Instagram e celebridades

a utilização da fotografia nas redes sociais

Autores

  • Ana Isabel Albuquerque Labcom, Faculdade de Artes e Letras, Universidade Beira Interior
  • Ana Serrano Tellería Labcom, Faculdade de Artes e Letras, Universidade Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.655

Palavras-chave:

espaço, celebridades, redes sociais, Instagram

Resumo

A dicotomia cidade-urbanismo versus casa-lar, a organização dos espaços público e privado e a produção de conteúdos como construção e definição do espaço individual são a ignição da análise imagética e influenciam a configuração do espaço físico. Este artigo reparte-se entre uma reflexão teórica – envolvendo o Homem, o espaço físico e a utilização de smartphones – e uma exegese visual de fotografias capturadas por estes dispositivos de comunicação móvel e exibidas voluntariamente por celebridades nas redes Facebook, Twitter e Instagram. Pretende-se evidenciar a forma como as celebridades lidam com os conceitos de público e privado, representam o self e expõem as suas dinâmicas diárias, nomeadamente nas redes sociais. Visível é a crescente publicitação do privado a par da privatização do público num contexto de microcosmo tecnológico.

 

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Publicado

2022-01-21

Como Citar

Instagram e celebridades: a utilização da fotografia nas redes sociais. (2022). Comunicação Pública, 9(15). https://doi.org/10.4000/cp.655