Consumo de podcasts jornalísticos no cotidiano de jovens universitários brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34629/cpublica.56

Palavras-chave:

podcasts, jornalismo, jovens, cotidiano, consumo

Resumo

Este artigo busca lançar luz sobre os podcasts jornalísticos, mídia considerada estratégica para as empresas de comunicação atrairem jovens que não têm o hábito de consumir notícias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa por meio de survey no Google Formulários com jovens estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB), Brasil, público que está dentro do perfil de consumidores de podcasts em geral identificado por pesquisas nacionais (ABPOD, 2019; IBOPE, 2019). Os objetivos são compreender os usos que os jovens fazem dos podcasts jornalísticos e com quais significados se iserem na vida social dos universitários. A pesquisa permitiu identificar que há podcasts jornalísticos brasileiros com presença no cotidiano dos jovens, contribuindo para a construção de hábitos de consumo de informação, manutenção de relações sociais e compreensão dos acontecimentos no Brasil e no mundo.

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Biografias do Autor

  • Cleisyane Lopes Quintino, Universidade de Brasília (UnB)

    Mestranda em Comunicação na Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2011) e é servidora técnico-administrativa da Universidade de Brasília.Tem experiência em produção jornalística impressa, audiovisual e radiofônica. Seu interesse de investigação é na área de podcasts, buscando aliar pesquisas quantitativas e qualitativas.

  • Nelia Del Bianco, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutora em Comunicação na Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado na Universidade de Sevilha. Professora dos programas de pós-graduação em Comunicação das universidades de Brasília e Federal de Goiás. É professora visitante no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Ouro Preto. Estuda o ecossistema da comunicação audiovisual com destaque para transformações tecnológicas na radiodifusão e no jornalismo, radiodifusão pública, infraestrutura de comunicação audiovisual e telecomunicações, políticas de comunicação, comunicação pública e desinformação no âmbito da saúde pública.

  • Dione Moura, Universidade de Brasília (UnB)

    Doutora em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Atuou como Diretora Editorial e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), atualmente é Diretora Centro-Oeste da Associação de Professores de Jornalismo (ABEJ). Nos estudos sobre consumo midiático, participou como Coordenadora Regional DF da rede de pesquisa Brasil Conectado - Jovem e Consumo Midático em Tempos de Convergência-, coordenada nacionalmente por Nilda Jacks, UFRGS. Atualmente, é docente da Graduação e da Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da UnB e Dirigente da mesma Faculdade.

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Publicado

2021-12-15

Edição

Secção

DOSSIÊ TEMÁTICO: Os novos territórios do podcast

Como Citar

Consumo de podcasts jornalísticos no cotidiano de jovens universitários brasileiros. (2021). Comunicação Pública, 16(31). https://doi.org/10.34629/cpublica.56