A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais

O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008

Autores

  • Carla Oliveira Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) - Instituto Politécnico de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.251

Palavras-chave:

relações públicas, internet, campanhas políticas, comunidades, participação

Resumo

A afirmação da Internet e da Web 2.0 nos processos sociais, económicos e políticos das sociedades contemporâneas tem colocado novos desafios às teorias e práticas de Comunicação. Neste artigo avaliamos qual o contributo da Internet nos processos de participação cívica dos cidadãos nas campanhas políticas eleitorais, identificando qual o papel das Relações Públicas neste processo, especificamente na criação de Comunidades. Analisamos a campanha presidencial de Barack Obama em 2008 nos EUA como forma de compreender quais os factores globais e específicos que intervêm na participação dos cidadãos e de que forma contribuem para os resultados alcançados.

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Publicado

2011-11-30

Como Citar

A Internet nas Campanhas Políticas Eleitorais: O caso de Barack Obama nas presidenciais de 2008. (2011). Comunicação Pública, 6(Especial 01E). https://doi.org/10.4000/cp.251