A luz do desejo

a fotografia publicitária face à fotografia artística e à fotografia jornalística

Autores

  • Helena Figueiredo Pina Escola Superior de Comunicação Social, Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.7712

Palavras-chave:

fotografia publicitária, fotografia artística, fotografia jornalística

Resumo

Este ensaio reflecte sobre os factores que presidem à distinção da Fotografia Publicitária face às categorias da Fotografia Artística e da Fotografia Jornalística. As diferentes formas de utilizar a fotografia podem traduzir-se em várias categorias cujas fronteiras são muitas vezes ténues e extremamente difíceis de situar. No entanto, a existência destas categorias é comummente aceite e reconhecida, dando origem a uma classificação hierarquizada que acarreta uma diferença de estatutos. Os anos de exercício em diversas funções da Publicidade, a par da prática de investigação académica, permitiram uma análise realista do «lugar» ocupado por esta categoria a partir de uma interrogação acerca das diferenças de estatuto subjacentes a estas três categorias. Na sociedade contemporânea as imagens da Publicidade são um reflexo dos desejos de consumo e a Fotografia Publicitária possui uma conotação marcadamente mercantil que a coloca numa espécie de categoria à parte, que importa analisar. Eis porque nos propomos reflectir ao longo deste trabalho sobre os eventuais pontos de contacto entre a Fotografia Publicitária, a Fotografia Artística e a Fotografia Jornalística, para então determinar possíveis factores que presidem à sua distinção. Igualmente, como forma de «testar» as conclusões, apresenta-se um conjunto de exercícios que visam provar a tese defendida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Almeida, B. (1995). Imagem da fotografia. Lisboa: Assírio & Alvim.

Arcari, A. (2001). A fotografia: As formas, os objectos, o homem. Lisboa: Edições 70.

Barthes, R. (1984). O óbvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70.

Barthes, R. (1989). A câmara clara. Lisboa: Edições 70.

Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água.

Baudrillard, J. (1994). De la marchandise absolu. In A.Melo (ed.). Arte e dinheiro (pp.35-40). Lisboa: Assírio & Alvim.

Bauret, G. (2000.) A fotografia. Lisboa: Edições 70.

Benjamin, W. (2006a). A obra de arte na época da sua possibilidade de reprodução técnica. In J.Barreto (ed). A modernidade (pp. 207-241). Lisboa: Assírio e Alvim.

Benjamin, W. (2006b). Pintura de fotografia. In J.Barreto (ed). A modernidade (pp. 303-313). Lisboa: Assírio e Alvim.

Berger, J. (1987). Modos de ver. Lisboa: Edições 70.

Borthwick, P. (2006). «La Luz de la Experiência de los Encuentros Abiertos. El Mercado de la Fotografia», online: http://www.fotomundo.com [Mai 06].

Bourdieu, P. (1965). Un Art moyen, Paris, Minuit (Cit. in Krauss, R. (1990). Le Photographique: Pour une théorie des ecarts. Paris: Macula).

Bourdieu, P. (1992). Les règles de l’art: Genése et structure du champ littéraire. Paris: Seuil.

Cartier-Bresson, H. (1976). The history of photography – Book one. Londres: Gordon Fraser.

Conde, I. (1994) «Obra e Valor. A Questão da Relevância In A. Melo (ed.). Arte e dinheiro (pp.163-189). Lisboa: Assírio & Alvim.

Cordeiro, R. (2006). «Fotografia publicitária e fotografia jornalística: Pontos em comum», online: http://www.bocc.ubi.pt [Mai 06].

Creus, A. (2001). «Olho, Máquina e Coração. Um estudo sobre as imagens fotográficas e a sua relação com a memória e a afectividade», online: http://www.bocc.ubi.pt [Mai 06].

Cruz, M. (1989). Designação dos Limites: o Trabalho do Nome na Constituição da Obra Moderna, Tese de Mestrado em Comunicação Social (dactilografada), Lisboa (cit. in Monteiro, P. (1996) Os Outros da Arte, Oeiras, Celta).

Dubois, P. (1990). L’acte photographique. Paris: Nathan.

Duran, R. (1994). Habiter l’image: Essais sur la photographie 1990-1994. Paris: Marval.

Eco, U. (1981). A definição da arte. Lisboa: Edições 70.

Flusser, V.(1998). Ensaio sobre a fotografia: Para uma filosofia da técnica. Lisboa: Relógio d’Água.

