Alguns insights sobre os efeitos dos videoclipes nas perceções artísticas dos nativos digitais
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.819Palavras-chave:
videoclipe, Åkerlund, atrair a atenção, contar históriasResumo
A arte é uma forma única de comunicação que transmite o significado do conteúdo da mensagem através da experiência sensorial e não de palavras. Uma das formas de arte mais populares e amplamente utilizadas atualmente no meio juvenil é o vídeo musical, que consegue ultrapassar as barreiras linguísticas e de socialização estrangeiras e é consumido diariamente por cerca de metade dos jovens.
Este é o quarto estudo que investiga os processos de comunicação interna em quatro etapas na perceção da arte digital juvenil. Desta vez, o objetivo é explorar os limites da compreensão das mensagens artísticas através dos vídeos musicais do artista sueco Jonas Åkerlund. Assim, foi realizada uma experiência com estudantes de arte de duas universidades, considerando que a perceção da arte pode ser estudada com a ajuda de métodos de investigação da comunicação, utilizando a abordagem de Mikhail Bakhtin e Pierre Bourdieu para a análise da perceção da arte.
Downloads
Referências
Bakhtin, M. (1984). Problems of Dostoevsky’s poetics. University of Minnesota Press.
Bakhtin, M. (2015). Problemi poetiki Dostojevskogo. Azbuka.
Bakhtin, M. (2017). Slovo o romane. Palmira.
Bentham, F. (1980). The art of stage lighting. Theatre Arts Books.
Bourdieu, P. (1992). Texter om de intellektuella. Brutus Östlings Bokförlag.
Bourdieu, P. (1993). The field of cultural production: Essays on art and literature. Columbia University Press.
Bourdieu, P. (1998). Om televisionen. Brutus Östlings Bokförlag.
Bourdieu, P. (2000). Konstens regler. Brutus Östlings Bokförlag.
Carson, T. (2023). Music video. Britannica. https://www.britannica.com/art/music-video
Burkholder, P., Grout, D. J. & Palisca, C. (2010). A history of Western music. W.W. Norton & Company.
Ebiri, B. (2008, October 9). Filmmaker Jonas Åkerlund makes a music video without the music. New York and Vulture. https://www.vulture.com/2008/10/filmmaker_jonas_akerlund.html.
Edwards, G. (2011, May 31). Video visionary Jonas Åkerlund pushes the limits. Wired. https://www.wired.com/2011/05/pl-music-ackerlund/.
Hall, S., Hobson, D., Lowe, A. & Willis, P. (1980). Culture, media, language. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203381182.
Hill, S. (2015, October 16). The story behind the music video that shocked the world. Hammer. https://www.loudersound.com/features/the-story-behind-the-music-video-that-shocked-the-world.
Holub, R. (1984). Reception Theory. Methuen.
Latham, A. (2002). The Oxford Companion to Music. Oxford University Press.
Loschky, L., Larson, A. & Magliano, J. (2019). The Scene Perception & Event Comprehension Theory (SPECT) applied to visual narratives. Topics in Cognitive Science, 12(1), 311–351.
Luhmann, N. (2000). Art as a social system. Stanford University Press.
Maia, D. (2014, November 18).. Vice. https://www.vice.com/en/article/bn5aa8/we-heard-the-music-video-for-smack-my-bitch-up-was-about-a-night.
Mirzoeff, N. (2007). The Visual Culture Reader. Routledge.
Riley, H. (2013). Visual art and social structure: The social semiotics of eelational art. Visual Communication, 12(2), 207–2016. https://www.researchgate.net/publication/268166132_Visual_Art_and_Social_Structure_The_Social_Semiotics_of_Relational_Art.
Rozen, G. (2012, June). Loony Tunes, Schmaltzy Melodies. Oxford Academic. https://doi.org/10.1093/acprof:osobl/9780199733484.003.0001.
Shohat, E. & Stam, R. (2007). Narrativizing visual culture. In N. Mirzoeff (Ed.), The visual culture eeader (2nd Ed.).. Routledge.
Statista. (2024). https://www.statista.com/statistics/1254810/top-video-content-type-by-global-reach/.
Stedman, A. (2020, March). Lady Gaga’s ‘Telephone’ video turns 10: A look back at the epic two-day shoot. Variety. https://variety.com/2020/music/features/lady-gaga-telephone-music-video-10th-anniversary-jonas-akerlund-1203534196/.
Underlined Passages. (2022). The new sincerity (official video). YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=2gooh0dY6_M.
Veinberg, S. (2019). The attitude of Digital Natives towards intrapersonal communication. The European Proceedings of Social & Behavioural Sciences — EpSBS. https://doi.org/10.15405/epsbs.2019.04.02.106.
Veinberg, S. (2022). Intrapersonal communication — a hypersensitive area for the interpreting of Messages in the view of Digital Natives and Multilinguists. ISEEPSY 2022. http://dx.doi.org/10.15405/epiceepsy.22123.17.
Voloshinov, V. (2010). Antropolingvistika. Labirint.
Vygotsky, L. S. (1994). The problem of environment. In R. van der Veer & J. Valsiner (Eds.), The Vygotsky reader. Blackwell.
Åkerlund, J. (1997). Prodigy. Smack my bitch up [Video]. https://www.jonasakerlund.com/category/media/music-videos/#7316.
Åkerlund, J. (1998). Cardigans. My Favourite game [Video]. https://www.jonasakerlund.com/category/media/more-music-videos/#338.
Åkerlund, J. (2010). Telephone featuring Beyonce [Video]. https://www.jonasakerlund.com/category/media/music-videos/#115.
Åkerlund, J. (2015). Smashing Pumpkins. Try [Video]. https://www.jonasakerlund.com/category/media/music-videos/#7315.
Åkerlund, J. (2016). Pussy Riot. Make America Great Again [Video]. https://www.jonasakerlund.com/category/media/music-videos/#6625.
Åkerlund, J. (2017). Madonna. American life [Video]. https://www.jonasakerlund.com/category/media/music-videos/#7324.
Åkerlund, J. (2019). Robbie Williams. Come undone [Video].https://www.jonasakerlund.com/category/media/music-videos/#7321.
Åkerlund, J. (2024). Music videos [Video]. https://www.jonasakerlund.com/category/media/music-videos/.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.