Publicidade social transversal e pós-fotografia na cidade de Itaboraí das artes
um projeto de transformação social
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.359Palavras-chave:
publicidade social transversal, pós-fotografia, Itaboraí das Artes, pesquisa-ação, convergência digitalResumo
O presente artigo pretende refletir criticamente sobre os resultados obtidos na oficina de fotografia do projecto “Itaboraí das Artes", implementado na cidade de Itaboraí-RJ entre 2020 e 2021. Com o objetivo de capacitar um grupo de artistas locais (oleiros e artesãs) com técnicas de comunicação publicitária para fomentar a participação cidadã na solução de problemas ligados à sustentabilidade local, fundamentámos o planejamento didático nas teorias contemporâneas sobre convergência digital e pós-fotografia. O intuito foi estimular a emancipação do target para divulgar e incrementar a comercialização de suas produções. A metodologia, com as devidas adaptações ao cenário da pandemia, foi a pesquisa-ação (Thiollent, 2003), que prevê a inserção e a intervenção do pesquisador nas atividades e está diretamente ligada à práxis da Publicidade Social Transversal.
Downloads
Referências
Balonas, S. (2011). O despertar da publicidade cidadã. Comunicação e Sociedade, 19, 127-144. https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).902
Criar Brasil. (2021). Relatório final do projeto moldando o futuro (p. 65). Criar Brasil – Centro de imprensa, assessoria e rádio.
De Moraes, D. (2010). Comunicação, hegemonia e contra-hegemonia: A contribuição teórica de Gramsci. Revista Debates, 4(1), 54. https://doi.org/10.22456/1982-5269.12420
Flüsser, V., Machado, A. & Flusser, V. (1998). Ensaio sobre a fotografia: Para uma filosofia da técnica. Relógio D’Agua.
Fontcuberta, J. (2016). La furia de las imágenes: Notas sobre la postfotografía (1.ª ed.). Galaxia Gutenberg.
Gramsci, A. (1966). Concepção dialética da história. Civilização Brasileira.
Heller, A. (2016). O cotidiano e a História. Paz e Terra.
Jenkins, H. (2012). Cultura da convergência. Aleph.
Mirzoeff, N., García Segura, P. & Mirzoeff, N. (2003). Una introducción a la cultura visual (1.ª ed.). Paidós.
Peruzzo, C. (2016). Epistemologia e método da pesquisa ação: Uma aproximação aos movimentos sociais e à comunicação. Anais eletrônicos. XXV encontro anual da Compós, Goiânia. http://www.compos.org.br/biblioteca/epistemologiaem%C3%A9tododapesquisa-a%C3%A7%C3%A3o...ciciliaperuzzo. Modelo compos2016._3270.pdf
Saldanha, P. G. (2021). Publicidade Social e sua tipificação: Uma metodologia de transformação social. Comunicação Mídia e Consumo, 18(52), Article 52. https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2538
Sodré, M. (2002). Antropológica do espelho: Uma teoria da comunicação linear e em rede. Vozes.
Thiollent, M. (2003). Metodologia da pesquisa-ação. Cortez.
Williams, R. (2005). Base e superestrutura na teoria cultural marxista. Revista USP, 0(66), 209. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i66p209-224
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.