Uma exploração teórica a partir da performance Movimentos Demorados para uma Alegria Obstinada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp85-113

Palavras-chave:

Prática como investigação, Transdisciplinaridade, Coreografia, Visível/invisível, Investigação coletiva, Danceituar

Resumo

Este artigo reflete sobre uma prática iniciada por Inês Zinho Pinheiro e Massimo Milella após a sua performance de 2023, Movimentos Demorados para uma Alegria Obstinada, criada com um grupo informal de performers-investigadores em som, dança e dramaturgia visual. A prática é orientada por uma metodologia em desenvolvimento introduzida por Inês, intitulada dancepting, que combina coreografia, dança e investigação teórica. O artigo desdobra-se em três questões-chave extraídas desta prática: ‘Como podemos imaginar uma escolha?’ explora o potencial de movimentos ainda por realizar, destacando a tensão entre o visível e o invisível; ‘Como concretizamos algo intangível?’ aborda o desafio de tornar ideias abstratas visíveis e tangíveis, preservando a sua intangibilidade; ‘Como passamos por isso juntos?’ considera o equilíbrio entre autonomia e coletividade nesta performance. O artigo conclui com uma conversa danceituada que funde narrativas e leituras, sendo marcada por uma leve ingenuidade essencial à procura de uma alegria obstinada.

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Biografias do Autor

  • Inês Zinho Pinheiro, University of Lisbon – Faculty of Fine Arts and Institute of Education

    Inês Zinho Pinheiro, nascida em Lisboa (1993), é bailarina, professora e investigadora.

    Formou-se na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa (2011) e dançou com a CINEVOX Junior Company (Suíça, 2012). Obteve a licenciatura em Ballet e Dança Contemporânea na Rambert School (2015) e o mestrado em História e Filosofia da Dança na Universidade de Roehampton (2019), em Londres.

    Atualmente, é doutoranda em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Faculdade de Belas-Artes (Universidade de Lisboa), com bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Lecionou dança, coreografia e práticas educativas na Escola Superior de Dança (Instituto Politécnico de Lisboa).

    Inês criou o projeto Sonic Voyaging, uma plataforma dedicada à improvisação em dança e música, e trabalhou com diversos coreógrafos/artistas, colaborando frequentemente com a compositora Lilja Ásmundsdóttir.

  • Massimo Milella, Universidade de Lisboa

    É doutorando em Estudos de Teatro e Performance na Universidade de Lisboa. A sua dissertação explora as conexões estéticas entre a pintura de natureza-morta e umas específicas práticas teatrais contemporâneas. Desde 2022, participa ativamente em conferências acadêmicas e publica artigos em revistas portuguesas e internacionais. Além da sua pesquisa, Massimo envolve-se com o teatro como crítico, dramaturgo ou dramaturgista. Também está entre os coautores do filme inspirado na performance Delayed Movements for an Obstinate Joy, juntamente com Moss Dean, Inês Zinho Pinheiro e Connor Scott.

Referências

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Publicado

2024-12-20

Edição

Secção

Artigos

Como Citar

Uma exploração teórica a partir da performance Movimentos Demorados para uma Alegria Obstinada. (2024). RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, 1(2), 85-113. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp85-113