A lição de Platão sobre género: androginia como busca da totalidade em Hedwig and the Angry Inch (2001)
DOI:
https://doi.org/10.34629/rcdmt.vol.1.n.1.pp103-120Palavras-chave:
Andrógino, Mitos da criação, O banquete de Platão, Música rock, Glam rock, Hedwig and the Angry InchResumo
Ao adaptar ao cinema o seu musical off-Broadway Hedwig and the Angry Inch, John Cameron Mitchell vitalizou o mito do Andrógino. Este filme, de título homónimo, é uma proeza cinematográfica pois evidencia o tópico principal na própria temática da obra numa abordagem popular contrária aos pergaminhos das principais fontes canónicas: o mito bíblico da Criação e o relato mitológico que Platão inscreveu em O Banquete. A protagonista transgénero, Hedwig, é uma cisão humana que busca uma totalidade simbólica através da música. O mito platónico da criação tem, pois, por correlato artístico a variante do glam rock. A arte musical é aqui equiparada à criação e Hedwig, como artista andrógina, é dotada dos dois princípios psíquicos (feminino e masculino), representando o cerne da dualidade artística. Este filme não é uma obra sobre a criação em geral, mas sim um filme sobre o mito do autor e a sua natureza intrínseca.
Downloads
Referências
Bíblia Sagrada Contendo o Velho e o Novo Testamento. Revised and augmented edition. Translated by João Ferreira de Almeida. 1979. Lisboa: Sociedade Bíblica. Chevalier, Jean, and Alain Gheerbrandt. 1982.
Dictionnaire des Symboles. 1969. Revised and enlarged edition. Paris: Robert Laffont/Jupiter.
Csiksentmihahalyi, Mihaly. 1997. Creativity: The Psychology of Discovery and Invention. New York, London et al.: Harper Perennial.
Delcourt, Marie. O Mito de Hermafrodita. [1958] 1980. Translated by Maria Luísa Trigueiros Machado. Lisboa: Arcádia.
Mitchell, John Cameron. 2001. Hedwig and the Angry Inch. DVD. Directed by John Cameron Mitchell. S. João da Madeira: Prisvídeo S.A., 2002.
Jung, Carl Gustav. 2003. “Anima and Animus” [1953]. In Aspects of the Feminine, translated by R.F.C. Hull, 86-116. London, New York: Routledge.
Kark, Ronit. 2017. Encyclopedia of Personality and Individual Differences. Edited by Zeigler-Hill, Todd K. Shackelford. N. p.: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-28099-8.
Cocteau, Jean. 1932. Le Sang d’un Poète. DVD. Directed by Jean Cocteau. N. p.: Studio Canal, 2001.
Libis, Jean. 1980. Le Mythe de l’Androgyne. Paris: Berg International.
MacKinnon, Donald W. 1962. “What Makes a Person Creative?” Saturday Review 69: 15-17.
Monneyron, Frédéric. 1994. L’Androgyne Romantique: Du Mythe au Mythe Littéraire. Grenoble: ELLUG.
Okell, Eleanor R. 2005. “Book Review of Sexual Ambivalence: Androgyny and Hermaphroditism in Graeco-Roman Antiquity, by Luc Brisson” Electronic Antiquity 8. (2): 43-50. https://scholar.lib.vt.edu/ejournals/ElAnt/V8N2/Brisson.pdf. Last accessed May 1, 2022.
Potter, Sally. 1992. Orlando. DVD. Directed by Sally Potter. N. p.: Artificial Eye, 1997.
Ovide. Les Metamorphoses. Translated by Joseph Chamonard. Paris: Flammarion, 1966.
Plato. O Banquete. Translated by Maria Mafalda Viana. Lisboa: Tinta da China, 2019.
Plato. “Aristophanes’ Speech from Plato’s Symposium”. Translated by Connell O’Donovan, August 15, 2015, unpaginated. http://www.connellodonovan.com/hen.html. Last accessed May 1, 2022.
Turner, Alwyn W. 2013. Glam Rock: Dandies in the Underworld. London: V&A.
Haynes, Todd. 1998. Velvet Goldmine. DVD. Directed by Todd Haynes. N. p.: Spirit Entertainment, 2020.
Nix, Laura. 2002. Whether You Like It or Not: The Story of Hedwig. DVD. Directed by Laura Nix. N. p.: Prisvídeo S.A.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os artigos da revista RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro estão licenciados conforme a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0). Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação. Os artigos estão licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho, com reconhecimento da sua autoria e da sua publicação nesta revista.
Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicado na RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro, sem custos, e em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos (p.ex. ResearchGate), com a devida citação ao trabalho original.
A revista não aceita artigos que estejam publicados (exceto sob a forma de resumo ou como parte de uma tese), ou que sejam submetidos durante o processo editorial, a outras revistas ou publicações. Após publicação do artigo, este não pode ser submetido a outra revista, quer em versão parcial, quer em versão integral, sem autorização da coordenação editorial da RHINOCERVS: Cinema, Dança, Música, Teatro.