A influência do Instagram nas escolhas alimentares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica810

Palavras-chave:

alimentação, Instagram, escolhas alimentares, influência

Resumo

As publicações sobre alimentação estão entre as mais frequentes no Instagram. Esta tendência pode ter influência no comportamento e nas escolhas alimentares dos utilizadores. Neste sentido, este trabalho procurou compreender se as publicações sobre alimentação no Instagram têm influência sobre as escolhas alimentares dos utilizadores e, se sim, de que forma e quais os fatores e características que contribuem para esta influência. Adotou-se uma abordagem quantitativa com aplicação de um inquérito por questionário. A amostra foi constituída de 1022 indivíduos, utilizadores da rede social Instagram que seguiam contas que publicavam conteúdos sobre alimentação. Concluiu-se que as publicações sobre alimentação têm muita influência nas escolhas alimentares, nomeadamente alimentar-se de forma mais saudável, cozinhar mais e experimentar alimentos diferentes do habitual. Os tipos de conta que mais influenciam os utilizadores são os dos nutricionistas, dos amigos e dos chefs de culinária. As características das publicações que mais influenciam os consumidores são a credibilidade do autor, a aparência dos alimentos e o equilíbrio nutricional. Podemos concluir também que os utilizadores que seguem mais nutricionistas têm tendência a ter uma alimentação mais saudável. Este estudo procurou preencher uma lacuna de conhecimento importante sobre o papel do Instagram na formação das escolhas alimentares, podendo dar algumas diretrizes na formulação de estratégias de comunicação e educação alimentar mais eficazes. 

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Biografias do Autor

  • Ana Silva, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL)

    Mestre em Publicidade e Marketing, pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. Pós-graduação em Marketing Digital pelo Instituto Português de Marketing e Administração. Licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra. É Brand Manager na Danone Nutricia.

  • Carla, Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa (ESCS - IPL)

    Doutorada  em  Comunicacion Social  pela Universidade Complutence de Madrid,  mestre  em  Comunicação,  Cultura  e  Tecnologias  da  Informação  pelo  ISCTE-Instituto  Universitário  de  Lisboa  e  licenciada  em  Relações Públicas e Publicidade pelo Instituto de Novas Profissões. É professora adjunta na Escola Superior de Comunicação Social onde leciona Linguagens Visuais e Linguagem Publicitária. Publicou diversos artigos em livros tais como, A Publicidade, O Estado da Arte em Portugal, Media and Body Cult e Medios de Comunicacion y Culto al Cuerpo.

     

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Publicado

2024-06-28

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Techvolution: Explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing

Como Citar

A influência do Instagram nas escolhas alimentares. (2024). Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica810