A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais
O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.251Palavras-chave:
relações públicas, internet, campanhas políticas, comunidades, participaçãoResumo
A afirmação da Internet e da Web 2.0 nos processos sociais, económicos e políticos das sociedades contemporâneas tem colocado novos desafios às teorias e práticas de Comunicação. Neste artigo avaliamos qual o contributo da Internet nos processos de participação cívica dos cidadãos nas campanhas políticas eleitorais, identificando qual o papel das Relações Públicas neste processo, especificamente na criação de Comunidades. Analisamos a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 nos EUA como forma de compreender quais os factores globais e específicos que intervêm na participação dos cidadãos e de que forma contribuem para os resultados alcançados.
Downloads
Referências
Aufherheide, Patricia e Jessica Clark (2009) Public Media 2.0: Dynamic, Engaged Publics. Washington: Center for Social Media. Disponível no seguinte endereço: http://www.centerforsocialmedia.org/sites/default/files/whitepaper.pdf . [Acedido a 11-03-2012]
Bimber, Bruce (2003) Information and American Democracy: Technology in the Evolution of Political Power. Cambridge, UK, Cambridge University Press. [Internet] Disponível em http://bit.ly/bimber2003 [Consult. 2 Junho 2011].
Cornfield, Michael & Lee Rainie (2006) The Internet and Politics: No Revolution, Yet, Washington DC, Pew Internet & American Life Project. [Internet] Disponível em http://bit.ly/cornfield2006 [Consult. 2 Junho 2011].
Delany, Colin (2008) Online Politics 101 - The tools and tactics of online political advocacy, versão 1.5. Texas, EUA: www.epolitics.com.
Eiró-Gomes, Mafalda (2006) Relações Públicas ou a comunicação como acção. 26 de Maio de 2006. Lisboa, unprinted.
Goetzl, David (2008) Obama’s road to the White House was played with e-mails. 9 de Dezembro de 2008, Online Media Daily.
Grunig, James (ed.) (1992) Excellence in Public Relations and Communication Management, New Jersey, Lawrence Erlbaum Associates.
Guynn, Jessica (2007) Growing Internet role in election: Videos, fundraising among many uses candidates employ. San Francisco Chronicle, 4 de Junho Page C-1. [Internet] Disponível em http://bit.ly/Guynn2007 [Consult. 2 Junho 2011].
Harfoush, Rahaf (2009) Yes, We Did – An inside look at how Social Media Built the Obama Brand, Berkeley, CA, New Riders.
Hartman, Jalali (2008) Obamanomics: A Study in Social Velocity, Nova Iorque, Yovia.com. [Internet] Disponível em http://bit.ly/0bamanomics [Consult. 2 Junho 2011].
Kruckeberg, Dean (1998) A Revisitation of the concept of community in Public Relations Practice in the 21st century, Nova Iorque, Annual Meeting of the National Communication Association.
Lee, Richard (2009) Technology and the Changing Face of Political Campaigns, New Jersey, The Hall Institute for Public Policy. [Internet] Disponível em http://bit.ly/nsatdz [Consult. 2 Junho 2011].
Libert, Barry & Rick Faulk, (2009) Barack, Inc.: Winning Business Lessons of the Obama Campaign, New Jersey, Financial Times Press.
Lutz, Monte (2009) The Social Pulpit Barack Obama’s Social Media Toolkit, Edelman. [Internet] Disponível em http://bit.ly/pxRIDH [Consult. 2 Junho 2011].
Mcgirt, Ellen (2009) How Chris Hughes Helped Launch Facebook and the Barack Obama Campaign. Fast Company. [Internet] Disponível em http://www.fastcompany.com [Consult. 2 Julho 2011].
McNair, Brian (1995) An introduction to political communication, Londres - Party political communication II: Political Public Relations.
Mernit, Susan (2009) Using social media for social change, 12 de Fevereiro. Ifocus - Media Think Tank and Futures Lab. [Internet] Disponível em http://bit.ly/n9N6RP [Consult. 2 Junho 2011].
Norris, P. (2001). A Digital Divide: Civic Engagement, Information Poverty, and the Internet in Democratic Societies, Nova Iorque, Cambridge University Press.
O’Sullivan, G.A., Yonkler, J.A., Morgan, W. & Merritt, A.P. (2003) A Field Guide to Designing a Health Communication Strategy, Baltimore, MD, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health/Center for Communication Programs. [Internet] Disponível em http://bit.ly/nBjUU1 [Consult. 2 Junho 2011].
Peddycord, Ryan (2008) How Obama Raised 87% of his Funds through Social Networking. Resource Nation, 15 de Outubro. [Internet] Disponível em http://bit.ly/qemXUK [Consult. 2 Junho 2011].
Poster, Mark (2000) A Segunda Era dos Media, Oeiras, Celta Editores.
Rasiej, Andrew (2007) Growing Internet role in election Videos, fundraising among many uses candidates employ. San Francisco Chronicle, 4 de Junho Page C – 1 [Internet] Disponível em http://bit.ly/nrN6nE [Consult. 2 Junho 2011].
Rasiej, Andrew (2007) Growing Internet role in election Videos, fundraising among many uses candidates employ. San Francisco Chronicle, 4 de Junho Page C – 1 [Internet] Disponível em http://bit.ly/nrN6nE [Consult. 2 Junho 2011].
Rose, Chris (2008) Campaign Strategy Newsletter 46: Learning From the Obama Campaign. Novembro, Londres, Campaignstrategy.org. [Internet] Disponível em http://bit.ly/nHWz0V [Consult. 2 Junho 2011].
Sifry, Micah, The Useful Myths of the Obama Campaign. 19 de Julho de 2009, Porto, Portugal. Notas da Conferência International School on Digital Transformation disponíveis em: http://digitaltransformationschool.org/wiki/Micah_Sifry/. [Acedido a 11-03-2012]
Tapscott, Don & Anthony D. Williams (2008) Wikinomics (Expanded Edition), Londres, Atlantic Books.
Tapscott, Don (2009) Grown Up Digital – how the net generation is changing our world, Nova Iorque, McGraw-Hill Books.
Theaker, Alison (2004) The Public Relations Handbook, 2.ª ed., Londres, Routledge.
Tim O'Reilly, (2005) What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O’Reilly Media, Inc., 30 de Setembro. [Internet] Disponível em http://oreil.ly/mWaurH [Consult. 2 Junho 2011].
Todd, Chuck & Sheldon Gawiser (2009) How Barack Obama Won - A State-by-State Guide to the Historic 2008 Presidential Election, Nova Iorque, Random House, Inc.
Wasow, Omar (2009) Obama 2.0. Washington: Inauguration Special, 16 de Março de 2009. p. 28-33.
Winograd, Morley & Hais, Michael D. (2008) Millennial Makeover: MySpace, YouTube and the Future of American Politics. 10 de Abril. New Jersey, Rutgers University Press. [Internet] Disponível em http://on.wsj.com/q1O46T [Consult. 2 Junho 2011].
Wolf, Gary (2004) How the Internet Invented Howard Dean. Wired, 12.01, Janeiro. [Internet] Disponível em http://bit.ly/r9eWtz [Consult. 2 Junho 2011].
Oradores: Sunil Abraham, Patricia Aufderheide, Rui Barros, Micah Sifry et. al. Wiki sobre as notas de apresentação da exposição de Micah Sifry na International School on Digital Transformation disponível em: http://digitaltransformationschool.org/wiki. Sifry, Micah (2009) The Useful Myths of the Obama Campaig.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.