O profissional de comunicação competente

a semente da literacia mediática na sala de aula

Autores

  • Andreia Fernandes Silva Isvouga – Instituto Superior de Entre Douro e Vouga ; Faculdade de Letras da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.4000/cp.874

Palavras-chave:

literacia mediática, campo dos media, competência, pedagogia, conteúdos mediáticos

Resumo

O presente trabalho desenvolve uma reflexão em torno de uma competência básica na sociedade actual, a literacia mediática, e resulta do cruzamento entre a prática profissional, enquanto agente envolvido no campo dos Meios de Comunicação Social, e o ensino de disciplinas na área da Comunicação. Na ausência de uma cartilha de procedimentos que dê orientações precisas de como actuar, o ensino, em especial, o superior, deve ser capaz de desenvolver propostas de estímulo à aquisição desta competência. Deste modo, no artigo são identificadas algumas das estratégias de incentivo à capacidade de transformar os conteúdos mediáticos em saber útil a qualquer profissional de comunicação, desconstruindo-os.

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Publicado

2022-01-20

Como Citar

O profissional de comunicação competente: a semente da literacia mediática na sala de aula. (2022). Comunicação Pública, 9(16). https://doi.org/10.4000/cp.874