70 anos de Volkswagen no Brasil

uma análise de branded content com deepfake

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica798

Palavras-chave:

deepfake, criatividade, branded content, conteúdo de marca, engajamento

Resumo

Este artigo analisa a campanha de 70 anos da Volkswagen no Brasil, lançada em julho de 2023. A campanha fez-se notória por trazer a cantora Maria Rita contracenando com a reprodução digital de sua falecida mãe, Elis Regina, pelas técnicas do deepfake.  Para analisar a campanha, fazemos uma arqueologia dos objetivos de utilização do branded content em campanhas publicitárias de autores afins ao tema. Utilizamos como principal contributo teórico-metodológico os pilares de branded content de Moura (2021), o que comprova que o conteúdo foi, de fato, construído com o objetivo de engajar a audiência. Complementamos a análise sobre o processo criativo da campanha com depoimentos de seus criadores. Concluímos que a campanha é um sucesso por engajar a audiência em redes sociais, promovendo reações emotivas e debates sobre o tema do deepfake.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo de Souza Moura, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Sao Paulo

    Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo na Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Brasil.Tem pesquisa em sustentabilidade e discurso de marcas, além de livros publicados sobre branded content e análise de audiovisual.

Referências

Belchior. (1976). Como nossos pais [Gravação de áudio]. In Alucinação [Álbum]. Philips.

Colley, R. H. (1961). Defining advertising goals. Association of National Advertisers.

CONAR. (2023). CONAR recomenda arquivamento da representação “VW Brasil 70: o novo veio de novo”. http://www.conar.org.br/processos/detcaso.php?id=6354.

Fanaya, P. F. (2021). Deepfake e a realidade sintetizada. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, (23), 104–118.

Ferreira de Abreu, F. & Castro Alves, D. (2017). Branded Content: entretenimento e engajamento na era do vídeo sob demanda. Revista GEMInIS, 8(2), 48–67.

Ferreira Filho, R. G. (2023). Reflexões teórico-práticas preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta criativa na publicidade. Signos do Consumo, 15(1). https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210976.

Gomes, A. T. (2023). As estratégias e a mensuração de resultados em mídias sociais de um grande banco [Dissertação de mestrado, Programa Stricto Sensu em Comunicação]. Universidade Católica de Brasília.

Hall, S. (2003). Da diáspora: identidades e mediações culturais. Editora da Universidade Federal de Minas Gerais.

Hardy, J. Branded content: the fateful merging of media and marketing. Londres: Routledge, 2021.

Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0: Technology for humanity. John Wiley & Sons.

Moura, L. (2021). Conteúdo de marca. Os fundamentos e a prática do branded content. Summus Editorial.

Pereira, P. J. et al. (2018). The art of branded entertainment: A Cannes Lions Jury presents. Peter Owen Publishers.

Tasselli, G. (2023, setembro 4). Kombi Gerações (Elis Regina e Maria Rita) [Palestra ministrada em conferência], V DIÁLOGOS MNEMON, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Techvolution: Explorando o nexo das novas tecnologias, dos consumidores e do marketing

Como Citar

70 anos de Volkswagen no Brasil: uma análise de branded content com deepfake. (2024). Comunicação Pública, 19(36). https://doi.org/10.34629/cpublica798