Influenciadores Digitais Seniores no TikTok — perfis e estratégias de comunicação
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica817Palavras-chave:
Influenciadores Digitais Seniores, comunicação digital, social media, TikTokResumo
A extensa disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a que temos assistido fez-se acompanhar de novas oportunidades e desafios. Uma sociedade conectada em rede e mediada por ecrãs acarreta a posse de competências específicas no que diz respeito a dispositivos eletrónicos que tendem, na sua maioria, a estarem menos presentes entre as gerações mais idosas. Contudo, a adesão das gerações mais velhas às TIC, nomeadamente à Internet e aos social media, tem vindo a aumentar e a dar lugar ao surgimento de influenciadores digitais seniores, conquistando milhões de seguidores e desenvolvendo parcerias com grandes marcas. Partindo de uma metodologia qualitativa netnográfica, a presente investigação pretende estudar o perfil dos influenciadores digitais seniores e apurar de que forma comunicam com os seus seguidores na plataforma TikTok. Para o efeito, procedeu-se ao estudo dos perfis e conteúdos de uma amostra de cinco influenciadores seniores. Os principais resultados mostram que os influenciadores que geram uma maior ligação com os seus seguidores são os que optam por um tipo de comunicação pessoal e intimista e manifestam um discurso positivo, calmo e amável, transmitindo serenidade e criando laços de empatia e afeto com os seus fãs. Ao criarem e compartilharem conteúdo, desconstroem o estereótipo em torno da velhice e apresentam-na prenhe de possibilidades que lhes permitem ser ativos, sem o medo do futuro.
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