Publique-se o que os empresários censuraram: O Bezerro de Ouro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp24-41

Palavras-chave:

Censura, Teatro, Sociedade

Resumo

O artigo pretende destacar a importância da liberdade como direito natural e sua conexão com a arte e a formação da opinião pública. Discute a relação entre direito, moral e justiça por meio de referências à escrita de dramaturgos que não foram levadas a palco. O conflito entre consciência individual e autoridade estatal é um tema central. O texto enfatiza o impacto da arte no desafio das normas sociais, o papel da moral e do direito na governação e as implicações da censura e do autoritarismo.

 

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Biografia do Autor

  • Guilherme Filipe, Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

    Actor, encenador, professor e investigador de teatro. Licenciado em Teatro, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Mestre em Estudos de Teatro e Doutor em Estudos Artísticos (Estudos de Teatro), pela Universidade de Lisboa. Investigador do Centro de Estudos de Teatro (Faculdade de Letras de Lisboa). Tem exercido funções docentes, quer em cursos profissionais de teatro, quer em programas de Mestrado, tendo publicado vários ensaios sobre estética teatral e sobre dramaturgia, em revistas portuguesas e estrangeiras.

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Publicado

2024-12-20

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Artigos

Como Citar

Publique-se o que os empresários censuraram: O Bezerro de Ouro. (2024). RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, 1(2), 24-41. https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.2.pp24-41