EDITORIAL

Vol. 2, Issue 2 (December 2025)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.2.n.2.pp1-4

Abstract

This issue's Editorial outlines the relationship between the academic journal Rhinocervs - Cinema, Dance, Music, Theatre and the arts in geral, and announces its restructuring in 2026. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Carlos Caires, Escola Superior de Música de Lisboa do Politécnico de Lisboa

    Carlos Caires (n. 1968) é um compositor, docente e investigador (CESEM NovaFCSH) cuja obra cruza música instrumental, eletrónica e tecnologias interativas. Estudou composição na Escola Superior de Música de Lisboa e doutorou-se na Universidade de Paris 8, sob orientação de Horacio Vaggione. Professor da ESML desde 1992, desenvolve trabalho nas áreas da música instrumental e mista, composição assistida por computador e criação de instalações audiovisuais interativas. A sua música tem sido apresentada em festivais nacionais e internacionais e distinguida com vários prémios.

  • David Antunes, Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa

    David Antunes é professor coordenador na Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo sido Presidente desta instituição. Escreveu diversos ensaios sobre literatura, filosofia, teatro e arte e o livro A Magnanimidade da Teoria. Os seus interesses compreendem um conjunto vasto de assuntos, mas centram-se atualmente em questões relacionadas com a formação de crenças, a fé, as respostas emocionais a objetos artísticos e a consistência do discurso artístico.

  • Fátima Chinita, Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa

    Fátima Chinita é coordenadora editorial da revista Rhinocervs - Cinema, Dança Música, Teatro e leciona na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde coordena a Área de Estudos da Licenciatura em Cinema e o curso de Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico.

  • Jean Paul Bucchieri, Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa
    Jean Paul Bucchieri nasceu em Itália e reside em Portugal desde 1993. Encenador, investigador e pedagogo, concluiu o Doutoramento em 2011 na FMH da ULisboa, com uma bolsa da FCT. Em dezembro de 2023 acabou um Pós-doutoramento, no Instituto de Educação da ULisboa, sobre a relação entre a encenação, a pedagogia e a investigação em arte. Em 2007 concluiu o Curso de Encenação de Ópera, no âmbito do Programa Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian. É colaborador do CIAC. Integra o Corpo Docente da Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa e colabora com o IPL desde 1996.
  • João Fernandes, Escola Superior de Dança do Politénico de Lisboa

    João Fernandes é Professor Coordenador na Escola Superior de Dança (ESD) e leciona nos cursos de Licenciatura em Dança, Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais e Mestrado em Ensino de Dança. É Subdiretor da ESD e Coordenador do Curso de Licenciatura em Dança.

  • Madalena Xavier, Escola Superior de Dança do Politécnico de Lisboa

    Madalena Xavier é Professora Coordenadora na Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (ESD/IPL) e leciona nos cursos de Licenciatura em Dança, Mestrado em Criação Coreográfica e Praticas Profissionais e Mestrado em Ensino de Dança. É subdiretora da ESD e coordenadora do curso de Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais. 

  • Manuel Guerra, Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa

    Professor do Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC | IPL). Licenciado em Cinema - Realização e pós-graduado em Filosofia - Estética, frequenta o Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento (UL). Co-coordenou a edição do livro Descasco as Imagens e Entrego-as na Boca – Lições António Reis. Áreas de interesse de investigação: Cinema e Educação.

Published

2026-01-29

Issue

Section

Editorial

How to Cite

EDITORIAL: Vol. 2, Issue 2 (December 2025). (2026). RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, 2(2). https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.2.n.2.pp1-4