O jornalista como fonte
Os casos dos podcasts Café da Manhã e Ao Ponto
DOI:
https://doi.org/10.34629/cpublica.69Palavras-chave:
podcasts, jornalistas, fontes, prática profissional, continuum multimídiaResumo
Este artigo tem como objetivo discutir a motivação e os impactos nas práticas profissionais do uso de jornalistas como fontes nos podcasts Café da Manhã e Ao Ponto, dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, os dois maiores do Brasil. Para o atingir, foram realizadas uma análise quantitativa dos entrevistados dos dois podcasts durante um ano e entrevistas em profundidade com dois editores, um de cada podcast. Os resultados indicaram que profissionais do jornalismo foram entrevistados em 65,47 % dos episódios do Café da Manhã e em 68,12% dos programas do Ao Ponto. Estes percentuais elevados apontam que ambos os podcasts buscam suas pautas e a credibilidade das fontes em suas próprias redações, dentro da lógica de produção continuum multimídia nas redações. Ao mesmo tempo, este processo transforma o jornalista simultaneamente em produtor de conteúdo e em fonte-especialista, ficando responsável por garantir a credibilidade da notícia que produz.
Downloads
Referências
Barbosa, S. (2013). Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In J. Canavilhas (Ed.), Notícias e Mobilidade: o Jornalismo na Era dos Dispositivos Móveis (pp.33-54). Livros Labcom.
Bonini, T. (2020). A ‘segunda era do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias, 11(1), 13-32.
Bourdieu, P. (2013). Capital simbólico e classes sociais. Novos Estudos CEBRAP, 96 , julho, 105-115.
Breed, W. (1999). Controlo social na redacção: uma análise funcional. In N. Traquina (Ed.), Jornalismo: questões, teorias e “estórias” (pp.152-166). Veja.
Café da Manhã, podcast diário da Folha e do Spotify, estreia com perspectivas para o novo ano. (2019, 1 de janeiro) . Folha de S. Paulo. <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/01/cafe-da-manha-podcast-diario-da-folha-e-do-spotify-estreia-com-perspectivas-para-o-novo-ano.shtml.>
Duarte, J. (2015). Entrevista em profundidade. In J. Duarte & A. Barros (Eds.), Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação (pp. 98-109). Atlas.
A recriação de um ministério e os acenos de Bolsonaro ao centrão [episódio de podcast em áudio]. In Café da Manhã. Folha de S. Paulo <https://open.spotify.com/episode/7dtPtIMvy3dbxvx0cmgfmA?si=x0j8kzvuRh-fN5hrhfoTPw&dl_branch=1.>.
Flores, M. (2019, 10 de junho). Conheça os podcasts da Folha e veja dicas de como ouvir os áudios. Folha de S. Paulo. <https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2019/06/conheca-os-podcasts-da-folha-e-veja-dicas-de-como-ouvir-os-audios.shtml.>
Flores, M (2020, 1 de setembro). Ampliado, podcast Café da Manhã ganha terceiro apresentador. Folha de S. Paulo. <https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2020/09/ampliado-podcast-cafe-da-manha-ganha-terceiro-apresentador.shtml.>
Giddens, A (1991). As consequências da modernidade. Unesp.
Jerde, S. (2019, 18 de novembro) This is The Daily. Adweek. <https://www.adweek.com/performance-marketing/the-new-york-times-journey-into-audio-following-the-success-of-the-daily/. >
Lage, N. (2001). A reportagem: Teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Record.
Lisboa, S. & Benetti, M. (2015). O jornalismo como crença verdadeira justificada. Brazilian Journalism Research, 1(3), 10-29.
Miguel, L. F. (1999). O jornalismo como sistema perito. Tempo social, 11(1), 197-208.
O Globo estreia nesta segunda-feira podcast diário da Redação; saiba o que é e como ouvi-lo (2019, 28 de julho) . O Globo. <https://oglobo.globo.com/brasil/o-globo-estreia-nesta-segunda-feira-podcast-diario-da-redacao-saiba-que-e-como-ouvi-lo-23837883.>
Pinto, M. (2000). Fontes jornalísticas: contributos para o mapeamento do campo. Comunicação e Sociedade, 14(1-2), 277-294.
Sabbagh, D. (2011, 16 de junho). Guardian and Observer to adopt 'digital-first' strategy. The Guardian. <https://www.theguardian.com/media/2011/jun/16/guardian-observer-digital-first-strategy.>
Salaverria, R., García, J. A. & Masip, P. M. (2010). Concepto de Convergencia Periodística. In X. López García & X. Pereira Fariña (Eds), Convergencia Digital. Reconfiguração de los Medios de Comunicación en España (pp. 41-64). Universidade de Santiago de Compostela.
Soloski, J. (1999). O jornalismo e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalístico. In N. Traquina (Ed.), Jornalismo: questões, teorias e “estórias” (pp. 91-100). Vega.
Silva, S. P. & Santos, R. S. (2020). O que faz sucesso em podcast? Uma análise comparativa sobre os podcasts mais populares no Brasil e nos Estados Unidos em 2019. Radiofonias 11(1), 49-77.
Yahya, H. (2021, 25 de janeiro). Grandes jornais mantêm circulação nos 2 primeiros anos de Bolsonaro. Poder 360. <https://www.poder360.com.br/midia/grandes-jornais-mantem-circulacao-nos-2-primeiros-anos-de-bolsonaro/>
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Comunicação Pública
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.