Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação

habilidades para lidar com as fake news

Autores

  • Mariana Pícaro Cerigatto Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.6143

Palavras-chave:

avaliação de fontes de informação

Resumo

Este trabalho desenvolve critérios de análise de conteúdos informacionais e midiáticos, considerando duas áreas de alfabetização, a media e a information literacy, como relevantes para o enfrentamento das fake news. Por meio de uma revisão bibliográfica, se propõe um programa com três eixos norteadores para avaliação de conteúdos, considerando as habilidades necessárias envolvidas em cada eixo. Ressalta-se que a preparação de indivíduos mais críticos para lidar com a era da desinformação envolve não somente os critérios de julgamento que classificam conteúdos como falsos ou verdadeiros, mas também a análise crítica do contexto em que tal conteúdo foi produzido, os interesses econômicos, políticos e ideológicos de quem produz, assim como a linguagem utilizada para manipular a informação e a compreensão do comportamento de audiências que reforçam este tipo de consumo de notícias falsas.

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Biografia do Autor

  • Mariana Pícaro Cerigatto, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Tiradentes

    Jornalista, mestre em Televisão Digital e doutora em Ciência da Informação, tendo ambos os títulos sido adquiridos pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes.

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Publicado

2021-09-16

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Notícias e públicos na era dos novos media

Como Citar

Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação: habilidades para lidar com as fake news. (2021). Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.6143