Para uma análise de conteúdo às páginas oficiais de campanha no Facebook

o caso das Autárquicas de 2017

Autores

  • Rute Rita Maia Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7098

Palavras-chave:

redes sociais, interatividade, campanha eleitoral

Resumo

O artigo apresenta um codebook desenvolvido para a análise de conteúdo às páginas oficiais de campanha na rede social Facebook1. O objetivo é avaliar o estado da comunicação e do marketing político em Portugal no que ao uso das redes sociais diz respeito e verificar se as campanhas caminham em direção ao paradigma da web 2.0 ou se continuam a desenvolver campanhas de tipo 1.0. Para tal, este codebook olha para a interatividade, o formato e o conteúdo das publicações e contempla quatro dimensões distintas: caracterização geral, envolvimento, conteúdo e sofisticação.

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Biografia do Autor

  • Rute Rita Maia, Escola de Economia e Gestão, Universidade do Minho

    Licenciada em Ciência Política pela Universidade do Minho. Mestre em Ciência Política e autora da dissertação A política e as redes sociais: o uso do Facebook pelos movimentos independentes na campanha para as eleições autárquicas de 2017, apresentada à mesma instituição e defendida em provas públicas com a classificação final de 19 valores. Entre 2018 e 2019 frequentou a especialização em Comunicação Política do Mestrado em Ciências da Comunicação da FLUP.

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Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Notícias e públicos na era dos novos media

Como Citar

Para uma análise de conteúdo às páginas oficiais de campanha no Facebook: o caso das Autárquicas de 2017. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.7098