O profissional de comunicação competente
a semente da literacia mediática na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.4000/cp.874Palavras-chave:
literacia mediática, campo dos media, competência, pedagogia, conteúdos mediáticosResumo
O presente trabalho desenvolve uma reflexão em torno de uma competência básica na sociedade actual, a literacia mediática, e resulta do cruzamento entre a prática profissional, enquanto agente envolvido no campo dos Meios de Comunicação Social, e o ensino de disciplinas na área da Comunicação. Na ausência de uma cartilha de procedimentos que dê orientações precisas de como actuar, o ensino, em especial, o superior, deve ser capaz de desenvolver propostas de estímulo à aquisição desta competência. Deste modo, no artigo são identificadas algumas das estratégias de incentivo à capacidade de transformar os conteúdos mediáticos em saber útil a qualquer profissional de comunicação, desconstruindo-os.
Downloads
Referências
Castells, Manuel (2002), A sociedade em rede. A era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura, Vol.1, Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 1-32.
Gardies, René (org.) (2011), Compreender o cinema e as imagens, Edições Texto & Grafia.
Gonnet, Jacques (2007), Educação para os Media. As controvérsias fecundas, Porto Editora.
Lash, Scott (1999), Crítica da Informação, Revista Crítica de Ciências Sociais, n.º 54, pp. 13-30.
Lash, Scott (2002), Critique of information, Sage.
Lipovestky, Gilles, e Serroy, Jean (2007), O ecrã global, Edições 70.
Masterman, Len (2005 [1985]), Teaching media literacy, London, Routledge.
Pinto, Manuel (coord.) (2011), Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho, Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Tornero, José Manuel Pérez (coord.) (2007), Comunicação e Educação na Sociedade da Informação, Novas Linguagens e Consciência Crítica, Porto Editora, pp. 11-25; pp. 29-45; pp. 69-82.
Yuste, J. Luis González (2007), Variáveis da Educação para a comunicação. In: Tornero, J. M. Pérez (coord.), Comunicação e Educação na Sociedade da Informação, Novas Linguagens e Consciência Crítica, Porto Editora, pp. 137-174.
Publicações consultadas em linha:
Baptista, Vítor Reia (2011), Literacia dos media como resultados de multi-aprendizagens multiculturais multimediáticas, Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, UBI, disponível em http://www.bocc.ubi.pt/ [consultado em Maio 2013].
Correia, João Carlos (2002), Cidadania, Comunicação e literacia mediática, Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, UBI, disponível em http://www.bocc.ubi.pt/ [consultado em Janeiro 2013].
Heins, Marjorie, e Cho, Christina (2003), Media Literacy: na alternative to censorship, disponível em http://www.fepproject.org/policyreports/medialiteracy.pdf [consultado em Junho de 2013].
Lage, Maria Otília, e Dias, Ana Margarida (2010), Literacia informacional e mediática no mundo digital e em contexto de ensino profissional: novo mito ou plano necessário de acção?, disponível em http://www.bad.pt/publicacoes/index. php/congressosbad/article/view/199, [consultado em Outubro 2013].
Lopes, Paula Cristina (2011), Literacia(s) e literacia mediática. Working paper, disponível em http://www.cies.iscte.pt/destaques/documents/CIES-WP110_Lopes.pdf [consultado em Maio de 2013].
Pichette, Michel (2005), L’education aux médias. Dans l’education des adultes au Québec, disponível em http://classiques.uqac.ca/contemporains/pichette_michel/ education_medias _ed_adultes_qc/education_medias_ed_adultes_qc.pdf [consultado em Outubro 2013].
Tornero, José Manuel Pérez, e Varis, Tapio (2010), Media Literacy and new humanism, Unesco, Institute for Information Tecnologies in Education, disponível em http://iite.unesco.org/pics/publications/en/files/3214678.pdf [consultado em Agosto de 2013].
Tuominen, Suvi, e Kotilainen, Sirkku (2012), Pedagogies of Media and Information Literacies. Moscovo: Unesco disponível em http://iite.unesco.org/ pics/publications/en/files/ 3214705.pdf [consultado em Maio de 2013].
Zacchetti, Matteo (2011), An European approach to media literacy, in Pereira, Sara (org.), Congresso Nacional «Literacia, Media e Cidadania», 25-26 Março 2011, Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, disponível em http://www.lasics.uminho.pt/ ojs/index.php/lmc/article/view/524/493 [consultado em Setembro 2013].
Outras Fontes consultadas:
Comissão das Comunidades Europeias (2007), Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: uma Abordagem Europeia da Literacia Mediática no Ambiente Digital.
Comissão das Comunidades Europeias (2009), Recomendação da Comissão de 20 de Agosto de 2009 sobre Literacia Mediática no Ambiente Digital para uma Indústria Audiovisual e de Conteúdos Mais Competitiva e uma Sociedade do Conhecimento Inclusiva.
UNESCO (1982), Grünwald Declaration on Media Education, Grünwald.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os conteudos da Comunicação Publica estão licenciados com uma licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.