Unindo media literacy e information literacy na era da desinformação
habilidades para lidar com as fake news
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.6143Palavras-chave:
avaliação de fontes de informaçãoResumo
Este trabalho desenvolve critérios de análise de conteúdos informacionais e midiáticos, considerando duas áreas de alfabetização, a media e a information literacy, como relevantes para o enfrentamento das fake news. Por meio de uma revisão bibliográfica, se propõe um programa com três eixos norteadores para avaliação de conteúdos, considerando as habilidades necessárias envolvidas em cada eixo. Ressalta-se que a preparação de indivíduos mais críticos para lidar com a era da desinformação envolve não somente os critérios de julgamento que classificam conteúdos como falsos ou verdadeiros, mas também a análise crítica do contexto em que tal conteúdo foi produzido, os interesses econômicos, políticos e ideológicos de quem produz, assim como a linguagem utilizada para manipular a informação e a compreensão do comportamento de audiências que reforçam este tipo de consumo de notícias falsas.
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