“Quem está aí?” Distância performativa e público intermedial na ciberformance
DOI:
https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.2.n.1.pp36-48Palavras-chave:
Intermedialidade, Público intermedial, Distância performativa, CiberformanceResumo
A ciberformance, uma prática híbrida que mistura ambientes físicos e virtuais, desafia as noções tradicionais de participação do público e de distância performativa. Este artigo investiga como a intermedialidade molda a dinâmica destas performances, levando ao surgimento de um público intermedial. Baseando-se nas teorias clássicas de Bertolt Brecht e Antonin Artaud, em académicos contemporâneos como Freda Chapple e Chiel Kattenbelt e na prática da ciberartista Helen Varley Jamieson, este ensaio estabelece uma ponte entre perspetivas históricas e teóricas e exemplos práticos de ciberformance.
A mudança de paradigma possibilitada pelas tecnologias da internet permite uma convergência entre artistas e público, transformando criações artísticas individuais em processos colaborativos. A pergunta de Hamlet “Quem está aí?” simboliza a consciência duradoura do público, agora reformulada dentro dos contextos digitais e de realidade mista. Este artigo explora como a ciberformance negocia interação, autoria e agência, examinando o equilíbrio entre o controle do performer e a participação do público.
Downloads
Referências
Artaud, Antonin. 1938. Le théâtre et son double. Paris: Gallimard.
Auslander, Philip. 1999. Liveness: Performance in a mediatized culture. London and New York: Routledge.
Bennett, Susan. 1997. Theatre audiences: a theory of production and reception, 2nd ed. London and New York: Routledge.
Benford, Steve and Gabriella Giannachi. 2011. Performing Mixed Reality. Cambridge: MIT Press.
Blau, Herbert. 1990. The audience. Baltimore, MD.: Johns Hopkins University Press.
Brecht, Bertolt. 1964. “A Short Organum for the Theatre.” 1949. In Brecht on Theatre: The Development of an Aesthetic, edited and translated by John Willett, 1-19. London: Methuen.
Bruns, Axel. 2008. Blogs, Wikipedia, Second Life and beyond: From Production to Produsage. New York: Peter Lang.
Chapple, Freda and Chiel Kattenbelt. 2006. Intermediality in theatre and performance. Amsterdam: Rodopi.
Gomes, Clara. 2015. Ciberformance: a performance em ambientes e mundos virtuais. Lisboa: Leya.
Jamieson, Helen Varley. 2008. “Adventures in Cyberformance − Experiments at the interface of theatre and the internet.” MA Diss. Drama, Creative Industries Faculty, Queensland University of Technology.
Meyerhold, Vsevolod. 1969. Meyerhold on Theatre. Translated and edited by Edward Braun. London: Methuen / New York: Hill and Wang.
Murray, Janet. 1997. Hamlet on the Holodeck: The future of Narrative in Cyberspace. New York: Free Press.
Pethő, Ágnes. 2020. “Introduction: The Art of In-Betweenness in Contemporary Eastern European Cinema.” In Caught in Between, edited by Ágnes Pethő. 1–24. Edinburgh: Edinburgh University Press.
Piscator, Erwin. 1929. The Political Theatre. A History 1914–1929.1978. Translated by Hugh Rorrison. New York: Avon.
Ryan, Marie-Laure. 1997. “Interactive Drama: Narrativity in a Highly Interactive Environment”. In Modern Fiction Studies, vol. 43, no. 3, 677–707.
| Performances Cited
Dress the Nation (Avatar Body Collision, 2003).
https://www.creative-catalyst.com/abc/lysis/lysis.html.
Extract/Insert (Chafer, Upton and Stelarc, 2012).
https://youtu.be/vKanHILj6X4?si=a2Sk4XNXpI1uSu5Q.
Jeux de Massacre (Gomes, Jamieson, Papagiannouli and Peric, 2020-2021).
https://upstage.org.nz/?event=jeux-de-massacre
Mobilise/Demobilise (Jamieson, 2021-2024).
https://mobilise-demobilise.eu/about/team/.
Senses Places (Valverde and Cochrane, 2010-2025).
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos da revista RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro estão licenciados conforme a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação. Os artigos estão licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho, com reconhecimento da sua autoria e da sua publicação nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicado na RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, sem custos, e em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicados (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), ou que sejam submetidos durante o processo editorial, a outras revistas ou publicações. Após publicação do artigo, este não pode ser submetido a outra revista, quer em versão parcial, quer em versão integral, sem autorização da coordenação editorial da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro.