Educação em Relações Públicas

competências valorizadas pelos profissionais em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica793

Palavras-chave:

Relações Públicas, competências profissionais, educação em RP, ensino superior

Resumo

Tendo em consideração as mudanças potenciadas pela transformação digital e pelas redes sociais, juntamente com as diferenças geracionais na formação  pré-universitária, este estudo visa identificar e analisar as competências valorizadas pelos profissionais em Portugal, especificamente as referentes a recém-formados. Através da análise de conteúdo de 87 entrevistas, identificam-se as competências que são predominantemente valorizadas no país, em comparação com as mencionadas na literatura existente. Os resultados enfatizam a predominância de competências de âmbito geral, dando destaque a capacidades comunicacionais e às que se referem a competências relacionadas com conteúdos digitais. Nestes ecoam as reflexões de Margarida Kunsch, Kate Fitch e Jacquie L’Etang, sugerindo que, embora o estudo seja local, os resultados estão alinhados com tendências globais na área. Este quadro de referência pode orientar o desenvolvimento curricular e estimular reflexões sobre a educação em Relações Públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

A3ES. (s.d.). Glossário. https://www.a3es.pt/pt/documentos/ documentos/glossario.

Auger, G. A. & Cho, M. (2016). A comprehensive analysis of public relations curricula: Does it matter where you go to school, and is academia meeting the needs of the practice? Journalism & Mass Communication Educator, 71, 50–68. https://doi.org/10.1177/1077695814551830.

Baetzgen, A. & Tropp, J. (2013). Owned media: Developing a theory from the buzzword. Studies in Media and Communication, 1(2), 1–10. Redfame Publishing. https://doi.org/10.11114/smc.v1i2.172.

Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Edições 70.

Brunner, B., Zarkin, K. & Yates, B. (2018). What do employers want? What should faculty teach? A content analysis of entry-level employment ads in public relations. Journal of Public Relations Education, 4(2), 21–50.

Chappell, C., Hawke, G., Rhodes, C. & Solomon, N. (2003). High level review of training packages: Phase 1 report: An analysis of the current and future context in which training packages will need to operate. Australian National Training Authority.

Chartered Institute of Public Relations. (2022, s.d.). State of the Profession 2022 report. https://cipr.co.uk/CIPR/CIPR/Our_work/Policy/PR_research.aspx

Commission on Public Relations Education. (2018, April n.d). Fast forward: Foundations and future states. Educators and practitioners. http://www.commissionpred.org/wp-content/uploads/2018/04/report6-full.pdf.

Coombs, W. T. & Rybacki, K. (1999). Public relations education: Where is pedagogy? Public Relations Review, 25(1), 55–63. https://doi.org/10.1016/s0363-8111(99)80127-1.

Cornelissen, J. (2023). Corporate communication (7th ed.). SAGE Publications.

Doyle, A. (2019). Top skills employers seek in college graduates. The Balance. https://www.thebalance.com/top-skills-employers-seek-in-college-grads-4030755.

Fitch, K. and L'Etang, J. (2020), Problematising history in the public relations curriculum. Corporate Communications: An International Journal, 25(4), 703-716. https://doi.org/10.1108/CCIJ-11-2019-0122

Finegold, D. & Notabartolo, A. S. (2010). 21st-century competencies and their impact: An interdisciplinary literature review. William and Flora Hewlett Foundation. http://www.hewlett.org/uploads/21st%20Century_Competencies_Impact.pdf.

Flynn, T. (2014). Do they have what it takes? A review of the literature on knowledge, competencies, and skills necessary for twenty-first-century public relations practitioners in Canada. Canadian Journal of Communication, 39, 361–384.

Gonçalves, G. (2008). As Relações Públicas em Portugal. Um avisão da profissão através do currículo do ensino superior. M. (orgs) Comunicação e Cidadania. Atas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Comunicação. 192-201.

Gonçalves, G. (2009). Public relations in Portugal. An analysis of the profession through the undergraduate curriculum. Public Relations Review, 35(3). https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2009.05.003.

Krishna, A., Wright, D. & Kotcher, R. L. (2020). Curriculum rebuilding in public relations: Understanding what early career, mid-career, and senior PR/communications professionals expect from PR graduates. Journal of Public Relations Education, 6(1), 33–57.

Kuckartz, U. (2014). Qualitative text analysis: A guide to methods, practice & using software. SAGE.

Kunsch, M. (2017). A formação universitária em Relações Públicas: novas demandas e desafios da sociedade contemporânea. Revista Internacional de Relaciones Públicas, 14(VII), 5-22. http://dx.doi.org/10.5783/RIRP-14-2017-02-05-22

Meganck, S., Smith, J. & Guidry, J. P. D. (2020). The skills required for entry-level public relations: An analysis of skills required in 1,000 PR job ads. Public Relations Review, 46(5). https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2020.101973.

Todd, V. (2014). Public relations supervisors and Millennial entry-level practitioners rate entry-level job skills and professional characteristics. Public Relations Review, 40(5), 789–797. https://doi.org/10.1016/j.pubrev.2014.05.002.

Van Ruler, B. (2005). Commentary: Professionals are from Venus, scholars are from Mars. Public Relations Review, 31, 159–173. https://doi.org/10.10106/j.pubrev.2005.02.022.

Verhoeven, P., Zerfass, A. & Tench, R. (2011). Strategic orientation of communication professionals in Europe. International Journal of Strategic Communication, 5(2), 95–117. https://doi.org/10.1080/1553118X.2011.561080.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

Educação em Relações Públicas: competências valorizadas pelos profissionais em Portugal. (2024). Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica793