Comparando o impacto do tamanho do ecrã na perceção dos alunos
um estudo de salas de cinema vs. outros ecrãs pessoais
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.732Palavras-chave:
reacção do público, ecrãs, filmes, alunos, percepçãoResumo
O presente estudo centra-se na utilização de filmes em âmbito educativo, explorando as potenciais diferenças de impacto entre ver filmes numa sala de cinema convencional e em ecrãs pessoais como PCs, tablets ou smartphones. Baseia-se em dados empíricos, envolvendo pesquisa de campo com alunos (N = 324) de idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Foram utilizados questionários online, acessíveis através de códigos QR, para recolher os dados no final das sessões de visionamento dos filmes. Os resultados indicam que a experiência de visualização em sala de cinema provoca um nível de impacto mais elevado e aumenta a predisposição para o envolvimento com os conteúdos traduzido em comentários mais extensos e aprofundados no âmbito da pesquisa de campo. Além disso, constata-se que os alunos que assistiram aos filmes através de ecrãs pessoais atribuíram menor importância aos aspetos visuais, designadamente ao tamanho e resolução do ecrã, sendo um possível indicador de menor atenção e foco no que está a ser apresentado. Acima de tudo, este estudo demonstra a importância de criar um ambiente semelhante ao das salas de cinema em contextos educativos para proporcionar aos alunos uma experiência audiovisual mais intensa e eficaz.
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