A promoção da saúde através das redes sociais
uma análise de boas práticas
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.12268Palavras-chave:
redes sociais, promoção da saúde, literacia em saúde, marketing digitalResumo
A crise no âmbito sanitário, social e económico, instalada pela COVID-19, veio demonstrar a importância da promoção da saúde. As organizações governamentais e não governamentais assumem um papel importante neste contexto, utilizando vários canais de comunicação para a concretização dos seus objetivos, entre os quais as redes sociais. Muitas destas organizações produzem os seus próprios manuais de conduta, com um conjunto de princípios para a gestão de redes sociais. Assim, a análise destes materiais pode proporcionar a sistematização de conceitos e técnicas que podem ser úteis no momento de usar as redes sociais para a promoção da saúde. Neste contexto, o presente trabalho analisa estas ferramentas de modo a sistematizar as principais regras para a gestão de redes sociais na promoção da saúde. Foi realizada uma análise de conteúdo, de carácter qualitativo, de uma amostra de toolkits de organizações de saúde com orientações sobre a gestão de redes sociais. O corpus de análise foi constituído por 12 manuais práticos, tendo sido possível identificar seis dimensões temáticas, com um total de 32 categoriais que traçam, de um modo geral, um mapa de boas práticas.
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