Dança e democracia
DOI:
https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp65-75Palavras-chave:
Democracia, Arte, Mercado, ArtísticoResumo
Que tipo de ligação é essa entre a arte e a democracia? Ao longo do artigo são enunciados aspectos que tentam elucidar modos de ligações entre a arte e democracia. Sabendo que o próprio termo, democracia, deve ser pensado na sua origem e nas suas formalizações na arte ao longo dos tempos, o desafio na contemporaneidade é desmontar sistemas onde a democracia é mascarada. Tudo que envolva a lógica de mercado onde a arte se encontra, traduz sistemas de consensos que, como Rancière faz notar, suprime a política sendo que política para o filósofo é dissenso. Dissenso ou desvio fundamental que merece também ser analisado enquanto oposição ao consenso na arte e à arte enquanto objeto de mercado. O artístico, tal como o político ou o estético, torna-se no objeto necessário para pensar a arte através da arte, ou seja, de forma independente do estado em que esta se encontra.
Downloads
Referências
Barros, Né. 2009. Da Materialidade na Dança. Porto: Centro de Estudos Arnaldo Araújo.
Misler, Nicoletta. 1999. In Principio Era Il Corpo…: L’Arte Del Movimento a Mosca Negli Anni ‘20. Catalogo Della Mostra Tenuta a Roma Nel 1999. Milano: Electa.
Perniola, Mario. 2000. “Il Fascino Discreto Delle Merci.” Ágalma: Rivista Di Studi Culturali e Di Estetica 1.
_________. 2012. “Presa Direta. Estetica e Politica. Da Nietzsche a Breivik.” Ágalma: Rivista Di Studi Culturali e Di Estetica 24.
Rancière, Jacques. 2010. Dissensus: On Politics and Aesthetics. Edited and Translated by Steven Corcoran. New York: Continuum International Publishing Group.
Serres, Michel. 1985. “Il Balletto d’Alba.” Alfabeta 78.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos da revista RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro estão licenciados conforme a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação. Os artigos estão licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho, com reconhecimento da sua autoria e da sua publicação nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicado na RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, sem custos, e em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicados (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), ou que sejam submetidos durante o processo editorial, a outras revistas ou publicações. Após publicação do artigo, este não pode ser submetido a outra revista, quer em versão parcial, quer em versão integral, sem autorização da coordenação editorial da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro.