Comunicação da marca em realidade aumentada
aplicações em embalagens e rótulos de produtos
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.316Palavras-chave:
realidade aumentada, publicidade, marcas, conteúdo digital , formatos publicitáriosResumo
O artigo debate potencialidades de comunicação das marcas em cenários de Realidade Aumentada (RA), especificamente com a aplicação dessa tecnologia na superfície de embalagens e rótulos de produtos. São apresentados aspectos conceituais da RA e sua conexão com a publicidade para, então, avançar com uma ação empírica na qual três situações de comunicação das marcas em RA são exploradas (vinho, leite e molho de tomate). A coleta e análise de dados foi realizada de forma qualitativa, a possibilitar o cruzamento dos achados empíricos com elementos teóricos de RA e marcas. Em suma, os resultados são sintetizados em quadros que evidenciam os principais achados e subsidiam uma discussão sobre as visualidades, as sonoridades, as interatividades e as estratégias de comunicação das marcas em RA.
Downloads
Referências
Aaker, D. (2009). Building strong brands. Free Press.
Aaker, J. (1997). Dimensions of brand personality. Journal of Marketing Research, 34(3), 347-356. https://doi.org/10.1177/002224379703400304
Azuma, R., Baillot, Y., Behringer, R., Feiner, S., Julier, S. & Macintyre, B. (2001). Recent advances in augmented reality. Computers graphics and applications, 21(6), 34-47. https://doi.org/10.1109/38.963459
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.
Bonetti, F., Warnaby, G. & Quinn, L. (2018). Augmented reality and virtual reality in physical and online retailing: A review, synthesis and research agenda. In T. Jung & T. Dieck (Eds.), Augmented reality and virtual reality. Empowering human, place and business (pp. 119-132). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-64027-3_9
Borba, E. Z. & Iribure, A. (2021, 6-7 de dezembro). Uma proposta de abordagem ao mercado publicitário para se pensar a adequação curricular do curso de Publicidade e Propaganda. [Anais do evento]. V encontro de comunicação e marketing (ContentCOM), Faculdade Internacional da Paraíba, João Pessoa/PB, Brasil.
Borba, E. Z. (2018). Perspectiva de uso da realidade aumentada na construção do imaginário das marcas. [Anais do evento]. 41° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018). Joinville/SC, Brasil.
Covaleski, R. (2015, 5-7 de outubro). Narrativas publicitárias e transmidiação: Consumo de conteúdos midiáticos. [Anais do evento]. Congresso internacional de comunicação e consumo – Comunicacon 2015. Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo/SP, Brasil.
Eliseu, S. (2016). O mundo como uma C.A.V.E. Estratégias narrativas em realidade aumentada [Tese de Doutoramento não publicada]. Faculdades de Belas Artes, Universidade do Porto.
Figueira Neto, A. O. (2017). Os novos cenários das comunicações e a ampliação da formação em publicidade: Reflexões a partir da ECA/USP. Revista latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 14(27), 126-138.
Flusser, V. (2017). O mundo codificado: Por uma filosofia do design e da comunicação. Editora Ubu.
Gauquier, L., Brengman, M. Williems, K., Van Kerrebroeck, H. (2019). Leveraging advertising to a higher dimension: Experimental research on the impact of virtual reality on brand personality impressions. Virtual Reality, 23, 235-253. https://doi.org/10.1007/s10055--18--344-5
Hughes, O., Fuchs, P. & Nannipieri, O. (2011). New augmented reality taxonomy: Technologies and features of augmented environment. In P. Fuchs (Ed.), Handbook of augmented reality, Volume 1 (pp.47-63). Springer Science+Business Media.
Kirner, C., Tori, R. & Siscoutto, R. (2006). Fundamentos e tecnologias da Realidade virtual e aumentada. Editora SBC.
Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for humanity. Wiley.
Lemos, A. (2008). Mídia locativa e território informacional. In P. Arantes & L. Santaella (Orgs.), Estéticas tecnológicas. Novos modos de sentir (pp. 1-25). Editora Educativa.
Manovich, L. (2001). The language of new media. The MIT Press.
Milgram, P. & Kishino, F. (1994). A taxonomy of mixed reality visual displays. IEICE transactions on information systems, 77(12), 1-15.
Petterman, J. (2011). Do sobrevôo ao reconhecimento atento: A institucionalização da criação publicitária, pela perspectiva do Habitus e dos capitais social, cultural e econômico [Tese de Doutoramento não publicada]. Universidade do Vale do Rio do Sinos.
Perez, C. (2017). Signos da marca: Expressividade e sensorialidade. Cengage Learning.
Rodello, I. & Brega, J. (2011). Realidade virtual e aumentada em ações de marketing. In M. Ribeiro & R. Zorzal (Orgs.), Realidade virtual e aumentada: Aplicações e tendências (pp. 45-58). Editora SBC.
Rodrigues, A. I. & Borba, E.Z. (2021). Monitoramento das demandas do mercado em relação ao egresso do curso de publicidade e propaganda: Os primeiros passos de uma proposta, Rizoma, 10(2). https://doi.org.10.17058/rzm.v10i1.170630
Sampaio, R. (2003). Propaganda de A a Z. Elsevier.
Schuch, L. (2019). Transformações na propaganda: Um olhar rizomático sobre a prática publicitária [Dissertação de Mestrado não publiciada]. Universidade Federal de Santa Maria.
Sodré, M. (2014). A ciência do comum. Editora Vozes.
Trindade, E. (2017). Tendências para pensar a formação em publicidade na contemporaneidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, 14(27), 32-41. http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/issue/view/25
Zilles Borba, E., Zuffo, M., & Mesquita, F. (2018). Uma nova camada na realidade: Realidade aumentada, eletrônica e publicidade. In H. Pires & F. Mesquita (Eds.) Publicidade e comunicação visual urbana. (pp. 91-102). CS Edições, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.