Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL), LIACOM - ESCS https://orcid.org/0000-0003-3858-311X

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica830

Palavras-chave:

Marketing, Consumidor, Tecnologia Digital, Inovação

Resumo

Este dossiê temático tem como objetivo principal estimular a discussão académica sobre a relação simbiótica entre tecnologia, consumidores e marketing. Para isso, reúne estudos que investigam como a revolução digital está a moldar o comportamento do consumidor e as estratégias de marketing. Com base em diferentes objetivos de estudo, abordagens e perspetivas, os artigos apresentados proporcionam uma análise abrangente do impacto tecnológico na dinâmica no comportamento do consumidor e no marketing, destacando-se  três áreas temáticas: a importância dos influenciadores digitais e das redes sociais, o consumo de conteúdo digital e as inovações tecnológicas no marketing.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ana Teresa Machado, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL), LIACOM - ESCS

    Ana Teresa Machado é doutorada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (UL), com especialização em Marketing, com ênfase em Marketing Digital. É Professora Coordenadora na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Politécnico de Lisboa (IPL), coordenadora do curso de mestrado em Publicidade e Marketing da ESCS. É membro colaborador do centro de investigação CiTUR Estoril, acreditado pela FCT. A sua investigação centra-se principalmente no marketing digital, marketing nas redes sociais e comportamento do consumidor. Tem publicado vários artigos, participado em projectos de investigação em Marketing e Turismo. Colabora ativamente em várias revistas científicas, participando em comissões editoriais e científicas, e desempenha também um papel na organização e participação nas comissões de conferências científicas.

  • Zélia Raposo Santos, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL), LIACOM - ESCS

    Zélia Raposo Santos é doutorada em Gestão da Informação pela Information Management School (Nova IMS), Universidade Nova de Lisboa (UNL), com especialização em Estudos de Mercado com ênfase em Marketing. É Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Politécnico de Lisboa (IPL), subcoordenadora do curso de mestrado em Publicidade e Marketing na ESCS, e Professora Associada Convidada na Nova IMS, UNL. A sua investigação centra-se principalmente no marketing em social media e no comportamento do consumidor. Publicou vários artigos em revistas de topo, participou em projectos de investigação em Marketing, Turismo e Jornalismo, e colabora como revisora em várias revistas científicas.  Os seus interesses de investigação centram-se no comportamento do consumidor, no marketing e na comunicação em redes sociais e na modelação de equações estruturais.

     

Referências

Andrade, I. M. D., & Tumelero, C. (2022). Increasing customer service efficiency through artificial intelligence chatbot. Revista de Gestão, 29(3), 238-251. https://doi.org/10.1108/rege-07-2021-0120

Buhalis, D. & Volchek, K. (2021). Bridging marketing theory and big data analytics: The taxonomy of marketing attribution. International Journal of Information Management, 56. https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2020.102253.

Castells, M. (2003). A galáxia Internet: Reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Zahar.

Cheung, M. L., Leung, W. K. S., Yang, M. X., Koay, K. Y., & Chang, M. K. (2022). Exploring the nexus of social media influencers and consumer brand engagement. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics, 34(10), 2370-2385. https://doi.org/10.1108/APJML-07-2021-0522.

Chung, K., Chen, C., Tsai, H. & Chuang, Y. (2021). Social media privacy management strategies: A SEM analysis of user privacy behaviors. Computer Communications, 174, 122–130. https://doi.org/10.1016/J.COMCOM.2021.04.012.

Dobrinskaya, D. E. (2020). Digital society: Sociological perspective. Moscow State University Bulletin. Series 18. Sociology and Political Science, 25(4), 175–192.

Drucker, P. F. (2008). Managing oneself. Harvard Business Review Press.

Hollebeek, L., Sprott, D., Andreassen, T., Costley, C., Klaus, P., Kuppelwieser, V., Karahasanovic, A., Taguchi, T., Islam, J., & Rather, R.. (2019).Customer engagement in evolving technological environments: synopsis and guiding propositions. European Journal of Marketing, 53(9), 2018–2023. https://doi.org/10.1108/EJM-09-2019-970.

Li, F., Larimo, J. & Leonidou, L. C. (2021) Social media marketing strategy: definition, conceptualization, taxonomy, validation, and future agenda. Journal of the Academy of Marketing Science, 49(1), 51–70. https://doi.org/10.1007/s11747-020-00733-3.

Moran, G., Muzellec, L. & Johnson, D. (2019). Message content features and social media engagement: evidence from the media industry. Journal of Product & Brand Management. 29(5), 533-545. https://doi.org/10.1108/jpbm-09-2018-2014.

Muhammad, S., Dey, B., Kamal, M. & Alwi, S. (2021). Consumer engagement with social media platforms: A study of the influence of attitudinal components on cutting edge technology adaptation behaviour. Computers in Human Behavior.121. https://doi.org/10.1016/J.CHB.2021.106802.

Pavlou, P. (2003). Consumer acceptance of electronic commerce: Integrating trust and risk with the technology acceptance model. International Journal of Electronic Commerce, 7, 101–134. https://doi.org/10.1080/10864415.2003.11044275.

Pezzuti, T., Leonhardt, J. & Warren, C. (2021). Certainty in language increases consumer engagement on social media. Journal of Interactive Marketing, 53, 32–46. https://doi.org/10.1016/j.intmar.2020.06.005.

Teixeira, T. S., & Piechota, G. (2019). Unlocking the customer value chain: How decoupling drives consumer disruption. Crown Business. ISBN: 9781524763084.

Sajjad, M. & Zaman, U. (2020). Innovative perspective of marketing engagement: Enhancing users’ loyalty in social media through blogging. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity. https://doi.org/10.3390/JOITMC6030093.

Wu, L. & Wen, T. (2021). Understanding AI advertising from the consumer perspective. Journal of Advertising Research, 61, 133–146. https://doi.org/10.2501/JAR-2021-004.

Yoon, C. (2018). Extending the TAM for Green IT: A normative perspective. Computers in Human Behavior, 83, 129–139. https://doi.org/10.1016/j.chb.2018.01.032.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Techvolution: Explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing

Como Citar

Techvolution: explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing. (2024). Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica830