A importância do marketing olfativo nas marcas de moda

o caso Abercrombie & Fitch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.734

Palavras-chave:

marketing olfactivo, construção de marca, experiência de compra, marcas de moda, Abercrombie & Fitch

Resumo

O uso de apelos olfativos, com o objetivo de despertar sensações e criar relações emocionais marcas-consumidores, não é novo. Com ele, as marcas pretendem posicionar-se na mente dos consumidores de forma direta e aprazível. Este artigo procura compreender a importância do marketing olfativo para as marcas de moda, tendo por base o Estudo de Caso da marca Abercrombie & Fitch.

Para tal, realizaram-se cinco entrevistas exploratórias para tentar compreender o entendimento dos consumidores sobre a A&F e o impacto do marketing olfativo na experiência de compra e na perceção da marca, e um inquérito por questionário com 315 respostas validadas para responder à questão principal e validar as hipóteses de investigação.

97% dos inquiridos reconheceram que o aroma influencia o seu sentimento de pertença à marca e que existe uma forte associação aroma-marca, corroborando estudos anteriores que comprovam o impacto do marketing olfativo como uma estratégia eficaz, no que diz respeito a uma comunicação eficiente e memorável sobre os seus valores e personalidade.

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Biografias do Autor

  • Teresa Brito, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa

    Mestre em Comunicação, Marketing e Publicidade pela Universidade Católica Portuguesa e licenciada em Ciência Política, com especialização em Políticas Públicas,pelo ISCTE. Interesse académico nas áreas do Branding, Marketing Sensorial, Marketing Olfativo, Marcas Sustentáveis e e-Commerce.

  • Alexandre Duarte, Centro de Estudos Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho

    Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Mestre em Comunicação e Imagem e Licenciado em Marketing e Publicidade pelo IADE, é Professor Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa, investigador do ICNOVA e Professor Auxiliar convidado na Universidade Católica, onde coordena as Pós-Graduações em Comunicação e Criatividade Publicitária e Service Design. Trabalhou em diversas agências multinacionais de publicidade, como TBWA, Saatchi & Saatchi, Ogilvy, W/Portugal, W/Brasil, Lowe & Partners ou Brandia Central, comoSenior Creative Copywriter. Foi Tutor da Young Marketers Academy do Festival EUROBEST, CEO da RESTART e conselheiro SUPERBRANDS. É, desde 2018, membro do Board da EDCOM – European Institute for Commercial Communications Education.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

A importância do marketing olfativo nas marcas de moda: o caso Abercrombie & Fitch. (2023). Comunicação Pública, 18(34). https://doi.org/10.34629/cpublica.734