Journalists as a source of information

The cases of the podcasts Café da Manhã e Ao Ponto

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.69

Keywords:

podcasts, journalists, sources, continuum multimídia, professional practices

Abstract

This article aims to discuss the motivation and impacts on the professional practices of using journalists as sources in the podcasts Café da Manhã and Ao Ponto, from the newspapers Folha de S. Paulo and O Globo, the two largest in Brazil. To achieve this, a quantitative analysis of the interviewees of the two podcasts was carried out for a year and in depth interviews with two editors, one from each podcast, were done. The results indicated that journalism professionals were interviewed in 65.47% of the Café da Manhã episodes and in 68.12% of the Ao Ponto programs. These high percentages indicate that both podcasts seek their agendas and the credibility of sources in their own newsrooms, within the logic of continuum multimedia production in newsrooms. At the same time, this process transforms the journalists simultaneously into content producers and expert sources, being responsible for guaranteeing the credibility of the news they produce.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Lucia Santa-Cruz de Santa Cruz, ESPM

    Professora e Coordenadora-Adjunta do Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa  MPGEC/ESPM Rio) e professora dos Cursos de Graduação em Jornalismo, Publicidade e Cinema da  m mesma instituição. Coordenadora do Laboratório de Estudos de Memória Brasileira e Representação o  MPGEC (LEMBRAR) e do Grupo de Pesquisa ESPM/CNPq Lembrar. Uma das fundadoras da Rede de Estudos de Memória e Comunicação (Rememora). Pesquisadora da Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da UFRJ (CIEC-UFRJ); e do Grupo de Pesquisas Modos de Ver (ESPM/UFF). Membro da The International Media and Nostalgia Network (IMNN).
    Áreas de pesquisa: Jornalismo de áudio; Economia Criativa e mídia; Estudos de Memória.

  • Adriana Barsotti, Escola Superior de Propaganda e Marketing

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Curso de Graduação em Jornalismo da mesma instituição. Integra a Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec), da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). É membro do grupo Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano, do PPGMC-UFF. É autora dos livros Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência e Uma história da primeira página: do grito ao silêncio no jornalismo em rede. Áreas de pesquisa: Jornalismo digital; Podcasts; Convergência Midiática; Redes Sociais.

References

Barbosa, S. (2013). Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In J. Canavilhas (Ed.), Notícias e Mobilidade: o Jornalismo na Era dos Dispositivos Móveis (pp.33-54). Livros Labcom.

Bonini, T. (2020). A ‘segunda era do podcasting: reenquadrando o podcasting como um novo meio digital massivo. Radiofonias, 11(1), 13-32.

Bourdieu, P. (2013). Capital simbólico e classes sociais. Novos Estudos CEBRAP, 96 , julho, 105-115.

Breed, W. (1999). Controlo social na redacção: uma análise funcional. In N. Traquina (Ed.), Jornalismo: questões, teorias e “estórias” (pp.152-166). Veja.

Café da Manhã, podcast diário da Folha e do Spotify, estreia com perspectivas para o novo ano. (2019, 1 de janeiro) . Folha de S. Paulo. <https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/01/cafe-da-manha-podcast-diario-da-folha-e-do-spotify-estreia-com-perspectivas-para-o-novo-ano.shtml.>

Duarte, J. (2015). Entrevista em profundidade. In J. Duarte & A. Barros (Eds.), Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação (pp. 98-109). Atlas.

A recriação de um ministério e os acenos de Bolsonaro ao centrão [episódio de podcast em áudio]. In Café da Manhã. Folha de S. Paulo <https://open.spotify.com/episode/7dtPtIMvy3dbxvx0cmgfmA?si=x0j8kzvuRh-fN5hrhfoTPw&dl_branch=1.>.

Flores, M. (2019, 10 de junho). Conheça os podcasts da Folha e veja dicas de como ouvir os áudios. Folha de S. Paulo. <https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2019/06/conheca-os-podcasts-da-folha-e-veja-dicas-de-como-ouvir-os-audios.shtml.>

Flores, M (2020, 1 de setembro). Ampliado, podcast Café da Manhã ganha terceiro apresentador. Folha de S. Paulo. <https://www1.folha.uol.com.br/podcasts/2020/09/ampliado-podcast-cafe-da-manha-ganha-terceiro-apresentador.shtml.>

Giddens, A (1991). As consequências da modernidade. Unesp.

Jerde, S. (2019, 18 de novembro) This is The Daily. Adweek. <https://www.adweek.com/performance-marketing/the-new-york-times-journey-into-audio-following-the-success-of-the-daily/. >

Lage, N. (2001). A reportagem: Teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Record.

Lisboa, S. & Benetti, M. (2015). O jornalismo como crença verdadeira justificada. Brazilian Journalism Research, 1(3), 10-29.

Miguel, L. F. (1999). O jornalismo como sistema perito. Tempo social, 11(1), 197-208.

O Globo estreia nesta segunda-feira podcast diário da Redação; saiba o que é e como ouvi-lo (2019, 28 de julho) . O Globo. <https://oglobo.globo.com/brasil/o-globo-estreia-nesta-segunda-feira-podcast-diario-da-redacao-saiba-que-e-como-ouvi-lo-23837883.>

Pinto, M. (2000). Fontes jornalísticas: contributos para o mapeamento do campo. Comunicação e Sociedade, 14(1-2), 277-294.

Sabbagh, D. (2011, 16 de junho). Guardian and Observer to adopt 'digital-first' strategy. The Guardian. <https://www.theguardian.com/media/2011/jun/16/guardian-observer-digital-first-strategy.>

Salaverria, R., García, J. A. & Masip, P. M. (2010). Concepto de Convergencia Periodística. In X. López García & X. Pereira Fariña (Eds), Convergencia Digital. Reconfiguração de los Medios de Comunicación en España (pp. 41-64). Universidade de Santiago de Compostela.

Soloski, J. (1999). O jornalismo e o profissionalismo: alguns constrangimentos no trabalho jornalístico. In N. Traquina (Ed.), Jornalismo: questões, teorias e “estórias” (pp. 91-100). Vega.

Silva, S. P. & Santos, R. S. (2020). O que faz sucesso em podcast? Uma análise comparativa sobre os podcasts mais populares no Brasil e nos Estados Unidos em 2019. Radiofonias 11(1), 49-77.

Yahya, H. (2021, 25 de janeiro). Grandes jornais mantêm circulação nos 2 primeiros anos de Bolsonaro. Poder 360. <https://www.poder360.com.br/midia/grandes-jornais-mantem-circulacao-nos-2-primeiros-anos-de-bolsonaro/>

Published

2021-12-15

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO: Os novos territórios do podcast

How to Cite

Journalists as a source of information: The cases of the podcasts Café da Manhã e Ao Ponto. (2021). Comunicação Pública, 16(31). https://doi.org/10.34629/cpublica.69