Fragoso, S. (2004). «Calidoscopia Midiática: da criação à ressignificação das imagens em perspectiva», online: http://www.intexto.ufrgs.br/ [Mai 06].

Freund, G. (1989). Fotografia e sociedade. Lisboa: Veja.

Godman, R. (1992). Reading ads socially. Londres: Routledge.

Goodman, N. (1995). Modos de fazer mundos. Porto: Asa.

Harbermas, J. (1978). L’espace public: Archéologie de la publicité comme dimension constitutive de la société bourgeoise. Paris: Payot.

Hall, E. (1981). Proxémique. In Y.Winkin (ed.) La nouvelle communication. Paris: Seuil.

Hall, E. (1986). A dimensão oculta. Lisboa: Relógio d’Água.

Holland, P. (2003). Sweet it is to scan...: personal photographs and popular photography. In L. Well (ed.) Photography: a Critical introduction (pp. 117-164). Nova Iorque, Routledget.

Huyghe, R. (1986). O poder da imagem. Lisboa: Edições 70.

Krauss, R. (1990). Le photographique: Pour une théorie des ecarts. Paris: Macula.

Lobo, Huertas (1981). História contemporânea das artes visuais. Lisboa: Horizonte.

Lopes, F. (1998). «Fotografia e modernidade», online: http://www.bocc.ubi.pt [Jan 06].

Marcuse, H. (1986). A dimensão estética. Lisboa: Edições 70.

Melo, A. (1994). Arte. Lisboa: Difusão Cultural.

Melo, A. (1994 a). Entre o global e o local. In A. Melo (ed.). Arte e dinheiro (pp.135-162). Lisboa: Assírio & Alvim.

Melo, A. (1995). Arte e mercadoria. In M. Santos (ed.) Cultura e Economia (pp. 83-90). Lisboa: ICS.

Monteiro, P. (1996). Os outros da arte. Oeiras: Celta.

Moulin, R. (1994). Le Marche et L’Histoire. In A. Melo (ed.). Arte e dinheiro (pp.41-66). Lisboa: Assírio & Alvim.

Moulin, R. (1995). La valeur de l’art. In M. Santos (ed.) Cultura e Economia (pp. 99-111). Lisboa: ICS.

Mumford, L. (1980). Arte & Técnica. Lisboa: Edições 70.

Munari, B. (1978). A arte como ofício. Lisboa: Presença.

Oliveira, R. (2006). «YP’s: A imagem como reflexo de uma forma de olhar», online: http://www.bocc.ubi.pt [Mai 06].

Perissinotto, P. (s.d.). «O cinetismo interactivo nas artes plásticas: um trajecto para a arte tecnológica», online: http://www.satmundo.com/tese/index.html [Mai 06].

Ramamurthy, A. (2003). Construction of Illusion: photography and commodity culture. In L.Well (ed.) Photography: a Critical Introduction (pp. 165-216). Nova Iorque: Routledget.

Santos, M. (1994). Cultura, Aura e Mercado. In A. Melo (ed.). Arte e dinheiro (pp.99-134). Lisboa: Assírio & Alvim.

Santos, M. (1995). Cultura dos ócios e utopia. In M. Santos (ed.) Cultura e Economia (pp. 153-166). Lisboa: ICS.

Sontag, S. (2004). Photography Within the Humanities. In L. Well (ed.) the photography reader (pp. 59-66). Nova Iorque: Routledge.

Sougez, M. (2001). História da fotografia. Lisboa: Dinalivro.

Sousa, J. (1998 a). «Uma história crítica do fotojornalismo ocidental», online: www.ufp.pt/staf/jpsousa/páginas/artigos_com.html [Jul 00].

Sousa, J. (1998 b). «New Values nas ‘Fotos do Ano’ do World Press Photo: 1956-1996», online: http://www.bocc.ubi.pt [Abr 06].

Sousa, J. (2001). «A tolerância dos fotojornalistas portugueses à alteração digital de fotografias jornalísticas», online: http://www.bocc.ubi.pt [Jun 06].

Taylor, M & Saarinen, E. (1994). Imagologies: Media philosophy. Londres: Routledge.

Wenders, W. (1990). A lógica das imagens. Lisboa: Edições 70.

Downloads

Publicado

2022-02-17

Edição

Secção

Nº8 - Artigos

Como Citar

A luz do desejo: a fotografia publicitária face à fotografia artística e à fotografia jornalística. (2022). Comunicação Pública, 4(7/8). https://doi.org/10.4000/cp.7712