Outro jornalismo foi, é e será possível
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.958Palavras-chave:
Jornalismo, História da Imprensa, Censura, Media alternativosResumo
Abarcando praticamente todo o século xx, o livro Um outro jornalismo é possível: media alternativos em Portugal junta textos que contam uma história alternativa dos meios de comunicação social portugueses que vão da I República aos anos 80. Por aqui passam as lutas entre anarquistas e comunistas, a resistência ao Estado Novo, o quotidiano da censura nas redações, a publicação e circulação clandestina da imprensa comunista e da imprensa estudantil, mas também a conquista da liberdade de expressão e de informação, a imprensa feminina ou os fanzines underground dos anos 80 e 90. Como se não fosse pouco, o livro ainda junta testemunhos de editores de diferentes meios (impressos e online) do que poderão ser os media alternativos da segunda década do século xxi. Eis um livro que olha para trás e para a frente.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
Matos, J. N., Baptista, C., & Subtil, F. (Orgs.). (2021 [2017]). A crise do jornalismo em Portugal. Outro Modo.
Matos, J. N., Subtil, F., & Baptista, C. (Orgs.). (2021). Os três D dos media. Desigualdade, desprofissionalização e desinformação. Outro Modo.
Subtil, F., Matos, J. N., & Baptista, C. (Eds.). (2024). Um outro jornalismo é possível: media alternativos em Portugal. Outro Modo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Copyright (c) 2025 Author

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteúdos da Comunicação Pública estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

